Palestra motivacional

Palestra motivacional: vale a pena contratar? Confira 9 razões

Será que uma palestra motivacional realmente pode mudar a performance? É isso o que falta para uma pessoa alcançar seus objetivos ou para que a equipe de colaboradores potencialize seus resultados?

Do meu ponto de vista, essa é uma ferramenta poderosa para que as pessoas consigam entender onde querem chegar e, principalmente, o que precisa ser feito para conquistar o que esperam.

Ao mesmo tempo, uma palestra motivacional, por melhor que seja, não é milagrosa. É necessário ter empenho, foco e disciplina de todas as partes. 

Tive muitos treinadores e colegas ao longo da minha história que sempre me motivaram a dar o meu melhor. Mas foi a minha clareza de saber o que eu queria alcançar que fez com que eu chegasse até lá.

Eles foram essenciais para toda a minha trajetória, até mesmo quando virei empreendedor. Afinal, já falei algumas vezes: muitas lições do esporte podem ser aplicadas na vida de qualquer pessoa que deseja se superar e ter um alto desempenho.

Por isso mesmo, entendo a importância e os benefícios da palestra motivacional para empresas ou para o desenvolvimento pessoal. Essa arte de comunicar – e de engajar as pessoas – pode ter grandes efeitos tanto no trabalho quanto na vida de qualquer um.

Apesar de muitos empresários ainda terem as suas dúvidas, essa ferramenta tem um potencial revigorante. E, às vezes, junto com outras ações motivacionais, pode ser o que falta para que uma equipe chegue ao seu máximo desempenho. É exatamente isso o que vou te mostrar hoje.

Como gosto de repetir:

E a primeira ação pode ser, exatamente, entender que a palestra motivacional vale a pena. Desde que você encontre a certa para as suas necessidades, sejam elas pessoais, para vendas ou para os colaboradores da sua equipe.

Quer saber mais sobre quando e por que contratar, as vantagens disso para o desenvolvimento e até mesmo como montar uma palestra motivacional? Então, continue a leitura e conheça alguns dos melhores palestrantes motivacionais brasileiros.

Quando e por que contratar uma palestra motivacional?

Há algum tempo as empresas já perceberam que manter uma rotina rigorosa e estar sempre em cima de seus colaboradores não é o suficiente para que eles batam as metas e entreguem resultados.

Pelo contrário, além de oferecer boas condições de trabalho, como indicar as vantagens da ergonomia e contar com bons equipamentos, algo mais é necessário para engajar a equipe: ações motivacionais.

Na vida pessoal não é diferente. Diariamente, precisamos estar inspirados para levantar cedo e fazer uma atividade física, se alimentar bem, beber bastante água, estudar algo que tenha interesse e se dedicar ao trabalho.

São atos rotineiros, mas que fazem toda a diferença na busca e, principalmente, na entrega por resultados. E o que exatamente é isso? Qual a relevância desse conceito? Falei anteriormente em um vídeo, confira:

Basicamente, cada um deve entender a sua responsabilidade por aquilo que está plantando. Quer mudar de vida? Quer que a sua equipe bata mais metas? O que você está fazendo para chegar nisso?

A busca por resultados é exatamente isso: você está em um ponto A e quer chegar ao B – ter clareza nesse aspecto é fundamental. Então, quais movimentos podem ser feitos para realmente colocar esse plano em ação?

Essa é a resposta para quando contratar uma palestra motivacional para equipe de trabalho ou para o desenvolvimento pessoal. Quando quiser alcançar resultados de alta performance.

Por isso, gosto de bater na tecla de que as palestras não são úteis apenas para equipes desmotivadas, como muitos pensam. Pelo contrário, bons colaboradores também podem usufruir de uma dose extra de motivação.

Mas, afinal, por que contratar? Para falar sobre isso, é necessário pensar nas maiores vantagens que essa ferramenta pode trazer. Falaremos sobre ela a seguir.

Palestra motivacional vale a pena? 9 benefícios

Preciso falar sobre os benefícios da palestra motivacional para que você consiga tirar suas próprias conclusões e definir se vale a pena de acordo com os seus objetivos.

Confira as principais vantagens dessa ferramenta:

  1. Entrega de resultados
  2. Valoriza os colaboradores
  3. Melhora do clima organizacional
  4. Cresce o engajamento
  5. Incentiva a colaboratividade entre a equipe
  6. Aumenta a produtividade
  7. Instiga o autoconhecimento
  8. Estimula a busca por mudanças
  9. Possibilita a consistência

Agora, entrarei em detalhes sobre cada uma delas para que você realmente entenda o poder transformador que as palestras motivacionais podem ter.

1. Entrega de resultados

Depois de ressaltar a importância desse tema logo no começo do conteúdo, preciso reforçar que essa é uma das principais vantagens que esse tipo de palestra pode ter.

Afinal, colaboradores que sabem a importância do seu trabalho para o sucesso da empresa se engajam muito mais no dia a dia. Mais do que isso, entendem exatamente o que precisa ser feito para bater as metas.

Com essa mentalidade, eles conseguem dar o seu melhor. Isso é o que eu defino como ter atitude de campeão

“O caminho do campeão é um processo no qual você se mantém em contato com o seu objetivo e desempenha o máximo das suas possibilidades em todos os momentos”

Jerry Lynch, psicologista do esporte americano

Na vida pessoal, a história é a mesma. Descobrir onde você quer chegar e, então, fazer o que for necessário, diariamente, para alcançar o resultado que você espera.

2. Valoriza os colaboradores

Os benefícios das palestras motivacionais para colaboradores vão muito além de deixá-los animados ou inspirados. Mas, também, é uma maneira que a empresa tem de mostrar que valoriza o trabalho que eles fazem.

Afinal, a organização precisa reconhecer que sem cada uma daquelas pessoas, nenhum sucesso seria possível. Não existe entrega de resultados sem a força humana das pessoas que se dedicam diariamente a isso.

As palestras e treinamentos são uma ótima maneira de reconhecer o trabalho de cada um. E isso é algo fundamental para a próxima vantagem.

3. Melhora do clima organizacional

O clima organizacional é a percepção coletiva que os colaboradores têm de uma empresa. Apesar de muitos gestores deixarem de lado, é fundamental para o relacionamento interno da equipe, a produtividade e, é claro, a motivação.

Quanto mais um líder valoriza o seu time, algo que pode ser feito de inúmeras maneiras, maiores são as chances de colher bons frutos dessa ação.

E o motivo para isso é simples: pessoas felizes trabalham melhor. Já falei em detalhes sobre a importância desta questão em outro conteúdo, confira a seguir.

Indicação de leitura: Ações de bem-estar no trabalho: 9 dicas para melhorar a qualidade do ambiente corporativo

4. Cresce o engajamento

Uma equipe engajada é aquela que se compromete com os resultados organizacionais. A verdade é que uma comunicação bem feita pode fazer com que as pessoas se sintam pertencentes a algo maior. 

Contudo, é muito comum que alguns colaboradores não tenham esse sentimento e que encarem o trabalho apenas como uma obrigação. 

Não tem como dar o seu melhor com essa mentalidade, certo? Exatamente por isso, o senso de pertencimento é essencial para as equipes de excelência. Isso está diretamente relacionado ao ponto seguinte.

5. Incentiva a colaboratividade entre a equipe

“Uma equipe é um grupo de pessoas que confiam umas nas outras”

– Simon Sinek, escritor e palestrante britânico 

Apenas podemos considerar uma equipe de alta performance quando ela consegue trabalhar em uníssono. Afinal, todos ali possuem o mesmo objetivo e trabalham para isso diariamente. É fundamental que saibam trabalhar coletivamente.

Muitos podem pensar que não faz sentido eu levantar esse ponto, já que pulava sozinho na piscina em cada competição. 

Mas a verdade é que todos os pódios, medalhas e classificações que eu alcancei, tinha uma equipe inteira por trás dessas conquistas. E sem eles, com certeza, eu não teria chego tão longe.

Essa é a importância do trabalho em equipe: os conhecimentos de cada um podem ser bem agregados em prol de um único objetivo. O efeito disso, definitivamente, será muito melhor.

6. Aumenta a produtividade

Produtividade é a capacidade de realizar o máximo de trabalho possível com o mínimo de recursos necessários. Pessoas persistentes, que estão a fim de crescer e buscar conhecimento, se tornam mais produtivas. Funciona assim no esporte e no mundo corporativo.

Falei um pouco sobre a relação entre produtividade e trabalho neste vídeo. Aperte o play, veja e confira:

Mas é importante entender também como uma palestra de motivação no trabalho pode incentivar as pessoas a executarem suas ações com mais afinco. Afinal, ao estarem engajadas, elas têm mais persistência e determinação, além de darem o seu melhor.

7. Instiga o autoconhecimento

“Todo crescimento começa no fim da zona de conforto”

– Tony Robbins, escritor e palestrante americano

Você já deve ter ouvido uma frase que tem esse mesmo sentido. E se a repetem tanto, é porque deve ter algum fundo de verdade, certo? Uma pessoa que busca o desenvolvimento pessoal e profissional deve estar disposta a sair da sua zona de conforto.

Uma das principais maneiras de fazer isso é por meio do autoconhecimento. Mas como as palestras motivacionais para a vida podem ajudar nisso? Porque os bons palestrantes são aqueles que tocam também em pontos sensíveis, que muitas vezes evitamos olhar.

Afinal, é muito fácil querer ser o melhor no que você faz. Mas poucos realmente tomam as atitudes necessárias para isso. É preciso ter muito foco, muita disciplina e muita persistência nesse caminho. 

Ao mesmo tempo, não é todo mundo que pode dizer, com firmeza, que se dedica integralmente a alcançar seus objetivos. Reconhecer isso em você mesmo é o primeiro passo. Os próximos, é fazer essa mudança, que falarei a seguir.

8. Estimula a busca por mudanças

Mudar não é fácil para ninguém. Se fosse, as pessoas não teriam medo disso. Mas é essencial para aqueles que querem se transformar na melhor versão de si mesmos.

Seja em uma transição de carreira ou apenas na mudança de perspectiva: em algum momento, provavelmente, você irá se deparar com a situação de que precisa mudar algo para alcançar seus sonhos. E tudo bem!

Passar por essas situações significa que você está crescendo. Mas não basta querer, é necessário colocar o plano em ação. A busca por mudanças pode ser muito bem-vinda. Contudo, você precisa colocar em prática para não se frustrar ainda mais.

9. Possibilita a consistência

Por fim, preciso ressaltar que uma das principais vantagens das palestras motivacionais para empresas e para a vida é o incentivo a ser consistente.

A pessoa disciplinada demonstra constância nas ações. O investimento a ser feito, a rotina a ser cumprida e o trabalho do dia a dia devem ser aplicados com consistência para que o resultado ocorra da forma como foi planejado.

Fazer as coisas com constância é o segredo para o sucesso: estudar, treinar, se alimentar… Tudo isso deve ser feito diariamente. Senão, os efeitos não serão os esperados. 

Com certeza, essa não é uma tarefa fácil. Neste conteúdo eu falo um pouco mais sobre como ter disciplina:

  • Tenha uma rotina adequada e focada na alta performance (sucesso além do padrão estabelecido, com consistência e a longo prazo).
  • Tenha clareza no que precisa ser feito. Capriche nas anotações das suas tarefas.
  • Não pare no meio das ações. Ancore-se ao seu caminho e ao seu plano;
  • Não existe “meia grávida”. Ou seja, tenha comprometimento com aquilo que escolheu fazer.
  • Tenha foco no que importa.

Espero que essas dicas possam te ajudar.

4 tipos de palestras motivacionais

Agora que você já conhece os principais benefícios da palestra motivacional, vale a pena conhecer alguns dos diferentes tipos que existem. Afinal, é essencial que ela seja pensada de acordo com o objetivo a ser alcançado e o público. Confira.

Palestra liderança e gestão de pessoas

Engana-se quem pensa que as palestras não podem ser para os líderes e gestores. Afinal, aprender a motivar também pode ser uma das funções dessa ferramenta.

Um bom líder deve contar com uma série de habilidades e competências que os ajude a trabalhar com eficiência e a engajar a sua equipe. Uma palestra de liderança e gestão de pessoas pode ser o diferencial.

Palestra motivacional para equipe de trabalho

Quando falei sobre os benefícios, uma das partes mais destacadas foi a importância da palestra motivacional para a equipe de trabalho. 

Um time que sabe trabalhar em conjunto, que entende a importância do papel de cada colaborador e que consegue ajudar o próximo é fundamental para alcançar o alto desempenho.

Palestra de motivação pessoal

Uma palestra de desenvolvimento pessoal pode ser indicada para inúmeras pessoas. Inclusive aquelas que sentem a vontade – e a necessidade – de mudar algo e se transformar na sua melhor versão. 

Inclusive, para complementar essa ferramenta, existem mentorias pessoais que podem ajudar a potencializar os resultados ainda mais.

Palestra motivacional para jovens

É sempre bom ressaltar: nunca é cedo demais para entender a importância da disciplina, do foco e da constância na vida de uma pessoa. O esporte pode agregar, e muito, nesse sentido. 

As palestras motivacionais para jovens são fundamentais para que eles encontrem um propósito e saibam o que fazer com toda essa inspiração que possuem.

Como montar uma palestra motivacional

Não tem como montar uma palestra motivacional bem-sucedida sem entender a importância para a vida pessoal e profissional de seus colaboradores. Mas agora que você já sabe disso, vamos para o que realmente importa.

Neste conteúdo, eu separei cinco pontos essenciais para alcançar o que se espera com uma boa palestra. São eles:

  1. Saiba inspirar.
  2. Motive as pessoas.
  3. Tenha um humor consciente.
  4. Invista em um conteúdo interessante.
  5. Seja prático.

Além disso, vale sempre lembrar do objetivo. Uma palestra de liderança e motivação, por exemplo, deve ter uma pegada diferente de uma que seja para jovens, ou até mesmo para os colaboradores. Tenha em mente quem é o seu público e adapte a comunicação a partir disso.

Quais as melhores palestras motivacionais?

Essas são as principais dicas de como escolher entre os melhores palestrantes motivacionais brasileiros:

  • Confira o histórico e portfólio.
  • Observe os conteúdos produzidos.
  • Busque referências.
  • Analise o perfil e veja se faz sentido com o objetivo.

Esse último ponto é imprescindível. Uma palestra motivacional de vendas, por exemplo, precisa contar com alguém que tenha experiência na área.  

Quer conhecer os principais palestrantes motivacionais brasileiros? Já falei sobre isso anteriormente. Confira:

Se você conhece bem a minha história, sabe que, por anos, trabalhei com equipes de alto desempenho. 

Quando decidi mudar de carreira, parti para o empreendedorismo e percebi que muito do que aprendi no esporte seria útil não apenas para o meu desenvolvimento, mas também de outras pessoas.

A partir desse momento, comecei a pensar em formas de compartilhar os meus conhecimentos. Como fruto desta reflexão, surgiram livros, vídeos e artigos que trazem como temática principal a alta performance e a excelência, tanto para líderes quanto para o desenvolvimento de equipes.

E, dentro de tudo isso, é claro que também existem palestras motivacionais e mentorias e qualquer pessoa que busque transformação. 

Aqui, você pode conhecer um pouco mais sobre a minha principal palestra, Atitude de Campeão, com a qual tenho rodado o Brasil inteiro:

Recent Posts

Liderança: que tipo de líder você quer ser? 5 dicas

Na minha transição de atleta para empreendedor, eu não sabia muito sobre alguns assuntos. Entre…

1 ano ago

Relacionamento interpessoal: qual é a importância para a alta performance no trabalho?

Como é seu relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho? Basicamente, este conceito pode ser definido…

1 ano ago

6 tipos de eventos corporativos para sua empresa

Fazer eventos corporativos é uma das principais maneiras de melhorar a comunicação entre a equipe…

1 ano ago

Alta performance: como ser a sua melhor versão? Conheça 5 pilares

O conceito de alta performance fez parte da minha vida como atleta por cerca de…

1 ano ago

Consistência no trabalho: o segredo para uma vida profissional de sucesso

A consistência no trabalho é uma das principais maneiras de alcançar a alta performance. Afinal,…

2 anos ago

Qual é a importância do trabalho em equipe? Principais características da alta performance

Muitas pessoas acham que o esporte que me deu quase tudo na vida, a natação,…

2 anos ago