Ações de bem-estar no trabalho: 9 dicas para melhorar a qualidade do ambiente corporativo

maio 9, 2022  |  por Gustavo Borges

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Um ambiente empresarial saudável é uma dos principais diferenciais para se ter uma equipe motivada e engajada para entregar bons resultados. Até mesmo por conta disso, pensar em ações de bem-estar no trabalho é algo tão importante.

Afinal, a pressão é algo que faz parte do dia a dia. Passei muitas vezes por isso, tendo que pular na piscina e fazer treinos completos mesmo quando não queria. Todo profissional tem que lidar com essa questão.

Entretanto, é necessário reconhecer a linha tênue que há entre uma pressão saudável, que faz o colaborador ser mais ambicioso nas entregas, e aquela que pode levar ao estresse e à exaustão.

Essa última é tão prejudicial que pode causar problemas sérios de saúde, o que acaba sendo um impacto negativo para todos os lados.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil possui uma das maiores taxas de pessoas com ansiedade e é o quinto país com maior número de pessoas com depressão. Além disso, estudos mostram que o país ocupa 2º lugar no ranking de trabalhadores com burnout.

Então, preocupar-se com bem-estar no ambiente de trabalho é uma tarefa básica para qualquer chefia que prioriza a qualidade de vida de seus colaboradores. Principalmente quando pensamos que o tipo de liderança possui influência nisso.

Neste artigo falaremos sobre as principais ações de bem-estar no trabalho que podem ser implementadas na empresa para que o cenário do burnout não seja uma prática recorrente. Preparado? Vamos lá. 

Qual a importância do bem-estar no ambiente de trabalho?

Já deu para entender um pouco a importância de ter um trabalho que valorize o bem-estar de seus colaboradores, certo? Aliás, esse é um ponto fundamental quando pensamos no desenvolvimento de equipes de alta performance.

Além disso, melhorar a qualidade do trabalho está relacionado a redução de absenteísmo e faltas, assim como tem o potencial de diminuir a rotatividade de colaboradores.

Se você já ouviu que “o capital humano é o bem mais precioso de uma empresa”, então entende o que estou falando. Afinal, sem as pessoas, nenhum trabalho é desenvolvido e a empresa passa a ser apenas mais uma.

São os colaboradores que fazem a diferença para os resultados alcançados. Mas para que eles se dediquem e entreguem o seu melhor dia após dia, é necessário investir em ações de bem-estar no trabalho.

A verdade é simples: pessoas felizes fazem suas atividades com mais produtividade e dedicação. Isso significa que cuidar da saúde física, mental e emocional do profissional impacta diretamente no engajamento e retenção de talentos.

Esse é um dos principais diferenciais competitivos que qualquer organização poderia esperar. Afinal, a implantação dessas soluções ainda ajudam a diminuir o risco de doenças físicas e emocionais, reduzindo os gastos com assistência médica e, principalmente, promovendo um ambiente de trabalho saudável.

Nos últimos anos tem-se notado que não basta um bom salário para fazer com que os colaboradores fiquem em uma empresa. Mais do que isso, eles querem ser reconhecidos pelo que fazem, ter um bom ambiente de trabalho e, é claro, serem tratados com respeito.

O tempo de chefes que gritam com seus liderados, por vezes até mesmo humilhando-os, não pode ter espaço dentro de empresas que esperam alcançar o sucesso.

Por essas razões, sempre ressalto a importância do desenvolvimento de liderança. Quer ver mais sobre a importância dessa questão? Confira este vídeo:

Quando falo sobre ações de bem-estar no trabalho, é necessário reconhecer os principais problemas que podem prejudicar a produtividade dos colaboradores. São eles:

  • Estresse.
  • Barulho excessivo.
  • Ergonomia.
  • Qualidade do ar.
  • Falha na comunicação.

Existem diferentes práticas que podem ser implementadas no escritório ou na empresa que, apesar de pequenas, fazem diferença no rendimento e engajamento dos profissionais. 

Se você está pensando que este é um investimento caro demais ou que não vale a pena, gostaria de lembrá-lo de uma frase que sempre acompanhou minha trajetória:

Provérbio chinês: "A melhor época para se plantar uma árvore foi há 20 anos. A segunda melhor é agora."

Quanto antes você proporcionar bem-estar no ambiente de trabalho, mais rapidamente irá perceber os benefícios que essas ações irão trazer para o desempenho nos resultados da empresa.

Quer saber quais práticas implementar? Compartilhei algumas dicas a seguir. Confira.

9 ações de bem-estar no trabalho

1. Estruture uma cultura organizacional na empresa

A cultura organizacional é responsável por unir um conjunto de elementos, hábitos, valores e crenças que influenciam diretamente o clima de uma empresa.

Nesse sentido, implementar uma cultura que leve em consideração a saúde, o bem-estar, a segurança e a qualidade de vida de seus colaboradores é fundamental para que essas ações sejam colocadas em prática.

2. Estabeleça metas justas

O estresse é um dos principais problemas na incidência da síndrome de burnout. Quando isso está associado a outras condições, como a ansiedade, torna-se algo ainda maior.

Falei que todo profissional precisa aprender a lidar com a pressão do trabalho. Isso faz parte. Mas é necessário que as cobranças colocadas em cima dele sejam justas e estejam de acordo com as funções que ele desempenha.

Indicação de leitura: Metas e indicadores: é a hora de trabalhar isso!

3. Proporcione melhorias no espaço físico

Entender como melhorar o ambiente físico pode ser um desafio e, por vezes, requer um investimento maior, mas é uma das principais ações de bem-estar no trabalho que pode ser implementada.

O primeiro passo é pesquisar sobre a importância da ergonomia, principalmente para aquelas empresas em que os profissionais ficam sentados na frente do computador o dia inteiro. 

Além disso, a qualidade do ar pode influenciar diretamente na saúde do colaborador, causando problemas de saúde (como rinite, sinusite, bronquite e outras inflamações respiratórias) que atrapalham a qualidade de vida e, consequentemente, a produtividade. 

Por isso, atente-se a ambientes muito quentes ou ao ar-condicionado que fica ligado o tempo todo em uma temperatura muito baixa.

4. Promova atividades colaborativas

Muitas pessoas acreditam que a natação é um esporte individual. Não poderiam estar mais erradas. É claro que sou eu que entro na piscina, mas isso nunca significou que eu estava sozinho. Para chegar até ali, foi necessário o trabalho de muitas pessoas.

Desde os técnicos até os companheiros da equipe e profissionais da saúde, como fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. Como você pode ver, a verdade é que eu nunca estive realmente sozinho. E, de certa maneira, todos eles iam para a piscina comigo.

O que eu vejo atualmente é que muitos não têm confiança nos outros membros da sua equipe. Seja por competitividade, problemas na comunicação ou apenas porque não os conhecem direito. 

Mas isso é essencial para ter uma equipe de excelência e, mais ainda, para manter o ambiente de trabalho algo leve e positivo.

Frase de Simon Sinek: "Uma equipe é um grupo de pessoas que confiam umas nas outras".

5. Incentive a prática de atividades físicas

Eu sempre ressalto a importância de praticar atividades físicas. Afinal, essa é uma das principais maneiras de ter energia para conseguir se dedicar às tarefas que precisa realizar durante o dia.

Mais do que isso, é uma excelente forma de cuidar da saúde mental e de extravasar o estresse. Já sabemos que movimentar o corpo traz inúmeros benefícios

Como a empresa pode incentivar isso? Com convênios com academias, contratando um profissional para ir semanalmente no escritório ou até mesmo encorajando os colaboradores a combinarem de fazer algo, como o clássico futebol semanal.

É claro que quanto maior a frequência das atividades, mais vantagens isso traz para o corpo. Mas melhor começar aos poucos do que nunca dar essa braçada inicial, certo?

6. Ofereça flexibilidade

Nos últimos anos foi possível perceber que muitos trabalhos podem ser desenvolvidos de casa, apenas com acesso ao computador e uma boa internet.

Para as empresas que não querem apostar totalmente no home office, uma boa alternativa é o modelo híbrido. Assim, ainda ocorre aquela interação tão importante para a equipe, mas quando o colaborador quiser, pode trabalhar de forma remota.

Vale a pena pensar nesta questão porque, muitas vezes, o trajeto entre a casa e o escritório é mais cansativo do que o trabalho em si. Horas no trânsito ou dentro do transporte público pode estressar qualquer um, certo?

Essa flexibilidade, além de trazer mais liberdade ao colaborador, ainda pode fazer com que ele se sinta mais motivado para realizar suas atividades.

Indicação de leitura: Coragem e motivação: está esperando o que para construir a sua obra?

7. Dê atenção à saúde mental

Não podemos falar sobre ações de bem-estar no trabalho sem falar sobre o cuidado com a saúde mental. É possível encontrar um número crescente de estudos sobre o tema. Por exemplo, uma pesquisa da empresa Capita mostrou que:

  • 79% dos colaboradores relataram ter sofrido estresse no trabalho nos últimos 12 meses.
  • 47% acham que é normal sentir estresse e ansiedade no trabalho.
  • 22% disseram sentir estresse com alta frequência ou o tempo todo.
  • 45% consideraram deixar um emprego devido ao estresse que ele gera.
  • 53% tiveram colegas que foram forçados a desistir do trabalho devido ao estresse.
  • 49% não acham que seu líder imediato saberia o que fazer se eles conversassem com ele sobre um problema de saúde mental.

São dados que chamam a atenção, não é? Lidar com isso de maneira apropriada pode ser benéfico tanto para os colaboradores quanto para a empresa. 

É o que mostra a OMS: segundo a organização, 264 milhões de pessoas sofrem depressão e ansiedade, o que causa uma perda de US$ 1 trilhão na economia mundial todo ano. 

A mesma pesquisa afirma que, para cada US$ 1 investido em ações que promovem melhorias na saúde e bem-estar mental dos colaboradores, US$ 4 são percebidos em ganhos com o aumento da produtividade.

8. Faça pesquisas anônimas entre os colaboradores

Incentivar uma boa comunicação é uma das principais maneiras de fazer com que as pessoas realmente informem como estão se sentindo e as dificuldades que encontram, seja em relação ao trabalho, à equipe ou ao próprio líder.

Entretanto, dá para entender porque um colaborador sentiria medo de falar algo negativo sobre a liderança, por exemplo, por mais que ele tivesse razão sobre a sua reclamação. 

Pensando nisso, incentivar pesquisas anônimas pode fazer com que a empresa descubra pontos que nunca imaginou – tanto positivos quanto negativos. E, assim, consegue lidar melhor com os possíveis problemas.

9. Invista em capacitações e palestras

Por fim, palestras motivacionais e com temáticas específicas (até mesmo sobre saúde mental) podem fazer o diferencial para que os colaboradores tenham mais bem-estar no ambiente de trabalho.

Vale a pena perguntar para a equipe quais são os temas que eles têm interesse em conhecer mais. Pode ser tanto capacitações diretamente relevantes para a área de atuação, mas também outras, como:

Algo que todo empresário e líder deve entender é que o colaborador é uma peça-chave da empresa. Sem ele o crescimento e a lucratividade não são possíveis. Por isso, investir em ações de bem-estar no trabalho é fundamental.

E este é o momento de parar de adiar algo que pode ser positivo tanto para a empresa quanto para os colaboradores, não é mesmo? Espero que este conteúdo tenha ajudado!

Se quiser saber mais sobre como motivar a equipe, confira este vídeo:

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