Alta performance

Alta performance: como ser a sua melhor versão? Conheça 5 pilares

O conceito de alta performance fez parte da minha vida como atleta por cerca de 20 anos. Todos os dias, pensando dessa maneira. Não existia caminho diferente para mim se quisesse alcançar o que desejava.

Ser um profissional ou líder de alta performance não é importante apenas para ter um melhor salário ou crescer na carreira. Digo por experiência própria que é algo maior do que isso. Porque traz satisfação pessoal, é fonte de orgulho, aumenta a autoconfiança. 

É saber que você fez o melhor que podia dentro de determinada situação. Que teve uma atitude de campeão. Do meu ponto de vista, poucas coisas são mais grandiosas do que isso. 

Como Brendon Burchard diz, é o sucesso além do padrão estabelecido. Eu não queria estar na média. Fazer só o suficiente. Eu queria ser um atleta de alta performance e, quando saí das piscinas, um empreendedor. 

Mas, obviamente, não tem como alcançar a alta performance sem foco e persistência. Não é algo que acontece do dia para noite e, principalmente, não é possível chegar lá sem disciplina. 

Quer saber como ter alta performance? Então aproveite, pois separei algumas dicas que fizeram a diferença durante a minha vida profissional e pessoal. Boa leitura!

O que é alta performance?

Alta performance é um conjunto de características, ações e estratégias que estão relacionadas ao desempenho de atividades. É o uso do seu potencial máximo para garantir os resultados alcançados.

Mas não se engane: a alta performance não é chegar em primeiro lugar ou ganhar uma medalha. Temos de separar a conquista do sucesso, do sentimento. Muitas vezes, eu disputei uma prova e não subi ao pódio, mas fiz o melhor tempo da minha vida. Ou seja, eu venci.

Até mesmo porque a alta performance se manifesta na postura do dia a dia. É muito mais sobre ter uma mentalidade e um comportamento voltados para o crescimento e desenvolvimento contínuo. 

Ser a sua melhor versão, sem deixar que os parâmetros dos outros atravessem a sua percepção sobre o que é sucesso. Afinal, não tem como ter alta performance sem autoconfiança. Já falei mais sobre a importância disso em um vídeo. Confira:

Agora, deixa eu falar um pouco mais sobre a definição de alta performance segundo Brendon Burchard. E ela é baseada em três fundamentos:

  • Sucesso além do padrão estabelecido: é fazer algo acima da média. Porque, na média, eu não teria feito praticamente nada do que fiz na carreira esportiva. Quando falo em alta performance, quero te inspirar para que você trabalhe acima do padrão, melhor do que a pessoa ao seu lado está fazendo. Não em um sentido de competição, de ser melhor do que o outro. Mas, como eu já falei, de ser o seu melhor.
  • Consistência: o que define este termo para mim é firmeza nas ações, coerência nas tomadas de decisões e ter começo, meio e fim nas coisas que faz. Ou seja, construir algo com solidez, qualidade, estrutura e alicerce. É saber o que precisa ser feito para alcançar os seus objetivos e fazer isso todos os dias, independentemente do que seja. Para ser um atleta de alta performance, eu precisava acordar cedo, me alimentar bem e praticar exercícios diariamente. Ou seja, eu sabia o que realmente era importante para mim e não deixei que a falta de foco ou de motivação me atrapalhasse.
  • Longo prazo: o pensamento a longo prazo ajuda a aumentar a dedicação e o esforço. Aumentar a expectativa no resultado. Afinal, quando pensamos a longo prazo, o nosso empenho muda, simplesmente, pelo fato de pensar lá na frente. Principalmente, estar constantemente em evolução. Seja ótimo hoje, amanhã e sempre.

Indicação de leitura: Sucesso pessoal: guia para alcançar melhores resultados na vida

Cultura de alta performance no trabalho

A cultura da alta performance está crescendo cada vez mais no ambiente de trabalho e não é de se surpreender. Afinal, uma empresa que queira alcançar o seu máximo potencial não pode ficar parada. 

Não adianta apenas fazer o que os outros fazem ou se contentar em estar na média. Assim, não é possível se destacar entre os concorrentes. É necessário inovar e ir além para continuar crescendo.

Mas empresas são feitas de pessoas. Elas são a principal parte de qualquer organização. Portanto, é preciso encontrar profissionais que tenham a mentalidade do alto desempenho, que queiram se superar e, principalmente, dar o seu melhor.

Eu sei que não é fácil “fazer diferente” o tempo todo. Mas, sem dúvidas, quem consegue fazer isso mais vezes e constantemente acaba se evidenciando e fugindo da média.

Por isso, a gestão de alta performance é aquela que se destaca das demais. Que chama a atenção, principalmente pelo bom funcionamento. Isso porque não importa só alcançar as exigências, mas é necessário superar as expectativas.

Ou seja, é um modelo de gestão que busca a excelência e a eficiência em todos os sentidos dentro da organização. 

Como você pode imaginar, o desenvolvimento de equipes de alta performance está diretamente relacionado à liderança. 

Isso porque no ambiente de trabalho, muitas pessoas aprendem e são motivadas por meio do exemplo. Se o líder não demonstra um bom desempenho, então como pedir isso dos seus colaboradores?

Características de uma equipe de alta performance

Mas quais são as principais características que você deve buscar em uma equipe de alta performance? 

  • Muita confiança em cada um que forma a equipe.
  • Trabalho com excelência.
  • Sintonia com a cultura e valores da empresa.
  • Saber que a união e a cooperação entre cada um seria a chave para o sucesso.
  • A soma dos indivíduos forma uma grande equipe: ninguém é mais importante do que o outro.

“Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa, e sim por uma equipe”

– Steve Jobs

Ou seja, um time de sucesso não é aquele que compete entre si, mas que consegue juntar as suas forças para desempenhar o seu trabalho em prol de um objetivo maior. 

Além disso, cabe ao líder de alta performance ter inteligência emocional para lidar com as diferenças de cada um e fazer com que isso alavanque os resultados da equipe.

Como alcançar a alta performance? 5 pilares

Agora que você já sabe o que é alta performance de uma empresa e a importância desse conceito, desde a liderança até os colaboradores, é o momento de entender como alcançar. 

Você já viu que, muito mais do que um conjunto de características, é uma mentalidade e uma postura. Não há fórmulas mágicas ou segredos, muito menos uma dica fácil que te levará para esse lugar.

Separei o que considero ser os cinco pilares da alta performance para você entender um pouco mais sobre isso. Confira.

1. Clareza

Quando você tem clareza na busca, um raciocínio, um propósito e uma direção, facilita todo o processo. O que você quer? Onde quer chegar? 

Essa é uma reflexão um pouco mais filosófica, mas, quando trouxer a clareza daquilo que você quer, por mais simples que seja, você estará no caminho certo para conseguir os resultados.

Este primeiro ponto é fundamental para estruturar todas as suas ações a partir de então. Sem a clareza de quais são os seus objetivos ou sonhos, não tem como desenvolver um planejamento para alcançar o que você deseja.

Pode até parecer simples, mas a verdade é que poucas pessoas realmente sabem onde querem chegar. Essa é uma percepção que envolve autoconhecimento, inteligência emocional, autoconfiança e, principalmente, coragem em definir o que realmente é importante para você.

2. Energia

Você precisa de muita energia para conquistar grandes feitos. Por vezes, alguns esquecem disso e acabam abdicando da sua saúde (e, consequentemente, de criar energia) para continuar trabalhando, sem parar. Isso não tem sentido, certo?

Você constrói energia com boa alimentação, atividade física, pensamento positivo e meditação, na intenção ou na forma como inicia o seu dia. Isso está diretamente relacionado aos hábitos que têm em sua rotina diária.

Já falei isso antes. Essas são cinco ações poderosas que te ajudarão a alcançar a alta performance. Faça isso diariamente: 

  • Acorde cedo.
  • Se alimente bem.
  • Organize seu tempo.
  • Pratique exercícios.
  • E beba água!

Parece insignificante? Lembre-se de que são as pequenas ações do dia a dia que potencializam para que você chegue à sua melhor versão. Sem energia você não faz nada. Construa esses hábitos na sua vida.

3. Produtividade

Pessoas de alta performance são altamente produtivas. Têm uma gestão de tempo incrível, pois sabem a importância de fazer o que precisa ser feito. 

Um dos aspectos tem a ver com a agenda, com as ações nas quais você gasta tempo. Por isso, a produtividade está diretamente ligada à energia. 

Afinal, não temos um estoque infinito de energia, ela é limitada. Então, você deve priorizar o que é realmente importante porque, aí, você sabe exatamente onde depositar todo o seu esforço.

Então, um bom planejamento muda tudo. Para ser mais produtivo, é preciso escolher o que fazer, e fazer bem-feito. Quanto mais eficaz for, melhor vai ser o seu resultado. 

Leia também: Como organizar o seu tempo e ser mais produtivo? 6 dicas

4. Coragem

Comentei sobre a coragem quando estava falando sobre a clareza, mas esse é um pilar fundamental do alto desempenho.

Precisamos de coragem para nos superar. Se você é uma pessoa de alta performance, de resultado, ela precisa estar inserida no dia a dia. Se vou enfrentar um adversário na Olimpíada ou uma transição de carreira, preciso ter coragem.

“Coragem é resistência e domínio do medo, não ausência do medo”

– Mark Twain, escritor americano

O que a coragem traz? Ela nos deixa mais confiantes. Quem tem coragem busca desafios, outro tipo de performance, fica mais ligado nos objetivos. Se você se paralisa com o medo em vez de seguir em frente, você divide a energia, o poder de estar íntegro e inteiro para fazer a construção.

Quando tiver clareza de um caminho a ser seguido e quiser ir na direção correta, tenha ousadia e coragem. Veja a diferença: não é a ausência do medo. Senti-lo faz parte do jogo. 

5. Influência

Por fim, o último pilar é algo que, com frequência, as pessoas se esquecem: o poder da influência. 

Não apenas no sentido de você se tornar uma referência (o que também é válido), mas olhar para quem você acha interessante como uma forma de prestígio. Então, inspire-se nas pessoas

Certamente, existe alguém para quem você admire, que tenha resultados incríveis, que pode te motivar e incentivar. Absorva sempre a melhor parte de tudo o que estiver ao seu alcance. E transmita de volta, faça a roda girar. Porque uma hora, pode ter certeza, ela voltará a apontar para você. 

Então, na sua lista, inclua parentes, amigos e colegas. Ao mesmo tempo, é preciso ter a mente hermeticamente fechada contra as influências desanimadoras. Fuja das pessoas negativas, porque, se der atenção a elas, vão te jogar para baixo.

Faça a referência que achar melhor. Mas foco na cabeça, nas coisas que precisam ser feitas e no que você consegue controlar. 

Prepara… Vai!

A alta performance está em entrar em ação. Em executar as coisas. Se não dá para correr uma maratona no primeiro dia, comece com o primeiro passo. Mas comece. Cada dia que você perde se justificando por não ter feito é um dia a menos de trabalho em busca dos seus objetivos.

Para isso, é preciso valorizar o processo e a construção. Sempre se superar, estar preparado, ser consistente, ter um plano, ter energia para fazer as coisas acontecerem, ter coragem. 

Mas não adianta ficar refletindo sobre como alcançar a alta performance se você não agir para isso. Tenha isso em mente. 

Todos os dias, aprenda. Evolua. Fale, mas saiba ouvir. Perceba que o jogo muda o tempo todo e que você precisa mudar com ele. Mas nunca se esqueça dos pilares que te conduzem à alta performance. 

Até mesmo porque atingir a alta performance está nos detalhes. Em tudo.

Sabe aquilo que você faz todos os dias, mas colhendo os mesmos resultados? Pois é. Para dar um passo à frente, tem de parar, analisar bem e buscar o detalhe para o algo a mais.

Todos queremos desempenhar em alta performance, mas será que nos dedicamos para isso? Ou será que, no fim, nos acostumamos apenas em “estar na média”? Está bom e confortável assim. Para que mudar?

A questão é que, quando você prova a alta performance, e gosta, não quer mais sair dela. E precisa dar tudo de si todos os dias para se manter lá.

Então, esse é o momento de tirar os planos só do papel e colocar em ação. Para ser um líder ou um profissional de alta performance, você precisa agir. Com clareza, energia, coragem, produtividade e influências positivas. Sem deixar o medo te parar, certo?

Conheça o Sprint:

Esse é um programa para quem:

  • Quer ter alta performance no que faz.
  • Busca uma transformação na vida.
  • Ainda cai nas armadilhas que impedem o sucesso.
  • Está cansado de ser desorganizado.
  • Não consegue ter foco e disciplina.

Quer saber mais sobre o SPRINT? Confira este vídeo:

Recent Posts

Liderança: que tipo de líder você quer ser? 5 dicas

Na minha transição de atleta para empreendedor, eu não sabia muito sobre alguns assuntos. Entre…

1 ano ago

Relacionamento interpessoal: qual é a importância para a alta performance no trabalho?

Como é seu relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho? Basicamente, este conceito pode ser definido…

1 ano ago

6 tipos de eventos corporativos para sua empresa

Fazer eventos corporativos é uma das principais maneiras de melhorar a comunicação entre a equipe…

1 ano ago

Palestra motivacional: vale a pena contratar? Confira 9 razões

Será que uma palestra motivacional realmente pode mudar a performance? É isso o que falta…

2 anos ago

Consistência no trabalho: o segredo para uma vida profissional de sucesso

A consistência no trabalho é uma das principais maneiras de alcançar a alta performance. Afinal,…

2 anos ago

Qual é a importância do trabalho em equipe? Principais características da alta performance

Muitas pessoas acham que o esporte que me deu quase tudo na vida, a natação,…

2 anos ago