Alta performance

Consistência no trabalho: o segredo para uma vida profissional de sucesso

A consistência no trabalho é uma das principais maneiras de alcançar a alta performance. Afinal, não existe segredo ou fórmula mágica quando falamos sobre o sucesso. Pelo contrário, há foco e disciplina.

Eu aprendi muito cedo, por conta da minha carreira como atleta, que se quisesse chegar ao pódio, eu deveria me dedicar a isso de maneira excepcional. Eu entendia que não adiantava fazer o meu melhor numa semana e na seguinte não fazer nada. 

Quem leu meu primeiro livro, “Lições da Água” sabe como eu pensava: se eu escolhesse ficar dormindo na minha cama quente, certamente um adversário meu estaria na piscina, treinando. O que, posteriormente, poderia definir quem levaria a medalha.

Mas isso não se aplica apenas aos atletas, certamente. Como empreendedor, também sei que preciso ser consistente com as minhas ações. É um compromisso que eu estabeleci comigo mesmo, exatamente porque sei onde quero chegar. E, para isso, eu preciso dar o meu melhor todos os dias.

Até mesmo porque a consistência inspira e causa admiração. Certamente você já conheceu um profissional que transmitia esses sentimentos para os colegas, simplesmente por ser consistente.

Além disso, algo que gosto de lembrar é que a consistência gera consistência. É muito mais fácil fazer as coisas que você precisa (mesmo aquelas tarefas mais chatas) quando você tem em mente que isso é apenas um degrau para a alta performance. 

Quando se tem clareza nos seus objetivos, isso fica ainda mais fácil. Afinal, você sabe onde quer chegar e o que precisa ser feito. As atividades não se tornam um peso, mas um caminho até o sucesso.

Ao mesmo tempo, sei que muitos ainda não sabem o que fazer para ser consistente ou a importância disso para o trabalho. Por isso, separei algumas dicas e ensinamentos que aprendi ao longo da minha jornada de atleta e empreendedor. Boa leitura!

O que é consistência?

Para mim, algumas palavras que definem a consistência são: firmeza (nas ações), coerência (nas tomadas de decisões) e ter começo, meio e fim nas coisas que faz. Ou seja, construir algo com solidez, qualidade, estrutura e alicerce. 

Talvez você já tenha se deparado com este clássico exemplo: uma pessoa apresenta uma excelente ideia, faz uma fase seguinte de preparação interessante, mas, na hora da execução… Procrastina. Atrasa. Adia. Ou, às vezes, simplesmente não consegue terminar o que começou.

Essa pessoa cumpriu bem duas etapas do processo, mas não teve consistência até o fim. Muitas vezes, porque não teve recursos. Em outras, porque não teve disciplina. Não teve foco, por mais que tenha atingido, lá atrás, a clareza. 

Outro exemplo é um vendedor que bateu a meta em um mês, mas nos outros onze do ano não. Neste caso, ele não teve alta performance, mas sim um pico de bom rendimento.

Isso também deve ser comemorado, claro. Afinal, nunca é fácil bater uma meta. Mas, no fim, ele não sustentou aquilo por muito tempo. Não teve constância.

Neste caso, fica a lembrança do que Brendon Burchard, mentor e escritor best-seller americano, com quem fiz a minha certificação de coaching pelo Certified High Performance Coaching (CHPC) disse:

“Alta performance é o sucesso além do padrão estabelecido, com consistência e a longo prazo”


Por que ter consistência? Entenda a importância

Você já passou pela situação que em alguns dias o seu trabalho flui maravilhosamente, enquanto outros tudo parece uma distração e você não consegue se concentrar? 

Bom, provavelmente isso acontece com todos. Mas, aí, o que você faz nesses casos? Apenas desiste de fazer o que precisa? 

Essa é, exatamente, a importância da consistência no trabalho.

Você não precisa de um lampejo de criatividade ou de inspiração. O que acontece é que, quando você é consistente, a regularidade das ações mantém a mente em atividade para que os compromissos e prazos sejam executados.

Até mesmo porque é isso o que faz todo o desenvolvimento profissional se tornar um projeto bem-sucedido. 

O colaborador que tem consistência no trabalho é bem visto pelos líderes, pois gera confiabilidade, aumenta a autoconfiança e, principalmente, abre caminho para as metas de longo prazo.

Como disse Warren Buffett, investidor e filantropo americano, um dos homens mais ricos do mundo:

“Não temos de ser mais espertos do que os outros. Temos de ser mais disciplinados do que os outros”

Inclusive, fiz uma live inteira falando sobre a importância da consistência nos resultados. Você pode vê-la aqui:

O que fazer para ter consistência no trabalho? 3 dicas

Agora que você já sabe por que ter consistência é fundamental para a carreira de quem quer alcançar a alta performance, separei algumas dicas para ser consistente. Confira.

Tenha determinação

Determinação é fundamental para o caminho. Como você pode imaginar, isso é essencial para qualquer atleta. Inclusive, gosto de ressaltar que os atletas são todos loucos e que você pode ser também.

É o que eu chamo de Triângulo da Loucura. Por que essa definição? A tradução livre do inglês para “louco” é “mad”. E essas três letras são as iniciais que formam o meu raciocínio:

  • Movimento.
  • Aperfeiçoamento.
  • Diariamente.

Se parar e analisar cada um deles e, depois, os três juntos, na sequência, o raciocínio fica bem lógico. 

Primeiramente, é necessário estar em movimento, constantemente. Movimento tem a ver com determinação. Atletas, empreendedores, profissionais liberais, pessoas de sucesso, quem quer que seja, precisam estar em movimento para se desenvolver.

E, aí, entra o aperfeiçoamento. Afinal, também precisamos evoluir. Não adianta fazer a mesma coisa que sempre fez, mesmo que tenha tido sucesso. Sinto informar, mas, em time que está ganhando, se mexe sim! 

Por fim, é preciso ter determinação para fazer tudo. Não adianta fazer hoje, mas amanhã, não. Fazer por um mês inteiro, mas no outro, não. Tem de ser diariamente. 

Falei mais sobre a importância da determinação neste conteúdo. Confira: Persistência e determinação: esse é o pulo do gato

Tenha clareza e objetivos bem definidos

É muito mais fácil você desistir dos seus hábitos ou deixar as coisas para depois se você não sabe onde quer ir. Qual é a sua linha de chegada? A sua Olimpíada? Isso deve estar bem definido desde o começo. O sucesso começa, exatamente, por aí. 

Por isso, vale ressaltar que as suas metas devem ter algumas características:

  • Audaciosas e desafiadoras.
  • Realistas e alcançáveis (mas isso não impede que sejam audaciosas).
  • Com prazo para execução. Ou seja, começo, meio e fim.

Além disso, gosto de estabelecer metas que sejam de curto, médio e longo prazo. Como falei, a consistência permite que os objetivos mais distantes, aqueles de cinco anos, sejam mais palpáveis.

Afinal, se você não começar a fazer hoje o que precisa para alcançá-los e ficar apenas adiando suas tarefas, então é provável que nunca chegue lá. Parece cruel, mas não deixa de ser verdadeiro.

Dê o primeiro passo

É muito fácil ler milhares de conteúdos sobre alguns assuntos, mas, no fim das contas, não fazer nada. A inércia é conhecida como a força da inatividade e é muito fácil permanecer nela.

Por essa razão que gosto do Triângulo da Loucura, pois mostra que você deve estar em movimento o tempo todo. Constância gera constância, lembra? Mas, para isso, é necessário começar

Não acho que você vai terminar de ler, entender todo o processo, começar a colocá-lo em prática e, no dia seguinte, colher resultados imediatamente e mudar sua vida de um dia para o outro. Não é simples assim. 

Mas eu espero que você dê o primeiro passo e entenda que é preciso ter consistência nas ações, tanto na vida pessoal quanto profissional.

Mais do que tudo, torço para que você mude a sua postura e a sua maneira de pensar, caso elas não estejam te levando para onde você gostaria. 

Dessa maneira, troque o “vou tentar” por “vou fazer”. Troque a “insistência” pela “persistência”. Troque o “depois eu vejo isso” pelo “vou agendar um momento para começar”. 

Se não puder ser hoje, que seja amanhã ou na semana que vem. Mas agende! Tenha esse compromisso com você mesmo. As ferramentas são muitas e estão aí.

Um bom planejamento, com determinação, movimento e constância é o segredo para o sucesso.

Agora, finalizo com uma pergunta:

Qual a sua nota para cada um destes pontos? Você está focando nas coisas certas e que realmente vão trazer bons resultados para você? Lembre-se de que a atitude de campeão é fazer o seu melhor todos os dias. Afinal, a consistência no trabalho é apenas o primeiro passo para a alta performance.

Caso você queira ir além, com o Super+Ação, eu vou te ajudar a encontrar o caminho certo rumo à realização dos seus objetivos e das suas metas. Que tal encarar essa jornada ao meu lado?

Quer conhecer a fundo essa proposta? Então, confira este vídeo:

Recent Posts

Liderança: que tipo de líder você quer ser? 5 dicas

Na minha transição de atleta para empreendedor, eu não sabia muito sobre alguns assuntos. Entre…

1 ano ago

Relacionamento interpessoal: qual é a importância para a alta performance no trabalho?

Como é seu relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho? Basicamente, este conceito pode ser definido…

1 ano ago

6 tipos de eventos corporativos para sua empresa

Fazer eventos corporativos é uma das principais maneiras de melhorar a comunicação entre a equipe…

1 ano ago

Alta performance: como ser a sua melhor versão? Conheça 5 pilares

O conceito de alta performance fez parte da minha vida como atleta por cerca de…

1 ano ago

Palestra motivacional: vale a pena contratar? Confira 9 razões

Será que uma palestra motivacional realmente pode mudar a performance? É isso o que falta…

2 anos ago

Qual é a importância do trabalho em equipe? Principais características da alta performance

Muitas pessoas acham que o esporte que me deu quase tudo na vida, a natação,…

2 anos ago