Alta performance

Relacionamento interpessoal: qual é a importância para a alta performance no trabalho?

Como é seu relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho? Basicamente, este conceito pode ser definido pela relação entre duas ou mais pessoas. Independentemente do modelo de trabalho, seja home office ou híbrido, isso é essencial para que qualquer profissional alcance o sucesso.

Afinal, os humanos são, por regra, seres sociais. Essa característica é importante para toda a nossa existência e permeia a nossa vida. Ao falar sobre o trabalho, isso não seria diferente.

Desde o começo da minha carreira como atleta, eu entendia a importância de ter boas relações com as pessoas ao meu redor – o treinador, outros nadadores, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas… Enfim, todos os profissionais que tinham um trabalho diretamente relacionado ao meu.

Na vida de empreendedor isso se manteve. Sejam colaboradores que trabalham diretamente comigo ou parceiros da instituição, eu entendi muito cedo que manter a convivência agradável com todas as partes é uma das principais maneiras de ser bem-sucedido.

Inclusive, é isso o que mostra um estudo da Delta State University: ter um relacionamento interpessoal positivo no ambiente de trabalho traz uma série de benefícios para os colaboradores. 

Ou seja, as habilidades de relacionamento interpessoal podem ser benéficas para o desenvolvimento profissional e individual, ao mesmo tempo que podem trazer resultados significativos para as empresas.

Quer saber mais sobre este conceito, qual é a importância e dicas de relacionamento interpessoal? Então, continue a leitura.

O que é relacionamento interpessoal?

Basicamente, o relacionamento interpessoal é a maneira que você lida com os outros. Ou seja, é o vínculo formado entre pessoas, com base em suas interações e no contexto em que estão presentes. 

No ambiente de trabalho, essa habilidade é fundamental para que os profissionais possam lidar com crises ou possíveis conflitos com pessoas que têm diferentes opiniões. 

Afinal, saber conviver com os colegas é o básico para que o ambiente corporativo seja saudável, com uma cultura organizacional positiva para todos.

Há algumas características que definem as relações entre pessoas como experiências saudáveis e, principalmente no meio profissional, produtivas. Algumas delas são:

  • Empatia: a capacidade de se colocar no lugar do outro. Assim, fica mais fácil entender os pontos de vista das pessoas ao seu redor.
  • Respeito: é a base de qualquer relacionamento saudável.
  • Comunicação: essencial para não gerar desavenças por conta de uma compreensão errada.

Isso pode parecer algo básico para qualquer relacionamento interpessoal bem-sucedido, não apenas no trabalho, mas em qualquer lugar. Ainda assim, vale a pena ser lembrado.

Por vezes, os colaboradores ficam tão focados em seus próprios resultados que esquecem que a empresa funciona melhor quando há harmonia em toda a equipe. 

Não há toa, essa é uma habilidade que cada vez mais é procurada pelas organizações, pois pessoas que trabalham bem em conjunto se esforçam não apenas por si mesmas, mas pelo coletivo.

Qual a importância do relacionamento interpessoal?

Umas das principais vantagens de desenvolver boas relações interpessoais é que isso favorece a um ambiente agradável de se trabalhar. Normalmente, as pessoas passam cerca de 8 horas diárias nos escritórios, convivendo sempre com as mesmas pessoas.

Ter harmonia neste local é essencial para que todas as partes se sintam confortáveis e consigam ter plenitude na realização de suas funções. 

Afinal, você não gostaria de trabalhar com uma pessoa que está sempre em discordância com os outros, não sabe ouvir e que nunca aceita as opiniões alheias, certo? 

Isso torna todo o ambiente mais difícil e, por vezes, tem um impacto direto na produtividade e na gestão de tempo, outro ponto para ressaltar a importância do relacionamento interpessoal.

Além disso, para o colaborador que busca desenvolvimento profissional, essas habilidades são extremamente bem vistas, uma vez que as empresas entendem como uma capacidade relevante para o trabalho em equipe.

Até mesmo porque, como eu já disse antes: o bom relacionamento é a chave de tudo.

Ao mesmo tempo, esse tipo de relacionamento está diretamente ligado à cultura organizacional da empresa. Apesar de ser uma tendência corporativa, não são todas as empresas que percebem as vantagens dessas relações ou, até mesmo, que incentivam isso.

Mas, como já falei, a liderança pode mudar este aspecto entre os colaboradores, fazendo uma gestão de relacionamento eficiente, incentivando a comunicação e deixando o ambiente mais agradável. 

Sobre isso, vale a pena ler: Ações motivacionais para colaboradores: 5 dicas para implementar na empresa

Dicas de relacionamento interpessoal

Não posso falar em exemplos de relacionamento interpessoal sem pedir para que você pense na sua experiência. Certamente, irá perceber que conexões e contatos com outras pessoas são processos dinâmicos e que, com certeza, mudam de acordo com o indivíduo e a situação.

Ainda assim, ao falar sobre o ambiente corporativo, é importante reconhecer o ponto em comum de todos. Afinal, relacionamento significa, também, a união de pessoas com os mesmos objetivos e interesses.

Esse é o ponto quando estou falando do trabalho e, principalmente, sobre como a gestão tem um papel essencial. Os colaboradores devem entender que todos estão empenhados com foco em alcançar um resultado em comum. 

Como disse Idalberto Chiavenato, um dos principais autores nacionais da área de Administração de Empresas:

“As pessoas não atuam isoladamente, mas por meio de interações com outras pessoas para poderem alcançar seus objetivos”

Pensando nisso, além daqueles três pontos essenciais que trouxe no começo (empatia, respeito e boa comunicação), a principal dica de relacionamento interpessoal é focar em algumas habilidades:

Tenho um vídeo completo falando sobre a importância da autoconfiança e como desenvolvê-la. Confira:

Como é seu relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho?

Agora, gostaria que você pensasse sobre como é a sua relação com as outras pessoas no escritório, seja no trabalho presencial ou no home office. Lembre-se de que autoconhecimento é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Afinal, apenas dessa maneira você conseguirá entender os aspectos que podem ser melhorados, habilidades que podem ser aprendidas e terá uma melhor relação consigo mesmo. E, a partir disso, pode criar conexões harmoniosas com os outros.

É claro que você não precisa agradar a todos, até mesmo porque a essência do relacionamento interpessoal não é essa. Mas sim que, mesmo com possíveis conflitos ou desavenças que possam ocorrer, você estará preparado para lidar com isso da melhor maneira, focando nos objetivos em comum.

Afinal, essa é a base para a excelência e a alta performance no ambiente de trabalho. Quer saber mais sobre isso? Então, confira este vídeo:

Para mais dicas sobre como performar em alto desempenho no trabalho e na vida, conheça o Super+Ação: curso de desenvolvimento pessoal e profissional.

Esse é o curso para quem precisa trabalhar a clareza, definir os seus objetivos, avaliar suas metas e organizar a sua agenda para construir uma jornada rumo a resultados de alta performance. 

Que tal encarar esse caminho ao meu lado? Confira mais!

Recent Posts

Liderança: que tipo de líder você quer ser? 5 dicas

Na minha transição de atleta para empreendedor, eu não sabia muito sobre alguns assuntos. Entre…

1 ano ago

6 tipos de eventos corporativos para sua empresa

Fazer eventos corporativos é uma das principais maneiras de melhorar a comunicação entre a equipe…

1 ano ago

Alta performance: como ser a sua melhor versão? Conheça 5 pilares

O conceito de alta performance fez parte da minha vida como atleta por cerca de…

1 ano ago

Palestra motivacional: vale a pena contratar? Confira 9 razões

Será que uma palestra motivacional realmente pode mudar a performance? É isso o que falta…

2 anos ago

Consistência no trabalho: o segredo para uma vida profissional de sucesso

A consistência no trabalho é uma das principais maneiras de alcançar a alta performance. Afinal,…

2 anos ago

Qual é a importância do trabalho em equipe? Principais características da alta performance

Muitas pessoas acham que o esporte que me deu quase tudo na vida, a natação,…

2 anos ago