Como motivar equipe em home office e conquistar resultados? 5 dicas

jul 25, 2022  |  por Gustavo Borges

Receba conteúdos com exclusividade

Apenas para profissionais que desejam atingir EXCELÊNCIA

Aprender como motivar equipe em home office é fundamental para o sucesso de qualquer líder. Uma empresa que não promove ações para cuidar dos colaboradores acaba tendo um ambiente tóxico, com funcionários cansados, estressados e sem ânimo para pensar em algo novo.  

Durante a minha carreira, em vários momentos, eu tive que sair de um lugar em que estava confortável para buscar outro treinador. Fui liderado por grandes nomes, inclusive, por Alberto Silva. Ele chegou no final da minha carreira, quando já tinha conquistado tudo: medalha nas olimpíadas e até recordes mundiais. 

Mas ‘Albertinho’ foi além. Ele sempre estava presente e respeitou a minha fase. Estava lá e se envolveu. Foi essencial para sair da minha zona de conforto e segurança  e conquistar novos resultados. 

Um líder tem um papel essencial na motivação para motivar sua equipe em home office, assim como Alberto Silva teve em minha carreira. 

Mas, afinal: como manter uma uma equipe motivada no home office? É o que irei te contar. Confira. 

Indicação de leitura: Desenvolvimento de equipes de alta performance: como alcançar? 

Quais são os pilares mais importantes da liderança? 

No artigo sobre desenvolvimento da liderança, destaquei alguns pontos que considero importantes em um líder. Além da visão estratégica, transparência e empatia, abordei o quanto a motivação é essencial para uma equipe.

“Um bom líder é aquele que sabe incentivar os funcionários a se dedicarem mais às metas, a irem além e a procurarem novos desafios”. 

Portanto, para ter uma gestão de alta performance, é necessário aprender a  motivar uma equipe à distância. Caso contrário, poderá ser mais difícil alcançar bons resultados. 

Como motivar equipe em home office? 

Vivemos tempos difíceis. A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe uma realidade que, para muitos, era impensável: o trabalho remoto.

Mesmo com o avanço da vacinação, muitas empresas optaram por seguir com esse formato, o que, em diversos momentos, gera uma dúvida bastante frequente: como motivar equipe em home office? 

Ao longo desse período conturbado, percebi que algumas ações fizeram bastante diferença na motivação em home office. Veja quais foram as mais importantes e que trouxeram resultados impactantes. 

1. Lidere pelo exemplo 

Não podemos falar sobre motivação em home office sem destacar o quanto é importante ser proativo e dar o exemplo. Assim como no trabalho presencial, o remoto também exige pontualidade, responsabilidade e ética. 

Se você deseja que os colaboradores liguem a câmera em reuniões, faça o mesmo. Ligue a sua. Com isso, todos crescem. Ser um exemplo impacta diretamente a performance das outras pessoas. 

Esqueça aquela velha frase que não faz mais sentido “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. 

Ao longo da minha carreira, percebi que os melhores líderes eram aqueles que davam ótimos exemplos. Então, caso não goste de alguma postura de um membro da equipe, mas tenha o hábito de tomar a mesma atitude, repense o seu comportamento. A chance de mudar o jogo é grande.

2. Saiba como resolver problemas 

Quer descobrir como manter a motivação em home office, mesmo liderando uma equipe à  distância? Saiba resolver problemas.

A teoria desse conselho parece simples, mas colocá-la em prática é bastante complicado, não é mesmo? Mas a verdade é que não é só de vantagens que vive um líder, ele também também tem muitos desafios para solucionar. 

Um dos principais pontos de atenção é a resolução de conflitos. Para evitar mais problemas, é fundamental que uma pequena faísca seja resolvida imediatamente, de forma inteligente e sem causar grandes estragos. 

Quando estamos à distância, a solução de conflitos parece ser ainda mais complicada. Por isso, um conselho é aplicar uma conversa de valor no dia a dia. O acrônimo dessa técnica ensina como ter mais conexão com os seus colaboradores  

A conversa de valor precisa ser: 

  • Verdadeira.
  • Assertiva na comunicação.
  • Literal.
  • Ocorrer no momento oportuno.
  • Relevante.

Neste momento, convido você a fazer uma reflexão. Diante de conflitos, um líder deve ser justo ou bonzinho? 

Bem, o bonzinho acaba fazendo coisas que ele não deseja, atrapalhando a tomada de decisões e até o planejamento da sua vida ou carreira. 

No vídeo abaixo, eu explico com mais detalhes por que é importante ser justo, e não ser bonzinho, no dia a dia. Assista! 

3. Coloque metas justas  

Diversos estudos já provaram que o isolamento social causado pela pandemia do coronavírus impactou diretamente o aumento da depressão, ansiedade e estresse. 

Quem me acompanha aqui no blog sabe que defendo a importância do profissional aprender a lidar com a pressão imposta pelo trabalho, uma vez que isso faz parte da rotina.

Porém, é necessário que os líderes façam cobranças justas e que as metas sejam adequadas às funções que os colaboradores desempenham.  

Essas simples ações de bem-estar no trabalho trazem ótimos resultados para o dia a dia dos profissionais. Afinal, quando eles têm dificuldades em bater metas absurdas, o estresse e o desânimo aumentam, o que influencia bastante na performance dos próximos meses. 

Quer um conselho? Reveja as metas da sua empresa. É importante analisar o panorama geral, isto é: influência do mercado, a concorrência e até a qualidade do seu próprio produto. Assim, terá insumos suficientes para trabalhar os números do negócio de uma forma mais assertiva. 

4. Tenha organização  

A organização é fundamental para manter a motivação em home office. Confira se tudo está no lugar, acompanhe os colaboradores e ajude na produção do time à distância. A equipe ficará mais animada ao perceber que você também tem uma atuação constante na execução de tarefas. 

Um líder, claro, não tem habilidade para monitorar as demandas com uma lupa. No entanto,  é importante ter  controle de tudo que conseguir. E, se estiver com dificuldades de acompanhar, delegue para pessoas confiáveis. Essas pequenas ações ajudam a aumentar a produtividade e a motivação da equipe. 

5. Delegue tarefas 

Preciso ser sincero, caro leitor: delegação de tarefas é uma prática que não é fácil de ser implementada, especialmente, se você não confia em sua equipe. Ou seja: é essencial contratar as pessoas certas para os cargos certos. 

Em grande parte dos casos, temos o hábito de acreditar que determinadas atividades só podem ser executadas com excelência por nós mesmos. Porém, dentro do dia a dia de uma organização, principalmente com o trabalho remoto, é mais difícil abraçar o mundo. O desejo de fazer tudo não é produtivo, muito menos, eficiente. 

Descobrir como delegar tarefas é uma das melhores formas de fazer com que as estratégias funcionem, mesmo se você não estiver presente no dia a dia dos colaboradores.

É esse cenário que você deseja, não é mesmo? Isso porque, quando diversas ações dependem exclusivamente do seu empenho, é mais complicado assumir novos voos para a companhia. 

E você, precisa de uma força extra para aprender como manter uma equipe motivada no home office? Aprenda  a desenvolver clareza nos objetivos e a organizar suas ações para que os seus sonhos e as suas metas sejam alcançados com o Superação. Quer saber mais? Confira:

  • Copyright © 2019

  •    •