Planejamento pessoal: como construir o seu? 4 dicas

jan 17, 2021  |  por Gustavo Borges

Receba conteúdos com exclusividade

Apenas para profissionais que desejam atingir EXCELÊNCIA

Planejamento pessoal sempre foi uma palavra muito importante na vida de qualquer pessoa. Em todas as temporadas que tive na natação, o planejamento sempre foi uma prioridade.

Em todo início de temporada, eu sentava com o meu treinador para que ele explicasse e discutisse quais seriam as competições, os ciclos de treinamentos e os objetivos que teríamos pela frente.

Afinal de contas, não fazia o mínimo sentido falar sobre metas e objetivos, sem abordarmos os caminhos mais indicados para alcançar o sucesso. Portanto, uma etapa dependia exclusivamente da outra.

Por que o planejamento pessoal é importante? 

No planejamento de vida pessoal, uma das coisas mais importantes sempre foi a mente aberta para testar e ver possibilidades. Ou seja: precisamos ser objetivos e saber onde queremos chegar. A clareza é fundamental, pois sem definições, tudo fica mais difícil.

Não é à toa que, depois da construção do planejamento, o caminho se transformava em algo mais natural. Era possível enxergar de forma clara o que eu teria que fazer para alcançar os objetivos que havia traçado.

O que sabota um planejamento pessoal e o que potencializa o sucesso?

Em algumas pesquisas informais que executei, foi possível perceber que algumas coisas prejudicam a criação de um bom plano. Por exemplo: saber se estamos exagerando no ponto ou se estamos sendo audaciosos nessa construção.

Outra coisa que impacta negativamente são os próximos passos depois de o plano ter sido construído. Aliás, essa atitude seria mais ou menos como sofrer por antecipação. Ou seja: ‘tenho receio de construir, pois vou sofrer na execução’.

Veja abaixo alguns pontos que deixam um planejamento sem força:

  • Falta de objetividade.
  • Baixa autoestima do executor.
  • Tentar controlar o incontrolável.
  • Querer que as coisas caiam do céu.

Por outro lado, para que o planejamento dê certo, é importante conhecer os seguintes pontos. 

  • Autoconfiança.
  • Objetividade e clareza.
  • Foco na construção.
  • Execução.

No tópico a seguir, abordarei esses elementos com mais detalhes. 

Leia mais em: 

Como fazer planejamento pessoal? Passo a passo para o início dessa construção

Durante a minha época de atleta, foi possível absorver alguns conhecimentos para criar um planejamento pessoal incrível. Confira algumas dicas para que você tire a sua ideia do papel. 

1. Abra a sua mente

Quando for elaborar esse planejamento, imagine que recursos e tempo não são problemas. Tire as limitações e “viaje na maionese”. Dessa maneira, você pode pensar livremente sobre onde quer chegar e como seria se alcance os seus objetivos.

2. Palavra-chave

Escreva uma ou duas palavras-chave que seriam seu foco para o ano ou para um determinado  período. Assim, use esses termos para ganhar força e inspiração.. Pode ser qualquer uma expressão que tenha relação com você e o seu próximo plano.

No meu esporte, a frase ‘centésimo de segundo’ sempre esteve presente. Isso porque, ela poderia significar uma vitória, a segunda posição em um campeonato ou a tão sonhada vaga nos Jogos Olímpicos, que era o meu principal objetivo. 

Portanto, essa frase estava sempre ao meu lado para que pudesse entender o quanto era importante alcançar a excelência para atingir as minhas metas.

3. Expectativa

O próximo conselho é escrever qual seria a sua expectativa para o ano. Em um parágrafo, conte o que você fará de melhor, onde precisa melhorar e onde precisa colocar o seu foco. Esse exercício nada mais é que uma pequena redação com direcionamento para o seu propósito. 

Quando você tem essas informações em mente, é mais fácil encontrar motivações para conquistar ótimos resultados. 

4. Frases-meta

Eu gosto de ter uma visão de onde quero chegar e de falar em voz alta, para mim mesmo, altas, como aquele sonho já tivesse acontecido. Aprendi essa técnica na Metanoia, com Roberto Tranjan e Silvio Bugelli.

Funciona assim: pode ser uma frase que tenha relação com o seu plano e com o objetivo que pretende alcançar. Por exemplo: “Fiz atividade física quatro vezes por semana durante o ano inteiro e melhorei a minha forma”.

Após essa etapa, o que temos é a formatação das metas. Dessa maneira, avançamos na mensuração dos objetivos. E, assim, com indicadores e metas, podemos ter uma ideia da direção e de algo específico, o que nos fará completar as ações que colocamos no planejamento.

Quer uma ajuda para desenvolver o seu planejamento pessoal com eficiência? Aprenda como desenvolver clareza nos objetivos e organizar as ações para que os seus sonhos e as suas metas sejam alcançados com a Superação.

Conteúdo atualizado em 06 de julho de 2022

  • Copyright © 2019

  •    •