Plano pessoal: guia para alcançar melhores resultados na vida

set 12, 2022  |  por Gustavo Borges

Receba conteúdos com exclusividade

Apenas para profissionais que desejam atingir EXCELÊNCIA

Entrar em ação. Esse é um dos principais fatores que fazem com que você tenha sucesso nas coisas que faz. Mas, ao mesmo tempo, essa ação não pode ser de qualquer jeito. Não pode ser simplesmente um gesto impulsivo e impensado.

Por isso, construir um plano pessoal é fundamental para ter um bom direcionamento e alcançar grandes resultados. Planejamento e excelência são palavras que devem sempre andar juntas.

Mas, mais do que isso, ter um planejamento estratégico pessoal é uma maneira eficiente de gerenciar o seu tempo e, principalmente, gastar energia com o que é realmente necessário.

Sempre falo isso, mas, na minha época de nadador, o planejamento eficiente era o meu melhor amigo. Eu sabia o horário que acordaria, quando e o que comeria, os treinos naquele dia… Eu não precisava pensar em nada disso naquele momento, porque tudo já estava definido.

Essa é a importância do planejamento pessoal, que acaba tendo um impacto direto em outras áreas da vida: profissional, social, familiar, de qualidade de vida… Afinal, quando você consegue se organizar, percebe que tudo flui com muito mais tranquilidade.

Então, quer saber como fazer um planejamento pessoal e a importância disso para a vida? Então, continue a leitura.

O que é um plano de desenvolvimento pessoal?

Um plano de desenvolvimento pessoal é uma forma que você tem de sistematizar, de forma organizada, como as suas ações podem te levar a alcançar suas metas e objetivos. 

A ideia, portanto, é focar em um planejamento eficiente, que traga resultados positivos, seja em curto, médio ou longo prazo.

Ainda que possam ocorrer imprevistos no dia a dia, sem ter um plano pessoal preestabelecido fica muito mais difícil se adaptar a essas mudanças sem que haja consequências negativas.

Isso já mostra a importância do planejamento pessoal. Para mim, considero ser uma ferramenta de sobrevivência para muitos setores da vida.

Como já disse, não teria conquistado medalhas e pódios se não tivesse um bom planejamento, nos mínimos detalhes, sobre tudo o que deveria fazer. Atualmente, na minha vida de empreendedor, o mesmo é verdade.

Qual é a importância do planejamento pessoal?

Neste meu vídeo, eu falo com mais detalhes sobre a importância de ser um plano. Pois, apenas dessa maneira, você terá eficiência ao entrar em ação. Confira:

Agora que você já viu o vídeo, eu pergunto: o que você precisa ter, de fato, para ter sucesso? O que está te impedindo de alcançá-lo? A resposta sempre terá alguns elementos, como confiança, planejamento, foco e disciplina.

O planejamento, a forma como organizamos o dia, com gestão de tempo, foco e analisando o progresso, são fundamentais para o resultado. Ou seja, quanto mais estruturado esse plano estiver, quanto mais clareza do caminho a ser seguido você tiver, melhores serão os resultados. 

“A maioria das pessoas não planeja fracassar. Mas fracassa por não planejar” 

– John Beckley

Afinal, ninguém começa algo achando que vai dar errado, certo? Nem eu nem você queremos investir tempo e dinheiro em uma coisa que não trará retorno.

Mas é exatamente aqui que mora a dica principal: essa é a importância de se ter um planejamento estratégico pessoal.

Mais do que isso, lembre-se:

Texto: "Você é o líder da sua vida."

você pode liderar a sua vida. Tomar as decisões e, principalmente, as ações para se transformar na sua melhor versão. Isso é o que eu gosto de chamar de atitude de campeão.

Então, coloque no papel tudo o que vai precisar fazer para atingir um objetivo. O tempo que vai dedicar àquilo, as pessoas que vai envolver, quanto vai gastar, onde vai fazer… Tente mapear o máximo de coisas.

E seja objetivo e eficiente na hora de executá-las. Com prazos, responsáveis por cada etapa, sem desculpinha e o famoso “depois eu vejo isso”.

Essa já é a primeira dica sobre como fazer o seu planejamento pessoal. Confira as próximas para saber como tornar esse processo ainda mais assertivo.

Como fazer o seu plano pessoal? 6 dicas

Antes de dar os principais passos, quero falar de algo importante. Quando você tem um objetivo, não adianta apenas pensar nele. É necessário fazer.

Ou seja, não adianta só falar que vai correr a maratona. Precisa ter um plano, treinar, cuidar da alimentação, descansar nas horas certas. Em qualquer profissão, é preciso ter clareza do que se quer. Tem de fazer uma construção, verbalizar a relevância e planejar como vai construir.

E isso me faz pensar nos principais desafios para alcançar os objetivos:

Texto: "Qual o maior desafio para alcançar seus objetivos? a) Falta de clareza; b) Desorganização; c) Imediatismo; d) Inconsistência; e) Todas as anteriores"

Então, já vou te falar a primeira dica sobre como fazer um planejamento pessoal, que considero uma das etapas mais importantes de todo esse processo: tenha clareza.

1. Tenha clareza

“Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”

– Lewis Carroll, o autor de “Alice no País das Maravilhas”

Provavelmente, você já ouviu essa frase antes. Apesar de ela estar em um filme infantil, já traz a noção do que eu quero passar aqui. Quais são os seus objetivos? Se você não sabe responder essa questão, então, existe a falta de clareza.

Não tem como conquistar bons resultados ou alcançar a alta performance se você nem sabe onde quer chegar. Afinal, nesses casos, qualquer caminho serviria.

Então, em uma primeira fase para estruturar o seu plano, pense nos seus sonhos e objetivos. Nos resultados que espera alcançar. Apenas dessa maneira é possível seguir para as próximas dicas.

2. Trace metas e objetivos

Algumas vezes, os nossos sonhos são maiores do que nós mesmos. E não há nada de errado nisso. Trata-se de um grande fator motivador, mas, ao mesmo tempo, que precisa de cuidado. 

Porque basta que a bola bata na trave pela primeira vez para nos questionarmos se “não exageramos demais na meta que estabelecemos”. 

É por isso que persistência tem a ver com ter um plano de execução. Estar amparado por pessoas competentes. Manter a positividade sempre. Ter o bom senso de tomar decisões factíveis e que não sejam exageradas. 

E, acima de tudo, um desejo quase inabalável de chegar lá.

“O desejo e a força de vontade, quando bem combinados, formam um casal irresistível”

– Napoleon Hill. Professor, escritor e consultor americano

Sobre como criar boas metas, este conteúdo pode ajudar: Metas para a vida pessoal: como definir? Por que é tão importante?

3. Organize-se: monte um calendário de ações

Às vezes, pode parecer que “se organizar” seja um conceito um pouco abstrato. Mas o que quero dizer com isso é que você deve encontrar ferramentas e metodologias que te ajudem, de maneira efetiva, a colocar o seu plano pessoal em ação.

Esse é o momento de, especificamente, montar o seu plano de ação. Por vezes, é preciso ter autoconhecimento e autoconfiança

Mas saiba que, quando você se organiza para conquistar algo, de maneira estratégica e prática, as chances de concretizar os objetivos são muito maiores do que sem nenhum planejamento.

4. Pense a longo prazo

Muitas vezes, você pode focar apenas nos objetivos de curto prazo, porque eles são mais fáceis de serem alcançados. E, sem dúvidas, quando isso acontece, dá aquela sensação de bem-estar e satisfação. De dever cumprido.

Mas se você não pensar no longo prazo e começar, hoje, a tomar as ações necessárias com um bom planejamento, como vai chegar lá?

Esse é um aspecto que muitos deixam de lado. Não adianta ter um plano pessoal apenas para amanhã. Pense daqui cinco, dez anos… Pode ter certeza de que isso vai fazer toda a diferença lá na frente.

5. Seja persistente e tenha foco

Persistência e determinação. Esse é o pulo do gato. Os americanos usam muito uma frase que tem tudo a ver com essas palavras: “Go that extra mile”. Essa tradução ficaria algo como siga firme por mais uma milha. Numa referência para ir até o fim ou não desistir no momento, que pode ser único. 

Esse esforço extra, de fazer algo além do que seria esperado de você, pode ser a diferença entre sucesso e fracasso. 

Mas, para além disso, ter foco e disciplina é fundamental para seguir o planejamento estratégico pessoal. Não se distrair por coisas supérfluas e se dedicar ao que realmente importa.

6. Faça hoje!

Quantas vezes você já ficou postergando algo para depois? Essa é uma das desculpas que ouço com mais frequência. Amanhã, segunda-feira, próximo mês, no começo do ano… 

Não existe um tempo certo ou ideal para fazer algo por você. Principalmente quando estamos falando sobre nossos sonhos e objetivos. Quanto antes você começar, melhor. Então, por que não fazer isso hoje?

Talvez você não se sinta preparado ou então tenha medo de realmente colocar o plano pessoal em prática. Principalmente, de errar. Mas quero te dizer algo.

Quando você está viajando e tem como destino final uma cidade, muito provavelmente, existem diferentes caminhos que podem te levar até lá, certo? 

Então, lembre-se de que não existe uma trajetória única que pode te levar ao seu objetivo final. Se não der certo de um jeito, tente de outro. Amplie a sua visão, procure olhar além do óbvio, saia da caixinha. Mas seja persistente. Não desista na primeira queda.

Confira outros conteúdos que podem trazer mais clareza para você:

Então, fica essa mensagem para você:

Texto: "Ousadia: só não erra quem não arrisca."

Seja ousado. Tenha coragem. Saiba onde você quer chegar. Crie um bom plano pessoal e não desista até chegar lá – mesmo que tenha de alterar o caminho. A vida é feita de evolução, mas você precisa tomar atitudes concretas e começar a fazer hoje.

Está pronto?

Prepara… Vai!

  • Copyright © 2019

  •    •