7 dicas sobre como motivar sua equipe para alcançar a excelência

abr 4, 2022  |  por Gustavo Borges

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Saber como motivar sua equipe é um assunto de extrema relevância para o cenário empresarial, principalmente quando se está no papel da liderança.

Isso porque incentivar e saber como motivar colaboradores é uma das maneiras de manter bons resultados. 

É simples: quando os colaboradores estão desmotivados, a qualidade das entregas cai e eles acabam fazendo apenas o mínimo. Não existe crescimento nesse cenário, certo?

Muitas das empresas acabam não percebendo essa relação e acabam deixando esse “pequeno” detalhe da motivação da equipe em segundo plano. E, então, quando percebem, precisam redobrar o trabalho para conseguir dar uma nova perspectiva aos colaboradores.

É claro que não é um assunto fácil e não existe fórmula mágica. A motivação vai depender dos gestores, do time, da pressão que os funcionários sofrem e até mesmo de aspectos pessoais que podem acabar influenciando nisso.

Ainda assim, o que posso dizer é que o primeiro passo para entender como motivar a sua equipe é reconhecer o seu papel de liderança. Entretanto, o comportamento do líder deve estar alinhado ao ambiente de trabalho, aos benefícios e à remuneração da empresa. 

Afinal, fica difícil incentivar uma equipe a trabalhar mais se o salário não é justo, certo? Mas, considerando que exista uma sinergia entre esses aspectos, ainda assim pode haver desmotivação – e é um processo natural que ocorre de tempos em tempos.

O importante, como mostrarei agora, é saber driblar essa situação. Por isso, hoje vou te contar sete segredos sobre como motivar sua equipe e a relevância de tomar essas atitudes o quanto antes. Continue a leitura!

Qual é a importância de um time motivado?

Como Michael Jordan falou:

O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.

Em um cenário empresarial, não podemos acreditar que uma pessoa sozinha vai alcançar os resultados de excelência esperados – por mais talentosa que ela seja. Assim acontece nos esportes coletivos, também.

Se não houver esforço e motivação conjuntos, de toda a equipe, fica difícil bater as metas e os objetivos. Além disso, por vezes, nessa situação, a comunicação se torna ruidosa, o que pode acabar prejudicando mais o desempenho.

Com certeza, posso dizer que desenvolver uma equipe de alta performance não é uma tarefa fácil nem acontece de um dia para o outro. Mas é necessário reconhecer a importância do trabalho em conjunto.

Falo um pouco mais sobre isso neste vídeo. Aperte o play e confira!

Agora, separei algumas dicas que podem fazer a diferença quando pensamos em como motivar colaboradores. 

Como motivar sua equipe? 7 dicas

1. Conheça bem os colaboradores

Este primeiro passo pode parecer óbvio, mas você ficaria surpreso com a quantidade de gestores que não estão familiarizados com a realidade dos funcionários. 

Mais do que conhecer o que eles fazem no ambiente de trabalho (afinal, isso é o mínimo), é importante saber um pouco sobre o que fazem fora da empresa. 

Quais são os hobbies? Objetivos de vida? Você ficaria surpreso em descobrir como muitas dessas questões podem acrescentar à eficiência e à produtividade de toda a equipe.

Além disso, não tem como motivar os funcionários sem conhecê-los, certo? Ou seja, não adianta seguir para as próximas dicas se essa não for seguida, hein?

2. Crie um ambiente agradável

Já falei sobre a importância de estabelecer um bom ambiente de trabalho como forma de motivação e, por vezes, isso está muito relacionado ao clima organizacional. Mas, como disse, esse é um dos mínimos que devemos garantir, como líderes, para conseguir motivar a equipe com eficiência.

Isso também envolve oferecer as ferramentas e os equipamentos adequados para as funções. 

Por exemplo, um funcionário que trabalha no computador, caso a máquina fique travando ou dando problemas, terá a produtividade comprometida. E, em último caso, a frustração também acaba impactando na motivação.

3. Estabeleça metas atingíveis

É claro que queremos sempre o melhor dos funcionários, que cada vez mais  alcancem resultados surpreendentes. Mas, como líderes, precisamos ser realistas.

Podemos imaginar que uma meta superalta fará com que o colaborador trabalhe mais para chegar nela. Mas e se tiver o efeito contrário? 

Muitas vezes, deixar os objetivos fora da realidade faz com que a equipe fique desmotivada, já que acredita que nada do que pode fazer será suficiente para chegar até lá.

É uma linha tênue entre encontrar uma meta que seja desafiadora, mas que, ao mesmo tempo, seja atingível. Assim, conseguimos incentivar o time a ir além, sem que isso se torne um peso. O que nos leva à próxima dica.

Indicação de leitura: Metas e indicadores: é a hora de trabalhar isso em você!

4. Valorize as conquistas de cada pessoa

Todo mundo tem uma imagem clara do chefe chamando a atenção por erros ou por não ter alcançado os resultados esperados. Mas, e para elogiar as conquistas? Quantas vezes vemos isso?

O reconhecimento interno é uma das principais maneiras de entender como motivar uma equipe com eficiência. Além disso, produzir a mentalidade de grupo saudável, que foque na experiência de crescimento, ajuda os colaboradores a trabalhar melhor.

5. Preze por uma boa comunicação entre todos

Os feedbacks são uma ferramenta extremamente poderosa para quem quer entender como motivar as equipes. Mas, mais importante do que isso, é manter uma comunicação que seja bilateral.

Ou seja, você, como líder, deve saber como falar com a equipe, sempre mantendo a empatia. Mas também é necessário saber ouvir. Os colaboradores devem se sentir à vontade para fazer perguntas, levantar questões e até mesmo sugerir uma outra forma de fazer coisas. Afinal, se for mais eficiente e produtivo, por que não?

Já falei anteriormente sobre isso, mas, quando participei de um processo de educação para os negócios chamado Metanoia, aprendi que uma conversa de VALOR precisa ser: 

  • Verdadeira;
  • Assertiva;
  • Literal;
  • Oportuna;
  • Relevante.

 Se a conversa tem essas características, você privilegiou uma boa comunicação.

6. Inspire pelo exemplo

Esse é um ponto que sempre gosto de ressaltar. Não tem como motivar uma equipe se você for um líder que não inspire os outros pelo exemplo. Aquela história do “faça o que eu digo, mas não o que eu faço” não pode ter espaço aqui.

É fundamental que um líder motivador seja aquilo que está pregando. Se quer que a equipe chegue no trabalho no horário certo, então, deve fazer isso também. Se deseja que todos tenham uma boa relação interpessoal, saiba demonstrar que se importa cada membro.

Neste vídeo, eu falo um pouco mais sobre os 5 passos essenciais para uma boa liderança. Confira:

7. Promova a cultura do aprendizado

Por fim, mas não menos importante, uma empresa que quer se destacar no mercado precisa incentivar o ensino contínuo. Aliás, essa é uma das principais ferramentas para entender como motivar os funcionários. 

Porque isso mostra que a liderança está disposta a investir no aprendizado e no crescimento dos colaboradores. E esse é o tipo de conhecimento que não se vê o retorno positivo apenas no trabalho, mas na vida em geral.

Essa cultura do aprendizado pode vir de diferentes maneiras: palestras motivacionais, caso a situação do time esteja complicada, workshops sobre temas específicos, treinamentos de ferramentas técnicas importantes para o trabalho.

No fim das contas, o importante é privilegiar tanto o desenvolvimento pessoal quanto profissional, e dar à equipe os recursos necessários para ir além.

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