Alta performance

Planejamento pessoal: como construir o seu? 4 dicas

Planejamento pessoal sempre foi uma palavra muito importante na vida de qualquer pessoa. Em todas as temporadas que tive na natação, o planejamento sempre foi uma prioridade.

Em todo início de temporada, eu sentava com o meu treinador para que ele explicasse e discutisse quais seriam as competições, os ciclos de treinamentos e os objetivos que teríamos pela frente.

Afinal de contas, não fazia o mínimo sentido falar sobre metas e objetivos, sem abordarmos os caminhos mais indicados para alcançar o sucesso. Portanto, uma etapa dependia exclusivamente da outra.

Por que o planejamento pessoal é importante?

No planejamento de vida pessoal, uma das coisas mais importantes sempre foi a mente aberta para testar e ver possibilidades. Ou seja: precisamos ser objetivos e saber onde queremos chegar. A clareza é fundamental, pois sem definições, tudo fica mais difícil.

Não é à toa que, depois da construção do planejamento, o caminho se transformava em algo mais natural. Era possível enxergar de forma clara o que eu teria que fazer para alcançar os objetivos que havia traçado.

O que sabota um planejamento pessoal e o que potencializa o sucesso?

Em algumas pesquisas informais que executei, foi possível perceber que algumas coisas prejudicam a criação de um bom plano. Por exemplo: saber se estamos exagerando no ponto ou se estamos sendo audaciosos nessa construção.

Outra coisa que impacta negativamente são os próximos passos depois de o plano ter sido construído. Aliás, essa atitude seria mais ou menos como sofrer por antecipação. Ou seja: ‘tenho receio de construir, pois vou sofrer na execução’.

Veja abaixo alguns pontos que deixam um planejamento sem força:

  • Falta de objetividade.
  • Baixa autoestima do executor.
  • Tentar controlar o incontrolável.
  • Querer que as coisas caiam do céu.

Por outro lado, para que o planejamento dê certo, é importante conhecer os seguintes pontos. 

  • Autoconfiança.
  • Objetividade e clareza.
  • Foco na construção.
  • Execução.

No tópico a seguir, abordarei esses elementos com mais detalhes. 

Leia mais em: 

Como fazer planejamento pessoal? Passo a passo para o início dessa construção

Durante a minha época de atleta, foi possível absorver alguns conhecimentos para criar um planejamento pessoal incrível. Confira algumas dicas para que você tire a sua ideia do papel. 

1. Abra a sua mente

Quando for elaborar esse planejamento, imagine que recursos e tempo não são problemas. Tire as limitações e “viaje na maionese”. Dessa maneira, você pode pensar livremente sobre onde quer chegar e como seria se alcance os seus objetivos.

2. Palavra-chave

Escreva uma ou duas palavras-chave que seriam seu foco para o ano ou para um determinado  período. Assim, use esses termos para ganhar força e inspiração.. Pode ser qualquer uma expressão que tenha relação com você e o seu próximo plano.

No meu esporte, a frase ‘centésimo de segundo’ sempre esteve presente. Isso porque, ela poderia significar uma vitória, a segunda posição em um campeonato ou a tão sonhada vaga nos Jogos Olímpicos, que era o meu principal objetivo. 

Portanto, essa frase estava sempre ao meu lado para que pudesse entender o quanto era importante alcançar a excelência para atingir as minhas metas.

3. Expectativa

O próximo conselho é escrever qual seria a sua expectativa para o ano. Em um parágrafo, conte o que você fará de melhor, onde precisa melhorar e onde precisa colocar o seu foco. Esse exercício nada mais é que uma pequena redação com direcionamento para o seu propósito. 

Quando você tem essas informações em mente, é mais fácil encontrar motivações para conquistar ótimos resultados. 

4. Frases-meta

Eu gosto de ter uma visão de onde quero chegar e de falar em voz alta, para mim mesmo, altas, como aquele sonho já tivesse acontecido. Aprendi essa técnica na Metanoia, com Roberto Tranjan e Silvio Bugelli.

Funciona assim: pode ser uma frase que tenha relação com o seu plano e com o objetivo que pretende alcançar. Por exemplo: “Fiz atividade física quatro vezes por semana durante o ano inteiro e melhorei a minha forma”.

Após essa etapa, o que temos é a formatação das metas. Dessa maneira, avançamos na mensuração dos objetivos. E, assim, com indicadores e metas, podemos ter uma ideia da direção e de algo específico, o que nos fará completar as ações que colocamos no planejamento.

Quer uma ajuda para desenvolver o seu planejamento pessoal com eficiência? Aprenda como desenvolver clareza nos objetivos e organizar as ações para que os seus sonhos e as suas metas sejam alcançados com a Superação.

Conteúdo atualizado em 06 de julho de 2022

Recent Posts

Liderança: que tipo de líder você quer ser? 5 dicas

Na minha transição de atleta para empreendedor, eu não sabia muito sobre alguns assuntos. Entre…

1 ano ago

Relacionamento interpessoal: qual é a importância para a alta performance no trabalho?

Como é seu relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho? Basicamente, este conceito pode ser definido…

1 ano ago

6 tipos de eventos corporativos para sua empresa

Fazer eventos corporativos é uma das principais maneiras de melhorar a comunicação entre a equipe…

1 ano ago

Alta performance: como ser a sua melhor versão? Conheça 5 pilares

O conceito de alta performance fez parte da minha vida como atleta por cerca de…

2 anos ago

Palestra motivacional: vale a pena contratar? Confira 9 razões

Será que uma palestra motivacional realmente pode mudar a performance? É isso o que falta…

2 anos ago

Consistência no trabalho: o segredo para uma vida profissional de sucesso

A consistência no trabalho é uma das principais maneiras de alcançar a alta performance. Afinal,…

2 anos ago