4 dicas sobre autoconfiança: acredite em você.

abr 18, 2021  |  por Gustavo Borges

Dicas sobre autoconfiança estão por aí, aos montes. Encontramos em muitos lugares. Hoje, eu coloco neste blog quatro delas, além de quatro frases, que podem ajudar a desenvolver a autoconfiança.

Autoconfiança significa ter confiança em si mesmo, segurança e acreditar que se tem a capacidade de fazer algo. Para que isso aconteça, podemos utilizar algumas dicas muito práticas, que ajudam a desenvolver essa autoconfiança.

1. Pare de se comparar com outras pessoas

Uma das dicas sobre autoconfiança, certamente passa pela comparação. Esse ponto é fundamental para que possamos estar ligados no que precisamos fazer. Essa comparação com o outro sempre atrapalha o nosso caminho, pois ficamos comparando carro, dinheiro, seguidores, corpo… E por aí vai.

O grande problema é que isso pode causar insegurança, inveja, baixa autoestima e dúvida sobre se vamos ou não conseguir atingir aquilo. Fuja disso. Tenha em mente que a sua melhor versão depende de você. E é isso o que queremos, a nossa melhor versão.

Portanto, cada macaco no seu galho, foco naquilo que você pode controlar.
Caso queria olhar para o balde cheio de água do vizinho, entenda o que foi feito para ele atingir esse resultado. Pergunte como cada gota entrou ali e aprenda. Com isso, podemos aprimorar o trabalho, seguir em frente e melhorar o resultado. Ou seja, o trabalho sempre vai ser árduo e precisamos encontrar o processo para chegar mais longe. 

2. Produza energia

Atividade física é essencial para trabalhar a autoconfiança. Quando fazemos exercícios, produzimos serotonina, o que melhora o humor. Os benefícios da atividade são muitos: melhora o sono, o stress, a qualidade de vida, diminui a ansiedade e muito mais. Existem muitas evidências que mostram a relação de atividades físicas com a autoconfiança. 

Organize a sua agenda para inserir uma atividade nela. Não adianta falar que não tem tempo. Podemos resolver isso rapidamente. Com apenas 15 minutos por dia, dá para andar em volta do quarteirão, subir escadas, fazer flexão de braço, abdominais… São muitas as estratégias que podemos usar para fugir da zona de conforto. Portanto, mãos à obra.

3. Faça

Todos temos receios, dúvidas e medo de alguma coisa. Agora, para fazer algo diferente, arriscar e seguir em frente, é preciso coragem. Eu entendo que é difícil dar a cara a tapa, pedir aumento, fazer um concurso, mudar de emprego ou algo que exija um esforço. Busque algo desafiador na vida, algo que te traga prazer e progresso. Ficar no mesmo lugar e esperar resultados diferentes não vai acontecer.  

O simples fato de não fazermos algo que precisa ser feito, já pode ser algo que impactara nosso resultado. Com isso, afeta nossa autoconfiança. Ou seja, tenha foco e direcione sua energia para onde ela precisa ir.

4. Desenvolva conhecimento na sua área

Se você se capacitar e desenvolver habilidades para crescer, certamente, vai chegar mais longe na carreira. Quanto mais acumular conhecimento, juntamente com a prática, melhor se sairá. Estude, se desenvolva e construa a sua história. Seja líder da sua vida. Isso, certamente, te deixará com muito mais autoconfiança.

De todas as dicas sobre autoconfiança, esse eh uma das que mais gosto. Conhecimento nos liberta, aumenta nossa auto estima pois temos mais segurança no que estamos fazendo.

Frases para ajudar na sua autoconfiança  

Abaixo listo algumas frases que dão suporte para as dicas sobre autoconfiança.

“Uma chave importante para o sucesso é a autoconfiança. Uma chave importante para a autoconfiança é a preparação.”

Arthur Ashe

Uma das definições de sucesso é “qualquer resultado de um negócio, de um empreendimento”. Nada demais, certo? Mas eu queria chamar a atenção para uma palavra aí: resultado. 

Quando se fala em sucesso, se fala em processo. Ninguém atinge uma meta do nada, sem ter feito alguma coisa para isso. Mesmo quando cai no colo, como dizem, algum cenário foi criado para que isso acontecesse.

Ou seja, para atingir o sucesso, é preciso percorrer um caminho. Cumprir uma jornada, para que o RESULTADO dela seja alcançado. Por isso, a frase do ex-tenista americano Arthur Ashe, que teve forte atuação em causas sociais, faz tanto sentido.

Se precisamos estar confiantes para alcançar o sucesso, precisamos nos preparar para ficar confiantes. Investir em nós mesmos, dedicar tempo, aprendizado, executar ações.

Se cair, levante.

“A vida é cheia de altos e baixos. Aquele que não tem vontade, coragem, autoconfiança e força para se levantar após a derrota, está fadado a ser um eterno derrotado.”

Masaharu Taniguchi

Está sentado e preparado para ouvir uma verdade? Então, lá vai: na vida, em algum momento, você vai perder. Vai sofrer uma derrota. Isso é tão inevitável quanto as vitórias que terá, se trabalhar por elas.

Mas a questão é: como você vai reagir quando as coisas não derem certo? Você está preparado para esses momentos?

Rocky Balboa, icônico personagem de Sylvester Stallone no cinema, tem uma frase maravilhosa: 

“Não importa o quanto você apanhe nem o quanto você caia, mas, sim, a quantidade de vezes que consegue se levantar”. 

Ou seja, na matemática dos altos e baixos da vida, direcione os seus resultados para que sejam muito mais positivos do que negativos.

Como? Tenha vontade de fazer as coisas. Seja corajoso para ousar, mesmo quando todos acham que você não deveria fazer isso. Mantenha a sua força inabalável, porque é nela que você vai se apoiar quando precisar. E, principalmente, seja autoconfiante. Se você não acreditar em você mesmo, em primeiro lugar, quem vai acreditar?

Quem é você nesse ringue? Rocky Balboa ou qualquer outro que não aguentou o tranco? Conta para mim nos comentários.

O cara

“Eu odiava cada minuto dos treinos, mas dizia para mim mesmo: não desista! Sofra agora e viva o resto da sua vida como um campeão.”

Muhammad Ali

No meu caso, eu adorava treinar. Tive uma experiência muito boa com os meus treinamentos, sempre muito focado no processo. Mas o aprendizado, aqui, seria outro.

Mesmo gostando, sejamos honestos: quem está 100% motivado e disponível para treinar todos os dias? Para se levantar cedo todos os dias, com chuva, sol ou frio? Para encarar a vida de frente todos os dias, com todos os pontos negativos e positivos que ela traz?

Viver é uma eterna repetição, cheia de variáveis, claro, mas que demanda dedicação, suor e vontade. Fazendo a coisa certa na maioria das vezes, isso se torna prazeroso e feliz, como todos queremos.

O que temos de ter em mente é que cada dia que vivemos pode ser simbolizado por um tijolo. É meio clichê, mas, sempre que você cumpre uma parte desse processo, no fim do dia, você colocou mais um tijolinho na estrutura que está levantando para viver. 

Quando esse castelo estiver pronto, bonito, fundamentado e firme, você terá mais segurança de estar nele. E nele ficará por muito, muito tempo. Da mesma maneira, qual é a tranquilidade que temos quando percebemos que estamos fazendo a coisa errada? Não é fácil, não é mesmo?

Portanto, não desista dos seus objetivos. Dos seus sonhos. Encha-se de confiança e vá para cima deles. Assim são formados os campeões, do esporte e da vida.

Deixe seu comentário.

  • Copyright © 2019

  •    •