Vencer ou perder: aprendizados.

mar 13, 2021  |  por Gustavo Borges

Vencer ou perder?  Sempre vamos nos deparar com essas duas situações em nossas vidas. Faz parte de qualquer construção de resultado.  Se formos analisar o quanto temos que treinar, ajustar, evoluir em nossa busca,  vamos sempre enfrentar resultados diversos ao longo da jornada.  Um ponto principal para que a conquista se concretize é a persistência.  

Quando atingimos um resultado positivo, podemos ter a coragem como ponto principal, que dá força a persistência.  Ou, podemos nos deparar com o medo.  Isso mesmo, medo de repetir o feito e empacamos na nossa busca de longo prazo.  Com isso, desistir.  

Já o resultado negativo pode trazer duas coisas:  frustração ou aprendizado.  Se escolhermos a primeira,  a desistência estará presente.  Ou seja, não seguiremos em frente,  o investimento de tempo e energia foi alto demais.  Caso tenhamos a visão do aprendizado, podemos crescer, aprender e, com certeza, persistir na busca.  

Empreendedorismo e a relação com vencer ou perder. 

Eu vendia braçadas para comprar centésimos.

Gustavo Borges

Essa frase tem um significado muito grande pra mim.  Imagine que ao longo de minha carreira como esportista eu empreendia meu próprio corpo.  Foram 43 milhões de metros nadados e 20 milhões de braçadas ao longo da carreira.  Os centésimos que vieram disso já dá pra imaginar. 

Essa referência tem a ver com a relação do esporte com o empreendedorismo.  São muitos aspectos em comum:  planejamento, objetivo, assumir riscos, resultados…  Desta forma, tudo que aprendi dentro da piscina se transfere para o que eu faço hoje nos meus empreendimentos.  Seja ele numa palestra motivacional ou na gestão dos meus negócios.

Dentro da água eu “vendia” minhas braçadas para atingir os meus melhores resultados.  Este resultado vinha na forma de centésimos de segundo, que era a diferença entre chegar às olimpíadas ou ficar em casa.   Pegar uma final ou ficar nas eliminatórias.  Conseguir uma medalha ou ficar em quarto.

Nem sempre eu fui vitorioso, porém sempre que me superei o sentimento de vitória era grande.  Ou seja, a conquista sempre vai estar atrelada ao resultado, e o sucesso ou fracasso está relacionado a um sentimento.  Com isso, os aprendizados precisam estar presentes.  Se isso não acontecer, vencer ou perder, passa a ser um stress na vida das pessoas.  E desistir fica mais próximo. 

Aquelas repetições intermináveis

Essa frase abaixo é uma daquelas dicas que valem um milhão de dólares ou mais. Gosto muito dela pois dá uma visão bem direta sobre o tema que estamos discutindo aqui. 

“A nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo para vencer é tentar mais uma vez.”
Thomas Edison

Um técnico que tive na década de 90, chamado Gregg Troy, aplicava um certo mantra comigo. Usava três palavras para balizar parte do meu treinamento na piscina:

FOCO, CORREÇÃO E REPETIÇÃO.

Muita coisa era baseada nisso. Primeiramente, em saber muito bem o que eu tinha de fazer. Depois, em corrigir os erros que eu estava cometendo. E, por fim, quando tudo estava da maneira que tinha de ser, repetir. E repetir… Quando a coisa não dá certo na primeira vez, muita gente baixa a cabeça e desiste. Mas sabe quem acaba sendo o vencedor?  O cara que insistiu, perseverou. Portanto, a pessoa que foi a fundo, teve resultados superiores. 

Não perca o entusiasmo e o foco

Nesta relação de vencer ou perder, temos que seguir com energia, foco e entusiasmo.  Difícil muitas vezes, mas necessário em todos os momentos.  A frase abaixo dita a regra do que acontece na prática.  Aqueles que se mantêm focados e com motivação chegam onde quer chegar.   Você pode falar: Mas eu não consigo, não tenho forças, não tenho um caminho a seguir.  Não se preocupe, mais abaixo neste blog vou dar algumas sugestões. 

“O sucesso é ir de fracasso em fracasso, sem perder o entusiasmo.”
Desconhecido

Clichê demais?  Mas funciona assim mesmo.  Muitas vezes o óbvio e as coisas que são mais básicas são as que funcionam.  Faça o básico bem feito e pronto, já terá resultados fantásticos. Ou seja, o exemplo de uma história vencedora, normalmente, vem acompanhado de uma que teve perdas e obstáculos pelo caminho.

O importante, quando esse tipo de coisa aparece, é ter tranquilidade. Analisar passo a passo do processo para entender onde estava o erro. E corrigir. Esse aprendizado é importante demais para a construção da vida. E essa construção só vem com consistência de trabalho, dedicação, acertos e erros, foco, repetição.


Ninguém vive apenas de sucesso, acredite. E está tudo bem ser assim. Porém, para atingir seus objetivos a disciplina é a ponte entre o que você quer atingir e suas ações. 

3 aprendizados que podem te ajudar

Importante termos exemplos dos aprendizados de nossas vidas.  Precisamos entender melhor o que aconteceu e como continuar no nosso caminho.  Com aprendizados temos mais chances de perseverar, e consequentemente vencer. 

Seja disciplinado.

Não é fácil acordar todo dia e ir treinar, trabalhar, fazer as coisas que você precisa fazer, né? Mas posso te contar uma coisa? Você precisa fazer isso. Não tem muita escapatória. Por isso, seja disciplinado. Mesmo quando a vontade estiver no rodapé, pense no motivo pelo qual você precisa fazer aquilo. Ir à academia significa melhorar a saúde e a qualidade de vida. Isso é essencial.  A diferença entre vencer ou perder pode estar neste item.  

Trabalhar a disciplina significa alimentar a ferramenta que pode te ajudar a conquistar seus sonhos. Estudar é o que vai pavimentar o caminho da sua vida, vai ditar o seu futuro, mostrar quem você poderá ser e o que poderá alcançar. Então, quando a preguiça bater, deixe a disciplina falar mais alto. E, quando chegar no lugar para fazer o que tem de fazer, dê o máximo. Afinal, lembre-se: você venceu o sentimento que estava te impedindo de chegar lá. Agora, se chegou, aproveite! 

Defina um padrão alto de qualidade das entregas.

A média não te leva a muito lugar. Se você entrega algo que quase todo mundo pode entregar, você vai ser tratado e avaliado como quase todo mundo. Se é algo a mais que você está buscando, eleve o nível dessa entrega. Foque na alta performance. E, quando atingir esse nível, o sustente a todo custo! Portanto, não adianta ser muito bom hoje, razoável amanhã, ótimo depois de amanhã, mediano no dia seguinte…

Quando analiso o que me levou a um resultado excepcional, eu encontro uma dedicação incrível na construção do meu resultado.  Difícil você se dedicar, estar focado e não ter resultado.  E mesmo se não tiver,  quais foram os aprendizados?  Pense nisso e bola pra frente. 

Contribuia com alguém.

É tão bom ajudar as pessoas, não é mesmo? Sem papinho, sem falsa modéstia. Quem não se sente bem quando faz o bem para alguém? Então, sabendo que isso é uma realidade, que tal praticá-la todos os dias? Em casa, no trabalho, na escola, na rua. Que tal frear para um pedestre atravessar a rua? Que tal identificar alguém que precise de ajuda para executar ou terminar um projeto complicado, e ajudar? 

Dificilmente, caminhamos sozinhos na vida. Pessoal ou profissional. Precisamos e queremos o apoio das pessoas. Por isso, temos a obrigação de apoiar, também. E, de bônus, você ainda vai se sentir bem com isso, em paz. Ou seja, quando aprendemos algo em nossas vidas, passar adiante é o melhor caminho para fortalecer esse aprendizado.  Com isso, além deste reforço, podemos ajudar outras pessoas a não cometerem os mesmos erros.  

Portanto, termino esse blog com uma frase que uso sempre e que pode ilustrar o que queria dizer acima:

Vencer ou perder é transitório, mas desistir ou persistir é sua decisão.

Vamos em frente!

DICAS PARA VOCÊ ATINGIR O SEU RESULTADO:

  • Tenha uma rotina adequada, focada na alta performance (sucesso além do padrão estabelecido, com consistência e a longo prazo).
  • Tenha clareza no que precisa ser feito. Capriche nas anotações das suas tarefas.
  • Não pare no meio das ações. Ancore-se no seu caminho e no seu plano.
  • Não existe meia grávida. Tenha comprometimento com aquilo que escolheu fazer.
  • Tenha foco no que importa.
  • Seja disciplinado.

    Leia outros blogs do meu canal:
  • Copyright © 2019

  •    •