Liderança

Transição de carreira: preparação

 Transição de carreira sempre foi um tema muito discutido entre as pessoas.  Pesquisas dizem que uma parcela significativa das pessoas querem mudar de emprego ou de sua situação atual.  Durante minha carreira passei por um processo que foi bem difícil.  Parei de nadar e fui empreender em outras áreas.  Essa transição demorou quatro anos e durante este período tive que aprofundar meu conhecimento em áreas que até então não tinha explorado. 

Ansiedade, tensão, receios… tudo estava ali naquele momento.  

O sucesso profissional é sem dúvidas um dos maiores desejos e objetivos de qualquer pessoa. Desta forma, quando atingido, proporciona grande satisfação a qualquer pessoa. Assim, podemos dizer que este sentimento pode significar que o auge da carreira foi atingido. Isso acontece no esporte quando você ainda está em idade competitiva, mas um atleta mais jovem vem com tudo pra cima.

No entanto, este sentimento nem sempre é duradouro. Por isso, a transição de carreira é uma das alternativas levadas em consideração para garantir a satisfação pessoal e profissional.  Para o atleta, ela é uma ruptura de algo que você fazia com excelência, para algo que é completamente diferente. 

Aprendizados

A atividade, que tinha o aspecto físico como fonte principal de resultado, passa a ter como foco a canalização de energia e conhecimento em outras áreas.  Os aprendizados são enormes no esporte, porém os atletas precisam se adaptar à mudança e trabalhar tão duro nesta nova carreira quanto fizeram no esporte. 

Podemos dizer que, a transição de carreira pode ser buscada por qualquer profissional de qualquer área, sendo que os casos de transição são os mais variados. Alguns profissionais, por exemplo, podem recorrer a essa alternativa por conta do desemprego gerado pela crise financeira em um determinado setor. Ou ainda, por ter alcançado o limite de idade para aquela determinada profissão, como acontece com a maioria dos atletas.

Mas afinal, você sabe o que é e como realizar uma transição de carreira?

O que é a transição de carreira?

São muitas as pessoas que buscam por uma transição de carreira. Seja por motivos pessoais, pelo desemprego ou insatisfação. No caso de atletas, o fato de ter alguém mais jovem chegando com tudo. A verdade é que o tema tem sido cada vez mais buscado. Basicamente, assim como o nome sugere, a transição de carreira nada mais é do que a troca da atual, pela busca por uma nova carreira e profissão.

A grande maioria dos profissionais, escolhem suas futuras profissões ainda muito jovens. Desta forma, a falta de vivência e experiência profissional, podem ter sido a causa por fazê-los escolher uma profissão que não lhes trouxeram a satisfação e o sucesso esperado na vida adulta.No esporte isso acontece no momento da aposentadoria, muitas vezes precoce, dos atletas.  Com cerca de 30 anos, isso se chegar a tanto, os atletas profissionais começam a pensar nesta transição.   

No meu caso, fazer uma transição não foi fácil, pois a incerteza e o medo da mudança eram grandes.  Durante 4 anos me preparei para o momento de parar de nadar.  Neste tempo desenvolvi competências para continuar meu crescimento fora das piscinas.

Principais pontos de atenção em um momento de transição:

  1. Não tenha medo: o medo paralisa e não enfrentar o desafio pode ser a pior coisa que você faca para seu desenvolvimento.
  2. Foco no que você quer: com isso fica mais fácil a busca de oportunidades, sem se preocupar se vai dar certo ou não.
  3. Mudança não é uma coisa ruim: analise se esta confortável demais sua situação ou se você esta tirando o máximo de você.
  4. Não se vitimize: caso perca o emprego, ou tome uma decisão e depois se questione, fuja da vitimização.  Seja forte, persistente e focado no que você quer.
  5. Desenvolva competência: estude, busque o conhecimento e se liberte.  Temos acesso a muita informação, e qualquer atividade que você se dedicar por um bom tempo certamente você terá capacidade de realizar este trabalho de maneira bem feita.

Qual é o melhor momento para pensar na transição de carreira?

Em algum momento da sua vida profissional, pode ser que você já tenha pensado se escolheu a profissão correta. São nesses momentos que uma brecha se abre para a transição de carreira. Isso porque, pode ser que você não se sinta plenamente satisfeito em sua vida profissional e pessoal.

Pensando nisso, você deve estar pensando quais são os “sintomas” que levam a crer que mudar de carreira seja a melhor opção.

Confira alguns sinais que podem servir de estopim para tal processo:

Questões financeiras:  valores não adequado para sua realidade ou desejo. Insatisfação pessoalnão está curtindo mais. Baixa performance e competitividade:  esse no esporte conta muito.. Propósito: perdeu aquele brilho nos olhos. Mercado em crise: demissão ou desemprego

A transição de carreira é uma decisão importante. Logo, o profissional deve se auto avaliar e observar os sinais destacados anteriormente com sabedoria para, só então, decidir para qual direção deverá encaminhar sua vida profissional e se a transição é o melhor para a sua carreira.

No esporte tem uma característica interessante que a idade e a performance numa idade ainda baixa interfere muito.  Por exemplo com 30 anos um atleta se aposenta, para de fazer algo que ama, para fazer uma outra atividade.  Ele foi meio “forçado” pelos rivais ou tomou a decisão de buscar outro caminho.  Independentemente disso, o que vem na sequencia eh o mesmo para qualquer pessoa.  Muita dedicação e trabalho na busca de um novo caminho.

Como fazer uma transição de carreira sem prejudicar a vida financeira?

É importante ressaltar que o sucesso de qualquer pessoa só é possível através de um bom planejamento e desenvolvimento. Antes de buscar por essa alternativa, é preciso que você se sinta seguro com sua decisão. Até mesmo porque, é bem provável que haja uma mudança no seu estilo e padrão de vida.

Os 5 pontos que mencionei acima também servem de parâmetro para esta analise aqui.  Se o impacto financeiro for gigantesco, ou vai interferir em situações da vida familiar,  tem que ser bem pensado.  Por exemplo, a decisão de um jovem em inicio de carreira e outro com filhos e dependente, pode ser decisões bem distintas.  mas o que não muda e a vontade de crescer e continuar numa busca que te atraia.  Que te tira da zona de conforto e que te de aquele brilho nos olhos. 

Portanto de atenção aos pontos abaixo

· Defina objetivos e metas: definir objetivos e metas será fundamental para que você consiga se acostumar com a nova função e saber como se desenvolver para atingi-los. Garantindo assim, o sucesso e realização profissional. Todavia, é preciso ser sensato e definir metas e objetivos possíveis. Pois, quando se alimenta sonhos impossíveis, tende-se a buscar por atalhos e, em muitas vezes acabam em frustração. Logo, tende a se tornar algo prejudicial à nova carreira.

· Trace um plano financeiro: avalie sua situação financeira e considere um determinado valor para manter o seu estilo de vida. Diante disso, defina o tempo que levará para alcançar a quantia e planeje-se financeiramente.

· Poupe: Identifique sua capacidade de poupar e o tempo necessário para conseguir construir uma reserva financeira de segurança. Lembre-se que essa reserva deverá ser suficiente para seu processo de transição, além de garantir o seu conforto futuro. Dito isso, são muitos os profissionais que iniciam a transição de carreira simultaneamente.

· Invista com sabedoria: parece óbvio, mas mais importante do que ter uma reserva e recursos financeiros, é saber investir. Por isso, se você não se sente seguro na área, procure parceiros que agreguem e estude bastante o novo negócio. Desta forma, você conseguirá administrar sua nova carreira e obter um retorno satisfatório sem prejudicar sua vida financeira.

Transição de carreira com sucesso garantido

Para iniciar um processo de transição de carreira de sucesso, portanto, é preciso que você faça um planejamento a longo, médio e curto prazo. Antes de mudar de carreira, pense na sua trajetória profissional. Anote os pontos que na sua opinião deram errado e os quais você não gostava. Considere profissões que te dê satisfação pessoal e profissional.

Assim, se sua decisão for tomada com base nos seus princípios, objetivos, necessidades financeiras e valores pessoais, você se sentirá muito mais confortável com a transição. Portanto, ao escolher uma nova carreira, é necessário que você leve em conta suas aptidões e qualificações. Mas também, que consiga entender e perceber as lacunas deixadas na área escolhida.

Conclusão

Em conclusão, é importante frisarmos que a transição de carreira não é uma tarefa fácil. Sendo bem provável que você tenha que enfrentar inúmeros desafios. Afinal, você não estará mais na sua zona de conforto. Além do mais, na maioria dos casos, a nova área a ser explorada pode ser totalmente diferente da qual o profissional estava acostumado e que possuía certa experiência.

Todavia, como demonstrado, com um bom planejamento e desenvolvimento, é possível não somente realizar a transição de forma satisfatória, como ainda obter sucesso e reconhecimento na nova profissão.

Espero que tenha ajudado neste tópico.  


Recent Posts

Liderança: que tipo de líder você quer ser? 5 dicas

Na minha transição de atleta para empreendedor, eu não sabia muito sobre alguns assuntos. Entre…

1 ano ago

Relacionamento interpessoal: qual é a importância para a alta performance no trabalho?

Como é seu relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho? Basicamente, este conceito pode ser definido…

1 ano ago

6 tipos de eventos corporativos para sua empresa

Fazer eventos corporativos é uma das principais maneiras de melhorar a comunicação entre a equipe…

1 ano ago

Alta performance: como ser a sua melhor versão? Conheça 5 pilares

O conceito de alta performance fez parte da minha vida como atleta por cerca de…

1 ano ago

Palestra motivacional: vale a pena contratar? Confira 9 razões

Será que uma palestra motivacional realmente pode mudar a performance? É isso o que falta…

2 anos ago

Consistência no trabalho: o segredo para uma vida profissional de sucesso

A consistência no trabalho é uma das principais maneiras de alcançar a alta performance. Afinal,…

2 anos ago