Na minha transição de atleta para empreendedor, eu não sabia muito sobre alguns assuntos. Entre eles, liderança. Já havia exercido liderança com as pessoas que treinavam comigo, mas eu entendia que precisava aprender mais.
Precisei buscar muito conhecimento para melhorar esse aspecto, para liderar o meu time e ter crescimento nos negócios.
Apesar de algumas pessoas acreditarem que a liderança é um dom ou um talento, que já nasce com ela, ela pode ser desenvolvida. Mas, para isso, é necessário ter disciplina e determinação. E, mais do que qualquer coisa, entrar em ação.
Quando falo deste tema, sei que inúmeras dúvidas surgem: como motivar e desenvolver sua equipe, qual é a importância da gestão de pessoas e, principalmente, quais são as dicas para se tornar um bom líder.
Neste conteúdo, vou falar em detalhes sobre cada um desses pontos. Boa leitura!
A liderança pode ser definida como a competência de conduzir um grupo de pessoas, motivando-os e inspirando-os para que eles se tornem uma equipe que gere grandes resultados para a empresa.
Muito mais do que um cargo, está diretamente ligada às atitudes do líder. Como disse John Calvin Maxwell, autor consagrado da área:
“Liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se de uma vida que influencia outra”
E, como eu gosto de dizer:
Então, para o bom líder, a intenção não é fazer com que os liderados apenas gostem dele. Ou, simplesmente, ser a pessoa que tenha maior influência entre os outros.
Mas, sim, inspirar as ações, as decisões e os comportamentos da equipe de maneira positiva.
Quando você pensa “quero ser um bom líder no trabalho” é importante considerar que existem alguns estilos de liderança mais conhecidos e populares. Isso não significa que você deve escolher um deles e ignorar os outros.
Mas acredito ser relevante conhecê-los para que você entenda que tipo de líder quer ser, avaliando as vantagens e desafios de cada um.
No fim, é importante saber que não existe apenas um estilo, e também que você pode adaptar a sua postura de acordo com cada situação ou liderado. Agora, confira os principais:
A liderança autocrática é um dos estilos mais atuantes nas organizações. Ela é baseada na centralização total da autoridade, em que o líder é o responsável por todas as tomadas de decisões.
Essa é uma liderança focada no líder, na qual a equipe não tem muita voz, atuando apenas para executar as atividades para alcançar os resultados esperados.
Diferentemente do tipo anterior, a palavra-chave da liderança democrática é equilíbrio. Isso porque as decisões são tomadas em conjunto, além de ser um ambiente mais agradável para compartilhar ideias e dar opiniões.
Neste caso, o líder age como um facilitador dos processos, pois está disposto a ouvir o que os colaboradores têm a dizer e, principalmente, ajuda a desenvolver soluções.
Leia também: Qual a importância do trabalho em equipe? 3 aprendizados da natação
Essa é uma liderança mais tradicional, em que o líder se coloca como autoridade máxima, executando uma gestão baseada em recompensas e punições. De maneira direta, é o que um chefe desempenha, pois foca na obediência das regras e cumprimento das metas.
Ou seja, a pirâmide hierárquica está muito bem definida aqui. Muitas vezes, esse tipo de gestor não se preocupa com o engajamento da equipe ou com o clima, o que pode atrapalhar na motivação e produtividade.
Como disse Simon Sinek, um grande palestrante sobre liderança:
“Um chefe trabalha para ver números crescerem. Um líder trabalha para ver pessoas crescerem”
É claro que o estilo de liderança varia de acordo com a pessoa, a cultura organizacional e a própria equipe. Contudo, quando penso em como um líder deve se comportar, está muito mais associado ao cenário seguinte.
Um dos principais focos da liderança transformacional é que o líder seja o maior exemplo para a equipe. Ele deve incentivar e, principalmente, capacitar o time para que ele alcance resultados de alto desempenho.
Costuma ser um tipo de liderança muito procurada pelas corporações, já que consegue inspirar a equipe e, com esse engajamento, normalmente entrega bons resultados.
O ênfase dessa liderança está no liderado. É considerada uma forma menos intrusiva de comandar a equipe, já que ela dá mais autonomia e permite que os colaboradores ajam sem a necessidade constante de autorização.
Exatamente por isso, exige que o time seja altamente responsável. Afinal, por mais que os colaboradores sejam bem-intencionados, a ausência do líder pode diminuir a produtividade ou prejudicar o desempenho do trabalho.
A liderança situacional está associada à mudança estratégica de ações de acordo com as situações cotidianas. Ou seja, o líder adota comportamentos diferentes dependendo da circunstância.
Esse tipo de liderança exige grande inteligência emocional e maturidade do líder. Contudo, é necessário ter atenção para que as mudanças repentinas de estilo não afetem o relacionamento com a equipe.
Inclusive, sempre repito sobre a importância da inteligência emocional na liderança. Confira este vídeo em que falo mais a respeito:
Quando falo sobre as principais competências do líder, é necessário pensar em como você deve agir para o desenvolvimento de equipes de alta performance. Afinal, é isso o que busca, certo? Confira, então, quais são elas.
Quer uma boa dica sobre como um bom líder deve agir? Saiba ouvir, tanto em relação ao trabalho quanto em assuntos pessoais. Até mesmo porque um bom líder sabe criar laços de confiança com o time. E isso só é possível quando ele escuta o que os liderados têm a dizer.
O gestor que sabe ouvir consegue se comunicar muito melhor com a equipe, afinal, entende as principais necessidades dos colaboradores e as expectativas estão alinhadas.
Além disso, a transparência é fundamental para manter o engajamento do time. Como disse Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos:
“Qualquer pessoa que alega ser um líder deve falar como um líder. Isso significa falar com integridade e verdade.”
Aproveite e leia: Como um líder deve se comunicar? 5 conselhos para incentivar o diálogo
Basicamente, relacionamento interpessoal é a maneira que você lida com os outros. É uma habilidade fundamental para lidar com crises ou possíveis conflitos que possam aparecer e, exatamente por isso, é uma competência necessária para o bom líder.
“Liderança e aprendizagem são indispensáveis um ao outro”.
– John F. Kennedy
Essa frase do ex-presidente dos Estados Unidos diz muito sobre algo que, às vezes, é deixado de lado pelos líderes. É necessário estar em um processo constante de aprendizado.
Afinal, é dessa maneira que você pode se familiarizar com as tendências e, principalmente, desenvolver a sua liderança.
Um bom líder não é acomodado e, muito menos, deve pensar que já sabe tudo. Até mesmo porque uma das principais maneiras de incentivar a equipe a continuar se desenvolvendo é pelo exemplo.
Então, seja por meio de palestras ou treinamentos de liderança e gestão de pessoas, o importante é sempre estar em movimento, em busca de novos conhecimentos que podem agregar.
Leia mais: Palestra sobre liderança e gestão de pessoas: por que contratar?
Por fim, uma das características de qualquer profissional que deseja ter protagonismo no trabalho é a autoconfiança.
Isso tem a ver com a convicção que uma pessoa tem de que é capaz de fazer determinadas ações. Ou seja, levar em consideração as habilidades, qualidades e conhecimentos para entender que consegue fazer algo.
Como já falei, lidar com pessoas, metas e cobranças por resultados pode ser desafiador para qualquer um, mesmo aquele que faz isso há anos. A palavra-chave para o sucesso, nesse caso, é ter inteligência emocional, uma competência fundamental para o líder e que também pode ser desenvolvida.
Agora que você conhece as principais características, veja algumas dicas para se tornar um bom líder. Lembre-se de que esse é um trabalho constante. Por mais que sua equipe esteja em alta performance, é essencial estar em constante desenvolvimento.
A formação de liderança deve passar, inclusive, pelo planejamento. O líder precisa ter clareza de onde quer levar a sua equipe para definir as melhores táticas para alcançar esses resultados.
Para isso, é essencial que tenha uma visão macro sobre todos os aspectos da empresa, do mercado e da concorrência. Isso é importante para que o plano seja fundamentado em cima dos objetivos da organização.
Além disso, é fundamental que tudo esteja bem alinhado com os colaboradores, para que eles saibam o que se espera deles e o que precisam fazer para atender às expectativas.
O bom clima organizacional está diretamente relacionado à motivação e ao engajamento da equipe. Mas, mais do que ter uma boa relação entre líder e liderados, é importante que os colaboradores tenham uma boa conexão entre si.
Isso significa dar a mesma importância a todos os profissionais, saber ouvir cada um deles e não criar um ambiente de disputa, mas sim de harmonia e colaboratividade. Isso tem um impacto direto na motivação, que você verá a seguir.
Já pensou alguma vez em como um líder pode motivar sua equipe? Como você viu, esse é um dos principais papéis que a liderança deve exercer, pois tem repercussão nos resultados conquistados.
Seja para motivar uma equipe desmotivada ou para manter o engajamento alto, é essencial reconhecer a importância do líder neste momento. Entre algumas das principais dicas que já dei em outros conteúdos, posso ressaltar:
Leia também: 7 dicas sobre como motivar sua equipe para alcançar a excelência
Além de ser um grande parceiro, o líder precisa ser um mentor que se dedica a atuar na capacitação de seus colaboradores. Essa medida poderá ser vital, uma vez que poderá minimizar uma possível insatisfação dos membros de sua equipe.
Com capacitações periódicas, o líder poderá ter a oportunidade de qualificar a sua equipe e ainda desenvolvê-los de forma promissora. Isso pode acontecer tanto no âmbito profissional quanto também no pessoal. E o que isso quer dizer?
Que a empresa poderá estar contribuindo para que haja uma geração positiva de resultados cada vez mais consistentes e sólidos. Com isso, certamente, resultados melhores para a companhia.
Existem inúmeras maneiras de tornar isso possível e assim motivar uma equipe, por exemplo:
Além disso, é importante lembrar:
Ou seja, o verdadeiro líder forma líderes. Ele compartilha tudo o que sabe. Distribui conhecimento, responsabilidades, conquistas, divide derrotas. Ele não monopoliza as coisas. Não é egoísta.
Por isso, quando olhar para a equipe, o líder deve enxergar muitos potenciais líderes, não apenas subordinados. E a principal maneira de fazer isso é incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional.
A gestão de alta performance é essencial para conquistar a máxima eficiência em todos os âmbitos da empresa.
Isso significa ser orientado por resultados para ter uma equipe mais produtiva, debater a performance do time, possuir uma visão estratégica e investir na atualização constante pessoal e dos colaboradores.
Saber como ser um bom líder é apenas o primeiro passo. O importante é entender que a liderança tem o papel de fazer algo grandioso com a equipe, indo muito além do engajamento e da motivação, mas trabalhando com alta performance.
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