Protagonismo no trabalho: como assumir as rédeas da sua carreira

jun 13, 2022  |  por Gustavo Borges

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Alguma vez já te perguntaram, quando criança, “o que você quer ser quando crescer”? As respostas costumam ser incríveis, de astronauta a presidente. Ou, quem sabe, atleta olímpico?

A verdade é que não são todos os casos nos quais as respostas do passado se tornam realidade. Mas não é essa a questão. Afinal, independentemente do que as crianças respondem, uma coisa é certa: elas querem ter protagonismo no trabalho.

O que, exatamente, isso significa? Mesmo no ambiente profissional, ninguém quer ser coadjuvante de outras histórias. Pelo contrário, as pessoas querem tomar as rédeas de suas carreiras e do futuro.

Contudo, não são todos que realmente conseguem fazer isso. Parece ser muito fácil, e até mesmo cômodo, não assumir a responsabilidade da evolução da carreira, se contentando apenas com o que já se tem, sem ir atrás de mais nada.

Isso até pode ser mais simples… Mas, com certeza, não é satisfatório. A ideia por trás do protagonismo profissional é que você realmente se destaque naquilo que faz. E, para isso, é fundamental ter foco, coragem e determinação.

Para mim, dentro das piscinas, isso sempre foi muito claro. Se eu quisesse subir no pódio ou me classificar para os Jogos Olímpicos, teria de ser o real protagonista da minha história. E foi isso o que eu fiz.

Na vida de empreendedor, esse aspecto não tem sido diferente. Preciso continuar me dedicando e, por vezes, abrir mão de outras coisas para conseguir alcançar os meus objetivos.

Então, mais do que entender o que é ser protagonista no seu trabalho, é o momento de pensar sobre quais ações e hábitos você pode mudar para sair do papel de coadjuvante. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é ser protagonista no trabalho?

Cada vez mais, as empresas buscam por profissionais que atuem como protagonistas. Ou seja, que além de se destacarem no que fazem, tenham consciência do papel que possuem no crescimento geral.

Então, não basta ter algumas características que fazem a pessoa ser capacitada para o cargo. É necessário que ela tenha o ímpeto de ir atrás do próprio desenvolvimento profissional, sem depender do líder.

Isso é importante para que você não acredite que a companhia é a responsável por definir a sua carreira ou onde você deve estar. Pelo contrário. Isso pode ser construído em conjunto, mas é preciso mostrar que você está pronto.

Vale pensar o seguinte: às vezes, boas oportunidades aparecem. Entretanto, seja por insegurança ou autossabotagem, nem sempre as pessoas conseguem aproveitá-las da maneira que deveriam. 

A autossabotagem, inclusive, é uma das principais inimigas do protagonismo profissional. Já falei sobre isso anteriormente:

É comum sentir medo ou ficar hesitante, mas você não pode deixar que isso te impeça de ir atrás do que quer. De crescer, principalmente. Está com medo? Vai com medo mesmo! Não deixe esse ser um aspecto definidor das suas experiências.

Afinal, quando pensamos no protagonista de um filme, onde ele está? No centro de tudo. No trabalho, é a mesma situação. É quem tem controle da situação. Quem sabe aonde quer chegar. E, por fim, quem faz.

Quais são as características de quem exerce protagonismo no trabalho?

Algumas boas características que você pode encontrar em um profissional protagonista são:

O ponto é entender que, independentemente do ambiente em que esteja e das pessoas ao seu redor, você sempre pode fazer algo a respeito do seu desenvolvimento.

Esta não é uma tarefa fácil. Como falei, é muito mais simples ficar na inércia e deixar as coisas acontecerem. O difícil é tomar uma atitude de campeão e fazer diferente.

Era o que eu fazia toda vez em que acordava cedo para entrar na piscina e treinar, mesmo com o clima ruim. Era a repetição diária, até chegar à excelência. E, com certeza, não fui o único que passou por isso. 

Eu odiava cada minuto dos treinos, mas dizia para mim mesmo: não desista! Sofra agora e viva o resto da vida como um campeão.

— Muhammad Ali

Pensando nessas questões, separei algumas dicas que podem te ajudar a alcançar o protagonismo no trabalho.

Como ter protagonismo no trabalho? 4 dicas

1. Estabeleça metas

Essa é uma indicação que serve para toda a vida, não apenas para o trabalho. Você precisa ter metas, tanto pessoais quanto profissionais. Do contrário, como vai saber o que quer alcançar? Fica difícil, não é mesmo?

Por vezes, as pessoas subestimam a importância do planejamento eficiente, de criar boas metas e saber para onde querem ir. Mas, na realidade, tais práticas deveriam ser sempre os primeiros passos de qualquer jornada.

Frase de Neil Patel: "Metas são tarefas específicas que compõem os objetivos, e nos ajudam a alcançá-los um passo por vez."

Então, pense no seu trabalho: onde você quer chegar? A um cargo de liderança, talvez? Continuar crescendo na área em que já está? Uma transição de carreira? Independentemente da resposta, é necessário ter isso bem definido.

A partir de então, você pode começar a pensar no que precisa ser feito para chegar até lá. Procurar novos treinamentos, fazer uma mentoria, investir em cursos especializados de alguma ferramenta específica. As possibilidades são inúmeras. Basta você defini-las.

2. Saiba gerir o seu tempo

Um bom profissional é aquele que, além de responsável, consegue organizar a rotina para que ela comporte as principais tarefas do dia. 

Normalmente, as pessoas andam tanto no piloto automático que não percebem os péssimos hábitos que fazem parte da vida e que as levam à procrastinação. Como você pode imaginar, isso é exatamente o oposto de organizar o seu tempo e ser produtivo

A grande vantagem da gestão de tempo, e uma boa característica de qualquer profissional que deseja se destacar, é conseguir definir as prioridades

Provavelmente, você já falou que não faz algo (ir à academia, estudar uma nova língua, assistir a uma palestra) porque não tem tempo. Mas, no fundo, o que você está dizendo é que nenhuma dessas atividades é prioridade.

Porque quando priorizamos, conseguimos encontrar o tempo necessário para encaixar na agenda, mesmo que isso signifique deixar outras tarefas de lado. Por isso, principalmente, com a gestão de tempo, podemos nos organizar melhor. 

Parece complexo? Eu falei um pouco mais sobre isso neste vídeo. Aperte o play e confira!

3. Procure o desenvolvimento constante

Você já ouviu falar sobre “lifelong learner”? Este é um conceito essencial para quem deseja ter protagonismo no trabalho. Em tradução livre, o termo significa algo como “quem aprende a vida toda”. 

É a ideia de que aprender não deve ter idade para acabar. Não é algo que faz parte apenas da juventude, com a escola e a faculdade. Pelo contrário, o processo de aprendizagem deve ser contínuo.

Quando pensamos em um bom profissional, é isso o que imaginamos, certo? Alguém curioso, que não se contenta só com o que sabe, que vai atrás do próprio desenvolvimento – que, na maioria das vezes, aprende algo.

Como disse Conrado Schlochauer, empreendedor e ativista da aprendizagem:

“A matemática é simples: estamos vivendo (muito) mais e o mundo está mudando (muito) mais rapidamente. O aprendizado é o único caminho para nos mantermos relevantes e ativos.”

Esse é um dos principais segredos que você pode ouvir. Nunca subestime o poder do conhecimento. Do aprendizado. Da curiosidade. Isso é fundamental não apenas para ter protagonismo profissional, mas para carregar para toda a vida.

Afinal, a aprendizagem é uma das melhores ferramentas de crescimento e  desenvolvimento pessoal e profissional.

4. Peça feedbacks

Muitos acreditam que pedir ajuda (ou a opinião) de outros não é uma atitude de campeão. Não poderiam estar mais errados. Ninguém chega longe sozinho. Eu sei que nunca teria alcançado o pódio se não tivesse uma equipe comigo.

Acho importante dizer isso porque receber um feedback construtivo de um líder ou outro colega pode ser interpretado como algo ruim. Mas, no fim, essa é uma das principais maneiras de aprimorar as habilidades.

E é isso o que um protagonista deseja, certo? Destacar-se pelo que faz e por quem é. Saber ouvir os outros, reconhecer as próprias falhas e, a partir disso, se desenvolver e crescer. 

Você está preparado para ser o protagonista da sua carreira?

Pronto para encarar essa maratona? Ser protagonista no trabalho significa buscar o melhor em tudo o que você faz. Isso também é excelência, algo que falo frequentemente.

Mas você deve embarcar nessa jornada sabendo que não é fácil. Não é uma tarefa que pode ser concluída em horas (ou até mesmo dias). Pelo contrário.

Como falei quando citei o termo “lifelong learner”, isso é para toda a vida. Você precisa decidir ser o protagonista da sua carreira diariamente. Ter atitude de campeão. É isso o que deve te mover. E, a partir daí, alcançará lugares incríveis.

Lembre-se sempre desta frase:

Nós nos transformamos naquilo que praticamos com frequência. A perfeição, portanto, não é um ato isolado. É um hábito.

— Aristóteles

O essencial não é o que você faz uma vez no ano. Ou duas, que seja. Mas é aquilo que você pratica com regularidade e repetição. É a frequência que importa. E isso tem o poder de transformar a sua vida.

A partir daí, você consegue alcançar a alta performance e o protagonismo no trabalho. É o que sempre estamos buscando, certo? Então, conheça o SPRINT. Essa mentoria é para quem:

  • Quer ter alta performance em tudo o que faz.
  • Busca transformação na vida.
  • Tem caído nas armadilhas no caminho da realização dos sonhos.
  • Está cansado de ser desorganizado.
  • É refém da agenda e fica à mercê dos imprevistos do dia a dia.
  • Não consegue ter foco e disciplina no que faz.

Vamos, juntos, construir o caminho para a realização dos seus objetivos?

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