6 tipos de eventos corporativos para sua empresa

nov 7, 2022  |  por Gustavo Borges

Receba conteúdos com exclusividade

Apenas para profissionais que desejam atingir EXCELÊNCIA

Fazer eventos corporativos é uma das principais maneiras de melhorar a comunicação entre a equipe e estreitar os laços com o público e possíveis parceiros. Por isso, tantas empresas acabam investindo nessa estratégia.

Já falei anteriormente como a vida de empreendedor pode ser complexa. Assim como eu fazia enquanto treinava para campeonatos, é necessário ter dedicação, foco e constância. Mas, algo mais abrangente que engloba tudo isso é o planejamento.

Ter um plano de ação é o que move as pessoas para o sucesso, tanto pessoal quanto profissional. Inclusive, planejamento, clareza e excelência são palavras que devem sempre andar juntas.

Quando o assunto são os diferentes tipos de eventos corporativos que você pode ter em sua instituição, a mentalidade não deve ser diferente. É necessário entender quais são os seus objetivos e, principalmente, ter um bom planejamento para que as coisas ocorram conforme esperado.

Até mesmo porque, para que um planejamento dê certo, é essencial ter:

  • Autoconfiança.
  • Objetividade.
  • Foco na construção.
  • Execução.

Isso funciona em todos os âmbitos da vida, onde quer que você esteja. Até mesmo se estiver pensando em eventos para sua empresa. 

Quer saber mais sobre como fazer um evento corporativo, quais são os principais tipos e por que investir nisso? Então, continue a leitura.

O que são eventos corporativos?

Esse é um evento que tem como principal foco a interação entre os participantes, mas com propósitos mais profissionais. Entre os diversos tipos, alguns têm o objetivo de estreitar o relacionamento com clientes e parceiros, enquanto outros se destacam por desenvolver habilidades e conhecimentos dos colaboradores.

Ou seja, os eventos corporativos podem ser realizados tanto para o público externo quanto para o interno. Sendo assim, definir o que se quer com esse evento é tão importante, pois isso determinará o modelo.

Por exemplo, não tem porque fazer um treinamento de liderança, se a intenção é ter mais contato com os potenciais clientes. Já os congressos e feiras são ideais para estreitar os laços com parceiros.

Deu para entender um pouco mais sobre o que são eventos corporativos? Como você verá, existem diferentes tipos, mas a escolha irá depender do seu objetivo. Por isso, o planejamento é tão essencial. 

Como fazer um evento corporativo?

Já dei uma dica essencial sobre como fazer um evento corporativo: foque no planejamento e o que você quer alcançar com esse encontro.

Mas, para ficar ainda mais claro, veja algumas dicas que separei:

  1. Defina o público: a quem é direcionado os seus objetivos estratégicos.
  2. Entenda os objetivos: este é o ponto principal de todo o planejamento. Apenas tendo clareza sobre isso você conseguirá definir o melhor tipo de evento e conseguirá pensar com mais assertividade nos pontos seguintes.
  3. Estabeleça um orçamento: isso inclui tanto o evento em si quanto a estratégia de divulgação (mesmo se for para o público interno).
  4. Pense na infraestrutura do local: o que você precisa para fazer esse evento acontecer? Aqui, também é necessário considerar a quantidade de pessoas que irão participar e o que será oferecido (café da manhã ou lanche da tarde, por exemplo – nestes casos, é preciso ter um local disposto para isso).
  5. Determine a programação: principalmente no caso de eventos externos, oferecer um cronograma para o público é interessante até mesmo para convencê-los de ir ao evento. Além disso, nesse ponto você entenderá se precisará contratar palestrantes ou até mesmo uma equipe de eventos para ajudar.
  6. Analise os detalhes: essas são aquelas coisas que as pessoas que vão aos eventos não param para pensar, mas quem organiza deve ter atenção. Limpeza do local (tanto antes quanto durante), necessidade de equipe médica ou ambulância (dependendo do tamanho), segurança… Esses são apenas alguns exemplos. Certamente, há inúmeros pequenos pontos que devem ser pensados e que fazem a diferença no sucesso do encontro.

Veja que, por mais simplificado que esse processo pareça agora, é algo que demanda tempo. Quando você quer fazer algo bem feito, não dá para achar que isso pode acontecer de uma hora para a outra.

Dependendo do tamanho ou do tipo de evento corporativo, esse planejamento pode levar longos meses. Prepare-se para isso e fortaleça um bom trabalho em equipe para que todos possam oferecer ideias e sugestões interessantes.

Quais são os tipos de eventos corporativos?

Confira, agora, os principais exemplos e dicas de eventos corporativos, tanto internos quanto externos, que você pode planejar ou participar.

Palestras motivacionais

Essa é uma sugestão de evento corporativo interno. Há algum tempo as empresas já perceberam que manter uma rotina rigorosa e estar sempre em cima de seus colaboradores não é o suficiente para que eles batam as metas e entreguem resultados.

Pelo contrário, além de oferecer boas condições de trabalho, algo mais é necessário para engajar a equipe: ações motivacionais.

Os benefícios das palestras motivacionais para colaboradores vão muito além de deixá-los animados ou inspirados. Mas, também, é uma maneira que a empresa tem de mostrar que valoriza o trabalho que eles fazem.

Afinal, a organização precisa reconhecer que sem cada uma daquelas pessoas, nenhum sucesso seria possível. Não existe entrega de resultados sem a força humana das pessoas que se dedicam diariamente a isso.

Por isso, as palestras são uma ótima maneira de reconhecer o trabalho de cada um.

Indicação de leitura: Palestra motivacional para empresas: vale a pena contratar?

Seminários

Os seminários podem ser entendidos como uma sequência de atividades com foco no desenvolvimento dos profissionais. Pode ocorrer com debates e mesas-redondas, em que o foco é discutir temas que sejam do interesse dos participantes e instigá-los a pensar fora da caixinha.

Normalmente, são divididos em três partes:

  • Exposição.
  • Discussão.
  • Conclusão.

Mas, diferente do que muitos podem imaginar, o propósito não é necessariamente chegar a uma conclusão definitiva ou esgotar o assunto. Pelo contrário, incentiva os colaboradores a desenvolverem novas habilidades e buscarem novos conhecimentos sobre o tema que foi abordado.

Congressos

Os congressos normalmente são caracterizados por serem eventos grandes que ocorrem dentro de um período determinado, podendo variar de dois dias a uma semana.

Esse tipo de encontro é reconhecido por suas várias atividades, englobando, inclusive, um grande número de outros tipos de eventos corporativos, como palestras, simpósios, seminários e debates.

O interessante dessas atividades é que os públicos alcançados são variados, normalmente ideal para aprender mais e interagir com pessoas do mesmo ramo, sendo excelente para o networking. 

Um exemplo disso foi o Encontro Internacional de Natação, que em 3 dias de evento teve cursos, palestras e feira de negócios, com mais de 60 horas de conteúdo ao vivo, teórico e prático. 

Feiras

Uma boa maneira de apresentar o seu produto ao público ou fazer com que a sua empresa seja reconhecida no segmento é com as feiras de negócios. Neste caso, o interessante é participar daquelas que já existem no ramo de atuação da empresa.

Esses eventos corporativos normalmente reúnem várias instituições, com objetivos e regras bem definidos. Em alguns casos, por exemplo, não é permitido a comercialização das soluções, uma vez que o foco é apresentá-las para o público.

Serve, portanto, como um grande coletor de contatos, em que você pode conhecer potenciais clientes que não encontraria de outra maneira e, até mesmo, firmar parceria com outras empresas.

Confraternização

Uma boa sugestão de eventos corporativos internos é a confraternização. Apesar de ser o mais praticado pelas empresas, é um momento importante de integração.

Esse formato permite que o relacionamento seja fortalecido entre os colaboradores, até mesmo de diferentes equipes, além de dissipar a pressão do dia a dia do trabalho.

Neste caso, é importante pensar em um local que seja diferente do que eles estão acostumados e que proponha, além da confraternização em si, uma boa dose de descanso e de lazer.

Leia também: Ações de bem-estar no trabalho: 9 dicas para melhorar a qualidade do ambiente corporativo

Treinamentos e cursos

Por fim, eu não poderia deixar de lado os treinamentos e capacitações como eventos corporativos. Afinal, o desenvolvimento profissional é de interesse de todas as partes e esse formato também é visto como uma maneira de valorizar o trabalho dos colaboradores.

Até mesmo porque esses eventos não precisam ficar restritos apenas às equipes. Os treinamentos de liderança, por exemplo, são uma ótima maneira de fazer com que os gestores entendam a importância do seu trabalho para a organização e consigam atuar na alta performance com excelência.

Afinal, como eu já disse:

Liderança não é concurso de popularidade

Treinamentos, palestras, cursos e outros tipos de capacitações que foquem em formar bons líderes são essenciais para que o gestor tenha consciência do seu trabalho e, principalmente, desenvolva habilidades que são imprescindíveis na gestão de pessoas.

Por que fazer eventos corporativos?

Mesmo com diferentes objetivos, os tipos de eventos corporativos oferecem inúmeras vantagens. Eles podem ser variados, é claro, dependendo do foco do encontro. Conheça alguns deles:

  • Aumentar o engajamento e produtividade dos colaboradores.
  • Melhorar a comunicação interna.
  • Fazer integração entre diferentes equipes.
  • Proporcionar a possibilidade de networking com outros profissionais.
  • Potencializar o conhecimento da marca, inclusive melhorando as vendas.
  • Incentivar um melhor relacionamento com clientes e parceiros.

Sejam as palestras motivacionais, os treinamentos ou até mesmo os congressos, todos podem ser um bom incentivo para que a equipe dê um gás a mais e se inspire.

Afinal, isso mostra que a liderança está disposta a investir no aprendizado e no crescimento da equipe. O importante é privilegiar tanto o desenvolvimento pessoal quanto profissional, e dar ao time os recursos necessários para ir além.

Dê mais um passo na motivação e leve o seu time à excelência com uma palestra que inspira! Confira este vídeo:

  • Copyright © 2019

  •    •