Desenvolvimento de liderança em 5 passos

dez 1, 2020  |  por Gustavo Borges

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Liderança é uma bela habilidade e, apesar de muitos acreditarem o contrário, ela pode ser desenvolvida. Tanto para quem lidera um time quanto para aqueles que precisam entender como funciona o desenvolvimento de liderança.

Portanto, desenvolvendo essa habilidade, com certeza, o olhar em relação ao trabalho, às reuniões, aos projetos e ao desenvolvimento pessoal tende a ter um crescimento significativo.

A verdade é que todo negócio precisa de dois grandes pilares para alcançar resultados positivos: estratégia e liderança. Isso porque não adianta ter um ótimo planejamento e até mesmo grandes recursos para colocá-lo em ação, se você não tem o desenvolvimento de líderes dentro da organização.

A vantagem das empresas se preocuparem com o desenvolvimento de liderança é que, assim, podem formar novos líderes de acordo com as necessidades do negócio. 

Mas, mais do que qualquer questão, desenvolver habilidades requer um bom treinamento, curso, palestra ou mentoria. Para adiantar esse processo, confira este vídeo em que falo um pouco mais sobre todas essas questões.

Abaixo, trago cinco passos para desenvolver a liderança na busca de resultados superiores na vida e no trabalho.

O que define o bom líder?

Se estamos pensando no desenvolvimento de liderança, então queremos formar bons líderes, certo? Mas o que exatamente define essa questão?

Provavelmente você já ouviu por aí a diferenciação de líder e chefe. Normalmente, a principal diferença que eu vejo entre os dois é que enquanto o chefe impõe o seu papel pelo medo, o líder faz isso por meio da motivação e de atitudes inspiradoras.

Ou seja, o líder é aquele que aponta o caminho certo para a equipe e que caminha junto até lá. Sempre disposto a ouvir e até mesmo a mudar de direção, caso seja necessário. Um bom líder tem:

  • transparência: demonstra honestidade em todos os momentos, seja para reconhecer erros ou para dar créditos a uma pessoa específica pela realização;
  • visão estratégica: conhece tudo sobre o negócio, o mercado em que está inserido, os diferenciais da empresa e sabe desempenhar as suas funções com excelência;
  • empatia: sabe lidar com pessoas, com as particularidades de cada colaborador e se preocupa em conhecer bem a equipe, além de sempre estar disposto a ouvi-la;
  • motivação: um bom líder é aquele que sabe incentivar os funcionários a se dedicarem mais às metas, a irem além e a procurarem novos desafios.

Esses são apenas alguns exemplos, podemos ficar muito tempo pensando nas características de um bom líder. Mas a verdade, o que quero trazer para você agora é como ocorre o desenvolvimento de liderança. Confira.

5 passos para o desenvolvimento de liderança

1. Exerça influência

Segundo o livro de James Hunter “Como se tornar um líder servidor”,  a definição de liderança seria a seguinte:

A habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns e inspirando confiança por meio da força do caráter.

Ou seja, liderança não é ser gerente, chefe, dono, etc., como já falei brevemente anteriormente. Liderar seria a forma como você conduz a sua interferência para o resultado. Temos muitos exemplos de treinadores e empreendedores que são líderes excepcionais, e precisamos aprender com eles.

Liderar significa ter responsabilidade e podemos desenvolver habilidades de liderança por meio da forma como tratamos as pessoas e como conversamos.

2. Lidere pelo exemplo

Não podemos pensar no desenvolvimento de líderes sem falar sobre a importância de ser proativo e dar o exemplo de como as ações devem ser feitas. 

Seja em um treinamento para a Olimpíada, quando eu era nadador, ou mesmo hoje, nos meus empreendimentos. Portanto, ganhe a confiança dos seus liderados sendo pontual, justo, trabalhador, responsável e ético. 

Com isso, todos crescem. Esse exemplo tem um impacto tremendo nas pessoas.

Nada de fazer com que aquela máxima popularmente conhecida “faça o que eu digo, mas não o que eu faço” se torne o símbolo do seu tipo de liderança. Isso não é benéfico para a sua imagem e, provavelmente, fará com que a sua equipe não confie totalmente em você.

A verdade é que pessoas de sucesso sabem que liderar pelo exemplo funciona. Portanto, nada de reclamar, mas, sim, construir oportunidades e soluções. Dessa forma, nós nos colocamos no caminho do resultado, valorizando o processo. 

3. Conheça o seu time

Conversando com Bernardinho, treinador mais vencedor da história do vôlei mundial, ele fala:

Só existe um líder, se existir um time.

Realmente, precisamos entender sobre as pessoas e nos aprofundar no conhecimento humano se quisermos liderar. Isso pode acontecer entre pares em reuniões de escola, projetos no trabalho e mesmo em equipes nas quais você está liderando cinco, dez pessoas.

Não importa o número ou a sua posição. O que importa para o desenvolvimento de líderes é entender o que está acontecendo e ter a proatividade de tomar decisões e contribuir.

Um aspecto importante desse ponto que estamos falando seriam as conexões. Não tem como falar em desenvolvimento de liderança sem pensar na necessidade de nos conectar com as pessoas. Ou seja, cada conexão nos aproxima ainda mais do nosso grupo, garantindo o desenvolvimento do pertencimento – que vou tratar no próximo item.

4. Desenvolva o seu time

Podemos definir que existem três papéis diferentes para um líder desenvolver o seu time. Confira quais são eles.

3 papéis do líder para desenvolver seu time:

  1. Motivação: foco no esforço, na atenção e na inspiração do grupo. Isso é fundamental, pois dar autonomia para um grupo de alto rendimento é uma ação que o leva à melhor performance;
  2. Desenvolva pertencimento: por meio de um ambiente seguro, onde se pode falar abertamente, e cheio de conexões sociais, pois elas nos aproximam, garantindo o sentimento de pertencimento; 
  3. Desapareça de vez em quando: tenha confiança no seu time. Você não sabe tudo e, às vezes, desaparecer e deixar rolar gera um enorme aprendizado. Com isso, crescimento.

5. Saiba conversar

Uma comunicação de qualidade pode ajudar a melhorar a conexão com o time e evoluir a relação. 

A grande questão é que uma boa conversa precisa de alguns elementos, que começam com a relevância do assunto e o momento oportuno para que essa conversa aconteça. 

Com isso, ser assertivo e literal ajuda na conexão e na clareza da comunicação. Sem generalismo ou visão ampla do que quer falar. Portanto, seja objetivo e claro, pontue como aquilo influenciou positiva ou negativamente no seu trabalho. Além disso, seja verdadeiro.  

Liderança, para mim, é isso. Mais do que isso, é importante atentar-se a como desenvolvê-la. Como disse, existem inúmeras formas, desde palestras, até mentorias. Esse é apenas o primeiro passo. Espero que tenha contribuído. Agora, é com você.

Prepara… Vai!

Conteúdo atualizado em 09 de março de 2022

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