Foco: sempre direcione sua atenção para onde ela precisa ir

dez 21, 2020  |  por Gustavo Borges

Tenha FOCO!

Parece óbvio, não, pedir uma coisa dessas. Quem, afinal, acha que não é importante ter foco?

Mas será que você tem?

Será que você começa e termina as coisas?

Você elege prioridades e se organiza dessa maneira?

Você está comprometido com os caminhos e as decisões que tomou (ou precisa tomar)?

Por isso, foco! Foco nas ações e nas execuções. Apenas dessa maneira se consegue andar para a frente.  Dentro do esporte, eu sempre tive essa relação com foco, pois, sem ele, nada aconteceria. Inclusive, atletas têm uma habilidade incrível de se distrair menos e se concentrar mais.  Portanto, garantindo o foco e a atenção nas ações que importam. 

“Atletas de alta performance nascem pois desenvolvem a capacidade de concentrar e ignorar distrações” 

Daniel Goleman

Quando se fala em alta performance, se fala em detalhes. Uma coisinha, que pode parecer simples, pode ser a diferença entre vencer ou não vencer. Chegar em primeiro ou ficar fora de um pódio olímpico, por exemplo. Alta performance seria o sucesso além do padrão, com consistência e a longo prazo. Sempre repito essa frase e isso, então, me traz foco. 

E não é diferente no dia a dia, seja pessoal ou na sua empresa. Você está atento aos pequenos detalhes? Qual é o seu nível de concentração? As distrações vão aparecer o tempo todo, e talvez não tenha nada que você possa fazer para evitar isso. Portanto, esteja com total atenção no seu resultado.

Portanto, o que você pode fazer é manter o seu foco, a sua concentração e não deixar que o que não é importante te atrapalhe. Com isso, certamente, você pode atingir grandes resultados.

Tenha foco em algo que você pode controlar.

Essa, para mim, é uma das frases mais emblemáticas. Porque eu faço uma pergunta: se você estava planejando fazer uma atividade ao ar livre, mas chove, a sua resposta é voltar para casa, sentar no sofá, comer uma besteira e passar o dia inteiro fazendo nada?

Não que você não tenha o direito de fazer isso. Só não pode ser a justificativa por não ter treinado! Que controle você tem sobre a chuva? E o frio? E o calor?

Adapte-se. Foque naquilo que está no seu controle. Não vai adiantar nada meter o discurso “ó vida, ó azar”. E acredite: as coisas que você pode controlar já exigem uma alta energia sua. Então, canalize nelas. E, as que não estão ao seu alcance, entenda e siga em frente.

“Direcione a sua atenção para onde ela precisa ir”

Daniel Goleman

Dessa maneira, pare para pensar: o que você precisa para executar as suas ações? Foco, planejamento, execução e… Energia. Sim, sim. É preciso colocar energia no que se faz. Então, concorda comigo que, se a sua atenção está direcionada para aquilo que não devia, você está gastando energia à toa?

E você NÃO quer isso, certo?


Algumas dicas para você ter mais foco:

  • Distraia-se menos.
  • Foco no que controla.
  • Faça exercícios.
  • Aprenda a dizer “não”.
  • Valorize o processo.

Portanto, tenha foco, avalie as possibilidades, o que é realmente importante e essencial e coloque a sua atenção nisso. O restante pode esperar – ou, quem sabe, nem precise da sua intervenção.

Então, foco nas ações e nas execuções. Apenas dessa maneira se consegue andar para a frente.

  • Copyright © 2019

  •    •