4 dicas para você atingir o seu resultado

out 13, 2020  |  por Gustavo Borges

Neste texto, eu trago algumas dicas para você atingir o seu resultado. Separei, neste bloco, quatro itens que acredito ser importantíssimos para a nossa busca. Sem dúvida, daria para fazer um blog para cada um desses temas, e, possivelmente, farei isso no futuro. Mas, neste artigo, vou dividir as minhas dicas em disciplina, visão sistêmica, indicadores e excelência.

Acredito muito no poder da transformação e na forma como podemos mudar nossa atitude. Ter uma atitude positiva, focada no que queremos, não no que não queremos, é fundamental. Às vezes, fico impressionado com pessoas que não querem mudar ou fazer algo que realmente pode fazer a diferença na vida delas.

Tenha ousadia

Mesmo que algo diferente possa trazer resultados melhores, existem pessoas que não arriscam mudar. Dê uma olhada no viés do status quo, que mencionei em meu blog, e você vai entender.

Eu tenho uma visão muito prática das coisas e gosto muito quando as pessoas não perdem tempo com lamentações e desculpas para chegar a algum lugar. Dessa maneira, a proposta deste blog é motivar, inspirar e provocar cada um. Portanto, se eu conseguir te impactar de alguma forma, por mais simples que seja, já estarei feliz.

Fiz uma divisão na qual, primeiramente, vou contextualizar os tópicos de maneira breve e objetiva. Na sequência, você encontrará as dicas para atingir o seu resultado. Então, vamos em frente e, claro, o primeiro ponto está sempre ligado à disciplina.

Seja disciplinado

Uma das dicas para você atingir o seu resultado é a disciplina. Ser disciplinado está no meu sangue, fiz isso durante toda a minha carreira como nadador e, hoje, como empreendedor. Encarar a rotina, seguir um fluxo organizado, horários e compromisso com alguma coisa ou alguém fazem parte de uma pessoa disciplinada.

Disciplina, certamente, está ligada à busca de algo que queremos fazer ou atingir. Dessa maneira, manter o foco é fundamental. O investimento a ser feito, a rotina a ser cumprida e o trabalho do dia a dia devem ser feitos com consistência para que o resultado aconteça. A pessoa disciplinada demonstra constância nas ações.

Algumas pessoas dizem ser desorganizadas e sem disciplina. A minha sugestão é essas habilidades sejam desenvolvidas. Existem, hoje, ferramentas que ajudam – e muito! – em nossa produtividade e, também, na organização das nossas vidas no trabalho e em casa. Se não estamos usando essas ferramentas de maneira adequada, então, estamos fazendo algo errado.

“A disciplina é a mãe do sucesso”

Ésquilo, filósofo e dramaturgo grego, conhecido como o Pai da Tragédia

Tenha visão sistêmica

Ter clareza no caminho e entender com uma visão mais ampla todo o processo, na busca por resultados, também é um forte aliado a nossas conquistas. Pensamento sistêmico quer dizer que a soma das partes excede o todo. Com isso, nos tornamos mais fortes e com uma visão ampla sobre onde queremos chegar. Para os interessados nesse tópico, Peter Senge tem um ótimo livro sobre o tema: “A Quinta Disciplina”. Vale a pena ler.

Precisamos ter uma visão de onde queremos chegar. Além disso, o entendimento abrangente facilita a nossa tomada de decisão para caminhos mais eficientes. Acabou aquele tempo no qual as tarefas se restringiam a uma só atividade. Se alguém que trabalha em alguma área da empresa não tem ideia se essa empresa está indo bem ou mal, ou ao menos não tem interesse nisso, alguma coisa está errada.

Participe, seja curioso, faça perguntas e abra as suas perspectivas. Sem dúvida, isso o tornará um profissional mais capacitado e interessante. Portanto, ao ampliar sua visão, os resultados sempre terão a possibilidade de ser mais eficientes.

“Sem o pensamento sistêmico, a semente da visão cai em solo estéril”

Peter Senge, escritor

Tenha foco nos indicadores de performance

Os indicadores de performance, ou KPIs, ajudam a mostrar o caminho rumo ao objetivo. É muito importante termos indicadores que realmente sejam relevantes para que possamos ter um medidor de qualidade do nosso trabalho. Por exemplo, chegar no horário seria uma meta muito básica para ser estabelecida como indicador. Indicadores simplesmente indicam (desculpe pela redundância), mas as pessoas é que realizam as tarefas para que as metas sejam batidas.

Em um dos livros de Roberto Tranjan, “A Empresa de Corpo, Mente e Alma”, ele fala sobre esse tema com muita propriedade. Além de ter o Roberto como mentor e amigo, indico cada uma das obras dele para quem quer empreender no trabalho e na vida. Empreendedores da vida, de casa e no trabalho, com certeza, vão adorar as publicações.

Indicadores precisam apontar o caminho

Precisamos mensurar e ter consciência do que estamos fazendo. No esporte, o tempo é um parâmetro fundamental para o sucesso. Sei exatamente o que tenho de fazer dentro da piscina para chegar ao índice ou à medalha olímpica. Portanto, se não eu não tiver clareza no trabalho, fica muito difícil saber se estou caminhando de forma correta.

Assim, as dicas práticas para chegar ao seu resultado, em termos de indicadores, precisam ter alguns elementos que o Roberto trabalha muito bem no livro. Primeiramente, ter conexão com as pessoas. Um exemplo de indicador, portanto, seria medir o comprometimento, a criatividade ou algo relacionado à motivação. Coragem e motivação dependem de pessoas, ou seja, de nós mesmos.

“Ainda não inventaram a máquina que cria, imagina e sonha!”

Roberto Tranjan, escritor

Segundo, os indicadores, dessa maneira, precisam se relacionar à estratégia ou ao mercado. Se você empreende, o foco está no cliente. A satisfação, por exemplo, é um ótimo indicador.

Terceiro, enfim, temos de ter objetividade e medir algo tangível, como lucro, faturamento e qualidade dos processos. Assim, temos um equilíbrio nos indicadores de performance e a atenção está dividida em áreas que são cruciais para o crescimento.

Faça bem feito!

Excelência no que fazemos é essencial. Essa seria, aliás, uma das principais dicas para você chegar ao seu resultado. Aqui, nos referimos à forma do que estamos fazendo. À qualidade da entrega. Sempre falo no centésimo de segundo e a relação disso com o meu trabalho. Um centésimo seria o menor indicador que traduz a excelência do meu trabalho dentro das piscinas. Ou seja, dê atenção ao seu centésimo de segundo.

Portanto, nunca podemos subestimar a importância de fazer o nosso melhor. Ou seja, fazer algo mais ou menos significa resultados mais ou menos. Dessa maneira, temos de ter concentração, foco e determinação para estar presentes nos momentos que necessitam a nossa energia. Motivação é fundamental e, se não estiver motivado, produza a sua energia. Se não sabe produzir energia, veja este blog, no qual falo sobre esse assunto.

“Tome a decisão de fazer o seu trabalho com excelência. Isso está no seu controle”

Abaixo dicas para você atingir o seu resultado

Seja disciplinado

  • Tenha uma rotina adequada e focada na alta performance (sucesso além do padrão estabelecido, com consistência e a longo prazo).
  • Tenha clareza no que precisa ser feito. Capriche nas anotações das suas tarefas.
  • Não pare no meio das ações. Ancore-se ao seu caminho e ao seu plano.
  • Não existe “meia grávida”. Ou seja, tenha comprometimento com aquilo que escolheu fazer.
  • Tenha foco no que importa.

Entenda o todo: tenha visão sistêmica

  • Levante a cabeça e veja o que tem do outro lado da sua mesa.
  • Entenda como seu trabalho impacta no resultado da empresa.
  • Aprenda continuamente.
  • Participe, contribua, questione.

Indicadores indicam: KPIs

  • Defina indicadores que impactem na sua área.
  • Tenha indicadores adequados aos objetivos do negócio.
  • Eles têm de ser mensuráveis.
  • Precisam ser sistêmicos, ou seja, interferir em o todo negócio.

Faça bem feito: excelência

  • Defina um padrão alto de qualidade das entregas.
  • Não se contente com um trabalho mediano (veja alta performance acima).
  • Promova a excelência: interfira positivamente nas pessoas ao seu redor.
  • Contribua com alguém.
  • Faça bem feito.

Espero ter contribuído. Deixe seu comentário abaixo e vamos em frente.

Prepara… Vai!

  • Copyright © 2019

  •    •