Hoje trouxe um assunto que muitos têm dúvidas: será que vale a pena contratar uma palestra motivacional para empresas? Quais são os resultados que isso traz para o ambiente de trabalho e para os funcionários?
Afinal, eu tenho experiência que já vem de anos como palestrante, sempre conectando o esporte com o empreendedorismo. Você sabe, né? Aqui o grande foco é a alta performance!
Apesar disso, ainda vejo que algumas vezes os gestores não acreditam no potencial de um discurso inspirador. Entretanto, essas palestras de motivação no trabalho são desenvolvidas com diferentes temáticas, para que se adaptem à realidade da sua organização.
Afinal, os discursos não devem ser os mesmos todas as vezes, certo? A verdade é que esse é o momento para que os colaboradores se inspirem com histórias de dedicação, de superação e de sucesso.
Já falei sobre como para alcançar os lugares e resultados em que cheguei, foi necessário muita dedicação, esforço e repetição, tanto meu quanto da minha equipe. Em qualquer outro ambiente de trabalho, para ser bem-sucedido, esses são aspectos necessários.
Mas, mais do que isso, é fundamental agir. Amelia Earhart, pioneira da aviação dos Estados Unidos, autora e defensora dos direitos das mulheres, disse:
A coisa mais difícil é a decisão de agir, o resto é apenas tenacidade.
Esse é um dos principais motivos que nos faz entender a importância de palestras motivacionais para empresas. Porque o incentivo e a motivação nos leva a agir. E é exatamente esse sentimento que devemos inspirar aos colaboradores.
Com tudo isso, podemos entender que oferecer uma palestra motivacional para funcionários vale a pena, não é mesmo? Mas como contratar a ideal para sua empresa? Quais as vantagens de escolher a certa para as necessidades da equipe? Falarei um pouco mais sobre isso. Boa leitura!
Uma palestra motivacional para empresas pode ser necessária em diferentes situações. Quando os funcionários estão com a energia baixa, a equipe não está integrada, os resultados cada vez mais difíceis de serem alcançados ou até mesmo em casos de crises (tanto externas quanto internas).
O que muitos acabam deixando de lado é que uma boa palestra também pode fazer a diferença mesmo quando as coisas estiverem indo bem. Nesse caso, o foco é exatamente para manter os bons resultados.
Isso porque a grande ideia por trás dessas palestras é inspirar, incentivar e motivar os seus ouvintes a tomar ações e atitudes que podem mudar a maneira com que levam o trabalho ou até mesmo como enxergam a vida em geral.
Para muitos, pode ser considerado como um momento de despertar. Sabe aquele clique que dá, de que precisamos ser os agentes do nosso próprio sucesso? De que não é possível ficar sentado, esperando por algo maravilhoso acontecer, mas temos que fazer algo para que isso ocorra.
Muito mais do que ser disciplinado e organizado, às vezes precisamos de um empurrãozinho para entender que podemos fazer – e ser – muito mais. Grandes histórias têm o poder de transformar caminhos. É esse o papel das palestras motivacionais.
Provavelmente, você já ouviu a frase da escritora e poetisa norte-americana, Maya Angelou, que falou:
Eu aprendi que as pessoas vão esquecer o que você disse, as pessoas vão esquecer o que você fez, mas as pessoas nunca esquecerão como você as fez sentir.
Assim, podemos entender o potencial que as palestras motivacionais para empresas possuem: elas ficam por muito tempo com quem a ouviu, exatamente por tudo o que fez a pessoa sentir.
É exatamente por essa razão que elas podem trazer benefícios para as companhias e para a eficiência da equipe. Confira agora outras das principais vantagens.
O relacionamento da equipe é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. As palestras motivacionais são uma boa ferramenta para que o grupo tenha uma melhor integração e melhorem a comunicação entre todos.
Considero que o benefício mais instantâneo é o aumento da produtividade. Essa é uma consequência direta da motivação. Isso porque ouvir histórias inspiradoras fornecem um gás a mais, seja para fazer seu trabalho melhor ou para bater as metas.
Um colaborador ou até mesmo uma equipe que está acomodada faz apenas aquilo que é necessário, o que por vezes acaba sendo a razão pela qual o time não alcança resultados de excelência. Quando estamos motivados, procuramos ir além. Essa proatividade é essencial para o sucesso de qualquer negócio.
Indicação de leitura: Coragem e motivação: está esperando o que para construir a sua obra?
Quais características devemos buscar em um bom palestrante motivacional? Como escolher o ideal para os propósitos da sua empresa? Aqui, vemos quatro características essenciais:
Mas, mais do que isso, separei algumas dicas, que vem da minha experiência na área, para que você encontre o palestrante certo para sua empresa.
Quando chamamos personalidades conhecidas, temos maiores chances de fazer com que eles se conectem com a palestra, por mais que nunca tenham visto o palestrante anteriormente.
Além disso, o histórico faz toda a diferença no comprometimento com a verdade. Afinal, para falar sobre motivação e inspiração, é necessário ter passado por situações em que foi preciso ter essa atitude, certo?
Quando falamos do desempenho de equipes, por exemplo, ser alguém que possui uma boa liderança e que fez parte de grupos de alta performance faz toda a diferença. Esse é o aspecto em que a credibilidade se faz tão importante.
Um dos segredos dos bons palestrantes é que eles não buscam apenas passar os seus ensinamentos quando são contratados por empresas ou eventos. Pelo contrário, muito do seu conhecimento provavelmente já está disponível online.
Isso porque ele reconhece a importância das estratégias digitais, mas, mais do que isso, a produção de conteúdos como livros, vídeos e até mesmo blogs falam muito sobre a personalidade e originalidade do palestrante.
O palestrante desafia o público? A verdade é que bons questionamentos têm o poder de ficar na memória das pessoas por muito tempo. E, a partir disso, eles partem para ação. Essas inquietações são fundamentais para que os colaboradores sintam que devem ir além do que já fazem.
Além disso, ter bom humor é fundamental para conquistar o público e criar a empatia necessária para que a mensagem seja passada com mais objetividade.
Ter criatividade, saber personalizar os conteúdos e ser um bom contador de histórias são outros pontos de atenção para se ter uma boa palestra motivacional no trabalho.
Por fim, vale a pena analisar os objetivos e o que se deseja alcançar com a palestra motivacional para empresas. Como falei, ela pode ser necessária por diferentes razões, então ter isso definido é essencial.
Por exemplo, se a meta é passar algum ensinamento mais técnico, então é necessário ver se o palestrante é um especialista no assunto.
Quando falamos sobre motivar e incentivar as pessoas, vale a pena procurar por alguém que tenha uma forte conexão com esse assunto.
Além disso, vale sempre acompanhar se o profissional que você está pensando em contratar para a palestra motivacional não possui conteúdos a respeito disso, divulgando eventos, por exemplo. Assim, você consegue entender melhor se é isso o que está buscando.
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