Categories: Trabalho em equipe

Desenvolvimento de equipes de alta performance: como alcançar?

Hoje falarei sobre um assunto que deve interessar a muitos de vocês: o desenvolvimento de equipes de alta performance.

Toda equipe de alto desempenho tem um objetivo muito claro a ser atingido. Dando exemplos na área do esporte, posso falar de uma medalha olímpica ou uma qualificação em um campeonato.

O que você deve entender é que dentro do seu time também deve existir uma meta evidente. Essa é uma das principais questões para o desenvolvimento de equipes de alta performance. 

Outro ponto que não podemos deixar de lado é a importância da confiança nas relações entre os membros que fazem parte do mesmo grupo. E, por fim, as responsabilidades individuais, que são aquelas ações que muitas vezes parecem pequenas, mas que fazem, de fato, a roda girar.

É exatamente por esse motivo que eu estou aqui hoje para falar de um tema que por anos me acompanhou na vida profissional. 

Entender como desenvolver equipe de alta performance pode não ser algo exatamente simples, mas com certeza é um ponto de mudança que você irá sentir enquanto os outros profissionais também estiverem engajados nessa ideia.

Isso porque o grupo de alto desempenho é composto por pessoas preparadas, mas que, principalmente, estão alinhadas a um propósito em comum: bater aquela meta.

Dá para perceber por que ter uma equipe de alta performance é tão valioso para empresas, certo? E posso garantir que fazer parte de um time desses também é algo extremamente benéfico tanto para vida pessoal quanto para profissional.

Como Henry Ford disse:

Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória.

Prontos para mergulhar nessa jornada sobre o desenvolvimento de equipes de alta performance, indo além da definição, mas pensando em como aplicá-la ao seu time? Então, continue a leitura!

Qual a definição de equipe de alta performance?

O primeiro passo para alcançar o que queremos é pensar na definição de equipe de alta performance. Será que qualquer grupo de pessoas pode se transformar em uma? O que é, de fato, necessário para chegar nesse patamar?

Aqui a ideia principal é diferenciar um grupo de trabalho de um time de alto desempenho. Isso porque o primeiro representa o coletivo humano, um conjunto de indivíduos reunidos no mesmo lugar, mas não necessariamente indo na mesma direção.

Por outro lado, uma equipe de alta performance são profissionais competentes que estão preparados, motivados e comprometidos em alcançar um objetivo em comum.

Como falei, ter confiança entre os membros é fundamental para o sucesso de uma equipe de alto desempenho. A verdade é que não tem como chegar nesse patamar se houver desconfiança, comparações desnecessárias ou um tentando ganhar do outro.

Não deve existir competições inúteis por ego ou individualidade. Isso porque para ter um bom desenvolvimento de equipes de alta performance é necessário que todos confiem no potencial do outro.

Apenas assim alcançaremos os resultados de sucesso que tanto esperamos. Afinal, como Steve Jobs disse:

Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa, e sim por uma equipe.

E agora, antes de falar sobre como desenvolver equipes de alta performance, quero dar uma dica sobre os três inimigos do alto desempenho: a distração, a reclamação e o efeito “Superman”. Falo mais disso neste vídeo. Aperte o play e confira!

Por que ter uma equipe de alta performance?

Diminui as chances de erros

Primeiramente, devemos lembrar que erros acontecem e fazem parte do crescimento e aperfeiçoamento de qualquer processo. Ainda assim, quando estamos bem preparados, evitá-los é sempre a melhor opção, certo? Afinal, falhas e problemas podem custar muito caro.

Uma equipe de alta performance tem o potencial de diminuir os erros exatamente porque são profissionais capacitados para observar todo o cenário e, por vezes, evitar que eles aconteçam. 

Além disso, por trabalharem em conjunto, possuem uma visão mais amplificada, o que é extremamente positivo para a solução de problemas.

Maiores chances de alcançar as metas

Se a diversidade de visões é benéfica para diminuir os erros, com certeza também é para alcançar as metas – aqueles objetivos em comum que já falamos tantas vezes sobre.

Por mais desafiadoras que essas metas sejam, é fundamental que sejam realistas. E, caso sejam, um time de alto desempenho possui todo o potencial necessário para chegar nelas com sucesso.

Permite a retenção de talentos

Atualmente, muitas empresas possuem um sério problema no momento de manter seus talentos. Isso porque, por vezes, o profissional não se sente valorizado, há problemas na liderança ou a equipe não se encaixou bem.

Essa é uma questão grave. Profissionais bem capacitados são difíceis de serem encontrados. Por isso, mantê-los por perto é fundamental.

Uma equipe de alta performance tem o potencial de fazer isso. Ao integrar-se bem com o time, em um local em que cada um auxilia o outro, é possível criar um senso de comunidade, confiança e comunicação que faz toda a diferença.

Como se dá o desenvolvimento de equipes de alta performance?

1. Atente-se ao recrutamento

O desenvolvimento de equipes de alta performance começa no momento de selecionar os profissionais que irão fazer parte desse time. Para ter certeza que serão contratadas as pessoas certas, pense em critérios que vão além dos conhecimentos técnicos.

Provavelmente você já ouviu falar sobre as soft skills. São habilidades que não podem ser mensuradas, mas que fazem toda a diferença no bom profissional. Elas são competências comportamentais e possuem uma relação mais forte com a personalidade e as experiências do que com a formação profissional. 

Alguns exemplos são:

  • boa comunicação;
  • criatividade;
  • cooperação;
  • empatia;
  • proatividade;
  • flexibilidade.

Você pode ter um profissional com amplos conhecimentos técnicos sobre a sua área, mas se ele não tiver empatia e não souber trabalhar em grupo, será que é a melhor escolha para a sua equipe de alta performance? Essas são questões que devem ser analisadas.

2. Seja um líder de alta performance

Não tem como ter uma equipe de alto desempenho se você não for um líder de alta performance, certo? A verdade é que esse é um dos elementos mais importantes.

Isso porque no ambiente de trabalho, muitas pessoas aprendem e são motivadas por meio do exemplo. Se o líder não demonstra um bom desempenho, então como pedir isso dos seus colaboradores?

Algumas das principais características de um líder de alta performance envolvem ter inteligência emocional, saber ouvir o que os colaboradores têm a dizer, conhecer muito sobre o modelo de negócio e serem movidos pelo resultado.

>>> Indicação de leitura: Liderança em 5 passos

3. Estabeleça metas e objetivos inteligentes

Saber como definir metas e indicadores inteligentes faz parte de qualquer bom planejamento. Aliás, não tem como pensar em próximas etapas ou o que deve ser feito se não tivermos a visão transparente de qual objetivo queremos alcançar.

Você já ouviu falar sobre as metas SMART? Essa é uma metodologia que nos ajuda a definir com mais clareza qual é a nossa meta, ou seja, onde queremos chegar. Para isso, uma boa meta deve ser:

  • específica: deve ser algo pontual e direcionado;
  • mensurável: que pode ser medido;
  • atingível: possível de ser alcançado;
  • relevante: que influencie no nosso crescimento ou do negócio;
  • temporal: ou seja, ter um prazo para execução.

Essas são algumas dicas de como estabelecer uma boa meta para sua equipe de alta performance. Lembre-se de que todos devem trabalhar com o objetivo de alcançá-la, então deve ser algo relevante para a empresa e para o desenvolvimento dos membros do time.

4. Tenha uma comunicação clara com todos

A comunicação é a palavra-chave para que qualquer relacionamento seja bem-sucedido. Em uma relação de líder e equipe ou até mesmo entre as próprias pessoas do time, isso não é diferente.

Uma boa maneira de ter uma comunicação assertiva é por meio de feedbacks constantes, tanto positivos quanto negativos. 

Os feedbacks não devem ser encarados como broncas, mas a verdade é que são uma excelente maneira de desenvolvimento de equipes de alta performance. Afinal, se queremos alcançar ótimos resultados, precisamos ir sempre além.

5. Confie no seu time

No começo desse texto falei sobre a importância das responsabilidades individuais de cada membro do grupo. Saber como organizá-las e executá-las deve ser algo de cada profissional. 

Entretanto, para que isso seja feito de uma maneira eficiente, é necessário dar autonomia aos colaboradores. Não tem como fazer isso sem confiar na sua equipe. 

A confiança é fundamental para todos os lados do projeto e, sem ela, fica muito mais difícil ter segurança no que os outros dizem e fazem.

6. Invista no desenvolvimento dos colaboradores

Por fim, mas não menos importante, para o desenvolvimento de equipes de alta performance é essencial investir na capacitação de cada um. Uma das principais maneiras de fazer isso é por meio de cursos, treinamentos e palestras.

Afinal, mesmo os diamantes precisam ser lapidados para ter mais valor. Os talentos do seu time também. O treinamento é fundamental para motivar e até mesmo para que os profissionais se sintam mais próximos do seu propósito.

No fim, são todas essas dicas juntas que trazem o desenvolvimento de equipes de alta performance. O segredo é ter uma comunicação eficiente e que todos do grupo foquem em um mesmo objetivo. Essa é a principal maneira de liderar seu time estrategicamente. Pronto para colocar em prática? Vejo você em breve!

Recent Posts

Liderança: que tipo de líder você quer ser? 5 dicas

Na minha transição de atleta para empreendedor, eu não sabia muito sobre alguns assuntos. Entre…

1 ano ago

Relacionamento interpessoal: qual é a importância para a alta performance no trabalho?

Como é seu relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho? Basicamente, este conceito pode ser definido…

1 ano ago

6 tipos de eventos corporativos para sua empresa

Fazer eventos corporativos é uma das principais maneiras de melhorar a comunicação entre a equipe…

1 ano ago

Alta performance: como ser a sua melhor versão? Conheça 5 pilares

O conceito de alta performance fez parte da minha vida como atleta por cerca de…

1 ano ago

Palestra motivacional: vale a pena contratar? Confira 9 razões

Será que uma palestra motivacional realmente pode mudar a performance? É isso o que falta…

1 ano ago

Consistência no trabalho: o segredo para uma vida profissional de sucesso

A consistência no trabalho é uma das principais maneiras de alcançar a alta performance. Afinal,…

1 ano ago