Liderança em 5 passos

dez 1, 2020  |  por Gustavo Borges

Liderança é uma bela de uma habilidade e pode ser desenvolvida. Tanto para quem lidera um time como para aqueles que precisam entender como funciona a liderança.

Portanto, desenvolvendo essa habilidade, com certeza, o olhar em relação ao trabalho, às reuniões, aos projetos e ao desenvolvimento pessoal tende a ter um crescimento significativo.

Abaixo, trago cinco passos para desenvolver a liderança na busca de resultados superiores na vida e no trabalho.

1 – Exerça influência

Segundo o livro de James Hunter “Como se tornar um líder servidor”,  a definição de liderança seria a seguinte:

“A habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns e inspirando confiança por meio da força do caráter” 

James Hunter

Ou seja, liderança não é ser gerente, chefe, dono, etc. Liderar seria a forma como você conduz a sua interferência para o resultado. Temos muitos exemplos de treinadores e empreendedores que são líderes excepcionais, e precisamos aprender com eles.

Liderar significa ter responsabilidade, e podemos desenvolver isso por meio da forma como tratamos as pessoas e como conversamos.

2 – Lidere pelo exemplo

Seja proativo e dê o exemplo de como as ações devem ser feitas. Seja em um treinamento para a Olimpíada, quando eu era nadador, ou mesmo hoje, nos meus empreendimentos. Portanto, ganhe a confiança dos seus liderados sendo pontual, justo, trabalhador, responsável e ético. 

Com isso, todos crescem. Esse exemplo tem um impacto tremendo nas pessoas.

Pessoas de sucesso sabem que liderar pelo exemplo funciona.  Portanto, nada de reclamar, mas, sim, construir oportunidades e soluções. Dessa forma, nós nos colocamos no caminho do resultado, valorizando o processo. 

3 – Conheça o seu time

Conversando com Bernardinho, treinador mais vencedor da história do vôlei mundial, ele fala: “Só existe líder se existir um time”.

Realmente, precisamos entender de pessoas e nos aprofundar no conhecimento humano se quisermos liderar. Portanto, isso pode acontecer entre pares em reuniões de escola, projetos no trabalho e mesmo em equipes nas quais você está liderando cinco, dez pessoas.

Não importa o número ou a sua posição. O que importa é entender o que está acontecendo e ter a proatividade de tomar decisões e contribuir.

Um aspecto importante desse ponto que estamos falando seriam as conexões. Precisamos nos conectar com as pessoas. Ou seja, cada conexão nos aproxima ainda mais do nosso grupo, garantindo o desenvolvimento do pertencimento – que vou tratar no próximo item.

4 – Desenvolva o seu time

3 papéis do líder para desenvolver seu time:

  1. Motivação – foco no esforço, na atenção e na inspiração do grupo. Isso é fundamental, pois dar autonomia para um grupo de alto rendimento é uma ação que o leva à melhor performance.
  2. Desenvolva pertencimento – por meio de um ambiente seguro, onde se pode falar abertamente, e também cheio de conexões sociais, pois elas nos aproximam, garantindo o sentimento de pertença. 
  3. Desapareça de vez em quando – tenha confiança no seu time. Você não sabe tudo e, às vezes, desaparecer e deixar rolar gera um enorme aprendizado. Com isso, crescimento.

5 – Saiba conversar

Uma conversa de qualidade pode ajudar a melhorar a conexão com o time e evoluir a relação. Uma boa conversa precisa de alguns elementos, que começam com a relevância do assunto e o momento oportuno para que essa conversa aconteça. Com isso, ser assertivo e literal ajuda na conexão e na clareza da comunicação. Sem generalismo ou visão ampla do que quer falar. Portanto, seja objetivo e claro, pontue como aquilo influenciou positiva ou negativamente no seu trabalho. Além disso, seja verdadeiro.  

Liderança, para mim, é isso. Espero que tenha contribuído. Agora, é com você.

Prepara… Vai!


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