Liderança em 5 passos

dez 1, 2020  |  por Gustavo Borges

Liderança é uma bela de uma habilidade e pode ser desenvolvida.  Tanto para quem lidera um time como para aqueles que precisam entender como funciona a liderança.  Portanto, desenvolvendo essa habilidade com certeza o olhar em relação ao trabalho, reuniões, projetos e desenvolvimento pessoal tendem a ter um crescimento significativo.

Abaixo trago 5 passos para desenvolver a liderança na busca de resultados superiores na vida e no trabalho.

1- Exerça Influência

Segundo o livro de James Hunter “Como se tornar um líder servidor”,  a definição de liderança seria a seguinte.

“A habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter.” 

James Hunter

Ou seja, liderança não é ser gerente, chefe, dono, etc.  Liderar seria a forma como você conduz sua interferência para o resultado.  Temos varios exemplos de treinadores, empreendedores que são líderes excepcionais e precisamos aprender com eles.

Liderar significa ter responsabilidade e podemos desenvolver isso através da forma como tratamos as pessoas e como conversamos.

2- Lidere pelo exemplo

Seja proativo e dê o exemplo de como deve ser feito as ações.  Seja num treinamento das Olimpíadas, quando eu era nadador, oe mesmo hoje nos meus empreendimentos.  Portanto, ganhe a confiança dos seus liderados sendo pontual, justo, trabalhador, responsavel e etico. 

Com isso, todos crescem.  Esse exemplo tem um impacto tremendo nas pessoas.  pessoas de sucesso sabem que liderar pelo exemplo funciona.  Portanto, nada de reclamar e sim construir oportunidades e solucoes.  Desta forma a gente se coloca no caminho do resultado valorizando o processo. 

3- Conheça seu time

Conversando com o Bernardinho, treinador da seleção de vôlei, ele fala:  So existe lider se tiver um time.  Realmente precisamos entender de gente e nos aprofundar no conhecimento humano se quisermos liderar.  Portanto, isso pode acontecer entre pares em reunião de escola, projetos nos trabalho e mesmo em equipes onde voce esta liderando 5, 10 pessoas.  Não importa o número ou sua posição, o que importa é entender o que está acontecendo e ter a proatividade de tomar decisões e contribuir.

Um aspecto importante deste ponto que estamos falando seria as conexoes.  Precisamos nos conectar com as pessoas.  Ou seja, cada conexão nos aproxima ainda mais do nosso grupo garantindo o desenvolvimento do pertencimento que trato no proximo item.

4- Desenvolva seu time

3 papéis do líder para desenvolver seu time:

  1. Motivação – foco no esforço, na atenção e na inspiração do grupo.  Isso e fundamental e dar autonomia para um grupo de alto rendimento é uma ação que leve o time a sua melhor performance.
  2. Desenvolva pertencimento – através de um ambiente seguro, onde se pode falar abertamente, e também cheios de conexões sociais,  pois elas nos aproximam garantindo o sentimento de pertença. 
  3. Desapareça de vez em quando – tenha confiança no seu time.  Você não sabe tudo e às vezes desaparecer e deixar rolar gera um enorme aprendizado.  Com isso, crescimento.

5- Saiba conversar

Uma conversa de qualidade pode ajudar a melhorar a conexão com o time e evoluir a relação.  Uma boa conversa precisa de alguns elementos que começam com a relevância do assunto e o momento oportuno para que a conversa aconteça.  Com isso, ser assertivo e literal ajuda na conexão e na clareza da comunicação.  Sem generalismo, ou visão amplo do que quer falar.  Portanto, seja objetivo, claro, pontei como aquilo influenciou positiva ou negativamente no seu trabalho.  Além disso, seja verdadeiro.  

Liderança pra mim seria isso. Espero que tenha contribuído.  Agora é com vocês.

Prepara, vai!


  • Copyright © 2019

  •    •