Produtividade e a relação com seu trabalho

set 28, 2020  |  por Gustavo Borges

Produtividade é a capacidade de realizar o máximo de trabalho possível com o mínimo de recursos necessários. Essa definição leva bem em conta uma ideia da Era Industrial. Essa seria uma das definições de produtividade. Esse trecho, aliás, foi retirado de um artigo sobre produtividade que mostra as muitas vertentes dessa palavra para nos levar para a frente no nosso caminho. 

Neste artigo, portanto, pretendo mostrar a relação dessa palavra com o esporte e, também, avançar em questões que passam por hábitos, ferramentas e persistência. 

Hábitos para se ter mais produtividade

Nesse aspecto, os atletas são craques, pois deixam o corpo pronto para produzir em alta performance. Dessa forma, surgem bons hábitos, como comer adequadamente, dormir o suficiente, ter um objetivo claro e ter compromisso para produzir na hora certa.  

Esses e outros fatores de bons hábitos para a produtividade podem, certamente, ser encontrados em muitos blogs e matérias sobre o assunto. Como o atleta tem uma programação focada no resultado e, também, no alto desempenho, parece que, ao longo da vida, ele já é forjado para agir e pensar dessa forma. 

Ferramentas que eu uso

GMAIL
Organizado em prioridades e pastas. Aquelas mensagens que precisam de resposta rápida, então, eu coloco como importantes  Se tenho mais tempo para responder, posso colocar em pastas por assunto ou categoria. Isso ajuda na minha organização e para que eu dê a atenção necessária para cada assunto.

CALENDAR
Tudo o que faço está na agenda. Horários que demandam a minha atenção, como reuniões, lives, leitura, desenvolver algum projeto, estudo… Tudo está ali. Isso me ajuda, dessa maneira, a ter o foco necessário para executar. Mesmo se, por algo mais estratégico, por exemplo, eu separe um momento para essa reflexão e esse pensamento.

TRELLO
Esse me ajuda nas tarefas. Falei acima de um formato de organização que, jogado nesta ferramenta, pode ser um hábito vencedor. Pois eu separo da seguinte forma: gerais, importantes, dias da semana, concluído, pqp (esse, você já sabe a tradução… rs). O pqp serve para dizer que não dá mais para esperar. Por isso, faça neste minuto!

MLABS
Consta na agenda, no Trello e uso essa ferramenta para executar os agendamentos mais gerais das redes sociais. Funciona muito bem e é uma excelente forma de planejamento e, assim, análise de dados.

CADERNO
O bom e velho caderno. Sempre adorei escrever e anotar em cadernos. Com isso, facilita a minha vida e deixa as ações e as tarefas mais visuais para mim. A sequência, enfim, seria: caderno > trello > agenda. 

Persistência e a relação com produtividade

Pessoas persistentes, que estão a fim de crescer e buscar conhecimento, se tornam mais produtivas. Funciona assim no esporte e no mundo corporativo. Se você persiste para aprender algo, mesmo que tenha de desenvolver uma enorme competência, você ficará bom naquilo. Seja para se proteger – e a tecnologia está aí para isso – ou para, realmente, se tornar uma pessoa com uma supercapacidade de produção.  

Dentro do esporte, a persistência, aliada a bons treinos de qualidade (produtividade), forma uma combinação infalível. Já falei muito sobre esse tema em outros blogs e, realmente, acredito que persistência é uma decisão nossa. Portanto, existe uma correlação com a decisão de produzir e ser produtivo. 

O grande sonho

Atletas são produtivos pelo fato de entenderem e vivenciarem a produtividade na pele. Ou, pelo menos, vivenciarem, o que também leva ao resultado. Quanto mais foco no processo e treinos árduos, então, melhor nos saímos na nossa busca. Faça essa relação com o seu trabalho. Tenho certeza de que também funcionará.

Outro ponto é a execução com excelência todos os dias, o que ajuda o atleta a se manter ativo e com a programação mental afiada. Sabendo dos objetivos e do sonho, ele persegue isso diariamente. Dessa maneira, persistimos e, com a ajuda de um bom planejamento, mantemos a nossa geração com positividade e dedicação. 

Os atletas não param, não ficam esperando. Pelo menos, os que têm um objetivo maior ou uma busca significativa. 

“As pessoas não fazem aquilo que deveriam fazer simplesmente porque não dão o primeiro passo”

Christian Barbosa, especialista em produtividade, fala isso nos livros dele. Para nos tornarmos alguém na vida, não temos espaço para preguiça. Portanto, não fazer as coisas ou não produzir adequadamente pode ter um custo elevado demais no nosso resultado. 

Fiz uma conversa com o Christian, faixa preta em produtividade, e ele me deu uma aula sobre o tema. No fim da nossa conversa, eu, todo orgulhoso, mostrei as ferramentas descritas acima. A resposta dele: “Trello, somente para iniciantes em produtividade”. Fiquei com cara de paisagem, assumi o golpe, peguei o nome da ferramenta top que ele indicou e parti para o próximo tema.

Mas vamos voltar para a nossa busca…

Seria como se o grande sonho do atleta fosse a pavimentação do caminho dessa busca. Com isso, os alicerces seriam os objetivos ao longo da jornada. Ter clareza e bons indicadores é essencial para que isso aconteça. Além disso, metas diárias, que nos levam à ação do momento e nos inspiram com as coisas que temos para fazer nessa grande busca. 

Mas o que isso tem a ver com você, que não é atleta?

Tudo! Os aprendizados são os mesmos. Tenha um sonho, persista na sua busca, tenha foco, valorize o processo, execute com excelência, todos os dias, planeje e seja positivo.

Sei que, escrevendo assim, parece fácil, mas, se for escolher um para começar, escolha a persistência para estar num bom caminho.

Portanto, para ser produtivo, você precisa ser persistente. 

Prepara… Vai!

  • Copyright © 2019

  •    •   
  • feito por F E R A