Desenvolvimento pessoal e profissional: como alcançar a excelência? 7 dicas!

mar 28, 2022  |  por Gustavo Borges

Receba conteúdos com exclusividade

Apenas para profissionais que desejam atingir EXCELÊNCIA

Por vezes, me perguntam sobre a importância do desenvolvimento pessoal e profissional. Principalmente, como associar esses dois lados para conseguir alcançar a excelência na qualidade de vida de maneira geral.

Parece um desafio, não é mesmo? Mas, com dedicação e força de vontade, acredito que qualquer um consegue chegar onde deseja. E é exatamente sobre todas essas questões que falarei aqui hoje.

Cada vez mais, as empresas esperam que os seus colaboradores sejam profissionais de alto desempenho, com as chamadas “habilidades do futuro”, que estão associadas ao que chamamos de soft skills.

Nesse sentido, devemos entender que o desenvolvimento profissional está diretamente ligado ao pessoal. Ou seja, mais do que solicitar um diploma, as companhias estão interessadas nas experiências e nas habilidades comportamentais (maturidade, caráter, entre outros).

Antes de falar sobre como melhorar o desenvolvimento nos principais âmbitos de sua vida, gostaria de explicar um pouco mais as diferenças e as relações entre eles. Pronto para mergulhar nisso? Boa leitura!

Qual é a relação entre desenvolvimento pessoal e profissional?

Primeiramente, devemos pensar que, quando estamos buscando por maneiras de desenvolvimento pessoal e profissional, procuramos por formas de melhorar a nossa qualidade de vida e bem-estar. 

Para isso, é necessário desenvolver habilidades, aprimorar hábitos, aprender com os erros e contar com uma boa dose de autoconhecimento. Assim, conseguimos entender com transparência o que precisamos fazer para nos tornar a nossa melhor versão. Porque, afinal, é isso o que queremos, certo?

Já posso adiantar que esse é um caminho a ser trilhado, e não é simples alcançar o resultado sem se dedicar para isso. Nenhum atleta consegue se classificar para um campeonato sem foco e disciplina, certo? A vida funciona dessa maneira, também.

Como diferenciar desenvolvimento profissional do pessoal?

Agora, precisamos de algo mais didático em relação à diferenciação entre os dois termos, apesar de eles estarem diretamente associados.

Podemos definir desenvolvimento profissional como o aprendizado ou a competência técnica a questões que estão diretamente ligadas à sua profissão. Então, é tudo aquilo que pode ampliar a sua visão no ambiente de trabalho.

Normalmente, para alcançar o desenvolvimento profissional, pensamos em formação acadêmica, cursos técnicos ou treinamentos específicos. Exemplificando:

  • curso de idiomas;
  • graduação ou pós-graduação em algo da sua área;
  • curso técnico sobre o pacote Office.

É claro que essas capacitações vão variar de acordo com a área da sua profissão. Pode ser um curso mais específico sobre uma ferramenta do trabalho, ou direcionado para o seu setor, como um treinamento de vendas, por exemplo.

Por outro lado, o desenvolvimento pessoal está associado às habilidades do futuro, que falei anteriormente. Ou seja, são competências consideradas mais comportamentais e naturais, muitas vezes relacionadas aos traços de personalidade de cada um.

Apesar de ser mais difícil mensurar as habilidades comportamentais, elas podem ser adquiridas e desenvolvidas por meio da experiência e de treinos específicos. Alguns dos principais exemplos de desenvolvimento pessoal são:

  • inteligência emocional;
  • espírito de liderança;
  • boa comunicação;
  • trabalho em equipe;
  • gestão de conflitos e resolução de problemas;
  • criatividade e proatividade.

Dá para perceber como essas características são importantes independentemente com o que você trabalha, certo? A inteligência emocional, por exemplo, é importante tanto para um atleta olímpico quanto para um vendedor.

Ainda assim, é possível ver como não podemos separar totalmente o desenvolvimento pessoal do profissional, certo? Isso porque qualquer crescimento nos âmbitos do pessoal (físico, emocional, psicológico, espiritual, comportamental e interpessoal) vai acabar impactando positivamente o profissional.

Como melhorar o desenvolvimento pessoal e profissional?

Antes de pensar sobre como se desenvolver, quero fazer uma pergunta: o que é excelência para você? Compartilhei a minha ideia sobre a busca de excelência neste vídeo. Aperte o play e confira! 

Gosto bastante dessa frase do Albert Einstein, porque por vezes nos deparamos com essa situação:

Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.

Ou seja, não adianta ficar fazendo as mesmas coisas de sempre, se queremos ver uma mudança – seja no âmbito profissional ou pessoal (ou nos dois).

É o momento de tomar as rédeas da sua vida, certo? Para alcançar a excelência, precisamos fazer o nosso melhor diariamente. Como eu disse no vídeo, busque o seu centésimo de segundo.

Mas, para isso, é necessário focar na sua Olimpíada. E como fazer isso? Separei algumas dicas que podem te ajudar. Confira!

1 – Monte sua rotina: qualquer atleta de alto desempenho tem uma rotina bem definida. Por mais difícil que seja incorporar novos hábitos ao seu dia a dia, essa é uma das maneiras mais eficientes. Isso vai depender de cada pessoa, mas uma boa rotina é aquela em que você tem tempo para fazer algo pessoal (seja exercícios ou leitura) antes de começar a trabalhar. Além disso, é importante preparar melhor as atividades do seu dia, deixando espaço também para o momento do descanso.

2 – Identifique suas metas e objetivos: se queremos ser a nossa melhor versão, devemos ter algo bem definido na mente sobre onde queremos chegar. Ou, ao menos, definir o que exatamente é a sua melhor versão. Colocar os seus objetivos no papel, com prazos definidos é uma das formas de nos dedicar efetivamente para que as ideias saiam do plano e virem realidade.

3 – Descubra a sua motivação: é fundamental encontrar motivação em algo que o faça sair da cama todos os dias para cumprir aquele objetivo. Nem sempre é fácil estar inspirado para acordar cedo e dar o melhor de si, mas, quando temos uma boa razão por trás disso, fica menos complicado. As motivações podem ser variadas de acordo com cada pessoa: uma medalha olímpica? Um cargo de liderança? Conseguir comprar uma casa? Dar mais estabilidade financeira para a família? Independentemente da motivação (e ela pode variar com o tempo ou período da sua vida), vale a pena tê-la bem clara na mente para os momentos em que for difícil manter o foco.

4 – Tenha uma boa rede de contatos: provavelmente, você já ouviu falar sobre “networking”. É fundamental se relacionar com pessoas que tenham objetivos parecidos ou familiaridade com a sua área de atuação. Esse é um bom momento para trocar experiências, ensinamentos e até mesmo pedir ajuda, quando necessário. É uma das grandes lições do desenvolvimento pessoal e profissional: nem sempre podemos conseguir tudo sozinhos. Confiar em outras pessoas pode fazer a jornada ser muito menos cansativa.

Desenvolvimento pessoal e profissional - imagem com o texto "Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo" Provérbio africano.
Fonte: Agendor

5 – Aprenda com os erros: errar é humano e faz parte de qualquer processo de aprendizagem. Mas devemos saber como lidar com eles e, de fato, tirar algo positivo para que os erros não se repitam. No âmbito profissional, devemos ter a mesma postura em relação aos feedbacks. Essa é a oportunidade de se desenvolver em cima de pontos de melhoria sinalizados por outras pessoas. Nem sempre é fácil perceber essas questões, mas, se são indivíduos que também querem nos ver crescer, então vale a pena ouvir.

6 – Desenvolva autonomia: aqui, estou falando sobre a coragem de assumir novos desafios, de se aventurar por caminhos ainda não traçados e, por vezes, para sair do tradicional que estamos tão acostumados. Para nos desenvolver, também precisamos pensar além. Ir além. É isso que “dar o melhor” significa.

7 – Invista em você: encontrar momentos de lazer e descanso é fundamental para qualquer pessoa que queira se dedicar a algo com foco. Mas, aqui, também quero falar sobre o investimento em capacitações ou aprimoramentos de habilidades que se tornem vantajosos como projeto de vida. Educação continuada, como cursos e treinamentos, é algo extremamente positivo, não apenas para o currículo profissional, mas, também, para melhorar como pessoa. Além disso, ler livros e ver palestras sobre desenvolvimento pessoal são ótimas maneiras de se familiarizar com o tema. 

Indicação de leitura: Ousadia e coragem para arriscar

Dica bônus: cuidado com a autossabotagem

Já falei, neste vídeo, sobre como temos uma capacidade incrível de nos autossabotar. Ou seja, nos preparar de forma bem-estruturada para um resultado negativo. Isso pode ser impactante para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Por vezes, você pode estar tão preocupado com as coisas darem errado, que acaba não se preparando e não dando o melhor de si. É necessário colocar o pensamento na direção correta.

Vamos para cima do que queremos? O momento é agora! Deixar os medos e receios de lado, para partir com confiança e atitude para o que você deseja alcançar. Só assim você pode construir o seu resultado máximo!

  • Copyright © 2019

  •    •