Ter uma atitude vencedora, sem dúvidas, foi fundamental para chegar onde queria. No início de minha carreira, em Ituverava, não tinha muita noção do que seria necessário para alcançar meus objetivos.
Queria ir para os Jogos Olímpicos, mas não entendia muito bem o que deveria fazer pra estar lá. Escutava muito que, para vencer na vida, as pessoas precisavam comer, treinar e estudar muito.
Claro que com nove anos isso funciona muito bem e nos estimula, mas os desafios na busca do sonho são enormes e vão além destes pontos.
A busca da excelência e foco numa atitude positiva nos direcionam para o sucesso. Essa atitude de campeão, ligada a um trabalho com capricho, é fundamental para que nossos sonhos se realizem.
Mas, afinal, como ter uma atitude vencedora? O que você precisa fazer para alcançar a alta performance dentro disso? Continue a leitura!
Atitude positiva e um olhar de frente para os problemas: essa pode ser a diferença entre realizar um sonho e ficar bem distante dos objetivos que queremos. Tanto no mundo do esporte quanto nas empresas, ter uma atitude de vencedor e coragem são fundamentais para alcançar qualquer meta.
“Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem”
Gosto de sempre repetir que vencer ou perder é algo transitório. E não é isso que define se você tem uma atitude de campeão ou não.
Quando você pensa em resultados, deve imaginar a fórmula do sucesso. Você sabe o que precisa fazer no dia a dia.
Então, eu pergunto: o que você precisa ter, de fato, para ter sucesso? O que está te impedindo de alcançá-lo? A resposta sempre terá alguns elementos, como autoconfiança, planejamento, foco e disciplina.
Para o que acontece na vida e no esporte, treinamos. Temos disciplina, planejamento, estratégia e construímos a preparação para chegar ao dia da reunião ou da competição e ter o resultado.
Tem gente que não se dedica tanto e fica na média. Mas, como veremos a seguir, não é isso que define um campeão ou uma atitude vencedora.
Sabemos que de boas intenções o inferno está cheio. O que precisamos mesmo é de bons comportamentos.
Essa expressão popular significa que somente ter boas intenções não é o suficiente, mas precisamos de ação. Desta forma, o comportamento se conecta com as ações práticas que executamos todos os dias.
Imagina eu estar muito disposto a ajudar qualquer pessoa que me procurar. Essa intenção é muito boa. Entretanto, vamos mudar um pouco esta situação.
Que tal oferecer ajuda para as pessoas que você identifica que precisam? Aqui, o seu comportamento define sua ação. Menos passividade, mesmo que com boas intenções, e mais proatividade, sendo protagonista de suas atitudes.
No mundo aquático podemos usar vários exemplos que ilustram este tipo de comparação. Um caso típico pode ser água fria em algum treino de natação. Já passei por isso várias vezes. Certamente podemos enfrentar este caso de duas formas.
A água está fria. Dentro desse cenário, esses são os dois cenários que um atleta pode ter:
Claro que isso é um exemplo, mas retrata uma situação real. Certamente, os dois estavam dispostos a treinar e foram ao treino para fazer o que o técnico queria.
Porém, a situação mudou com uma variável que foi determinante para uma mudança de atitude. Qual dos dois teve uma atitude vencedora?
Somente um destes atletas tirou algum benefício deste dia, mesmo com a dificuldade apresentada no exemplo acima. Campeões são feitos todos os dias com trabalho, superação e dedicação.
Podemos ter inúmeros exemplos de atitude vencedora, que separam uma pessoa que quer evoluir de outra que se comporta como uma criatura sem rumo.
O time de futebol ser campeão, a vontade do pai querer que o filho ganhe a competição da escola… São vários os exemplos para identificarmos quem é um campeão e quem não o é.
Estamos muito acostumados com a premiação no formato de medalhas de ouro, prata e bronze. Mas, às vezes esquecemos o que realmente significa ser um campeão.
Já vi muitas pessoas chegarem em primeiro lugar e que não são exemplos para ninguém. Também conheço gente que não ganhou medalhas, ou algum título, e que são referências para jovens e crianças.
Ou seja, ser campeão ou vencer não é apenas chegar na frente, bater recordes ou performar melhor. Ter uma atitude vencedora vai além de uma vitória.
Em minha vida esportiva já tive vários resultados em que fui campeão chegando bem longe da medalha. No início da minha carreira era décimo quinto pra cá ou um quadragésimo nono pra lá. Isso nunca me desanimou.
Inclusive meu último resultado Olímpico foi um 12º lugar em Atenas 2004. Em todas estas situações, estava preparado para nadar e disposto a fazer o meu melhor, independentemente dos resultados.
Portanto, ser um campeão é você fazer o seu melhor todos os dias, é ter atitude vencedora na busca de seus objetivos e trabalhar com excelência. Fora isso, ser um campeão é treinar, treinar muito e todos os dias.
Seja um protagonista da sua vida.
Como ter protagonismo no trabalho e na vida? Essas são algumas dicas para incorporar essa atitude no seu dia a dia:
Você é dono de sua vida. Portanto, não podemos deixar as coisas simplesmente acontecerem. Tudo o que nós queremos fazer, para conseguirmos, vai necessitar trabalho duro e muita atitude de campeão.
Lembre-se de que a atitude vencedora está relacionada à ação. Não adianta ficar planejando, pensando e, no fim, não colocar em prática. Postergar até amanhã. Arranjar desculpas para fazer depois.
Faça hoje. Pare de adiar a sua excelência.
E então, pronto para ter uma atitude vencedora? Se você quiser seguir nessa jornada, outros conteúdos podem te ajudar:
Conteúdo atualizado em 11 de agosto de 2022