Produtividade pessoal é a capacidade de realizar o máximo de trabalho possível com o mínimo de recursos necessários. Essa definição vai ao encontro da ideia que era aplicada na Era Industrial.
Porém (felizmente), tudo mudou. Hoje, existem diversas ferramentas para organização pessoal e profissional.
Neste artigo, pretendo mostrar quais são as melhores ferramentas de produtividade pessoal para que você atinja excelência em todos os projetos da vida.
Além disso, vou abordar de que forma esse termo tem relação com o esporte, assim como irei avançar em questões que passam por hábitos, ferramentas e persistência. Confira!
Nesse aspecto, os atletas são craques. Afinal, eles deixam o corpo pronto para produzir em alta performance.
Isso só é possível porque os esportistas adquirem bons hábitos, como: comer adequadamente, dormir o suficiente, ter um objetivo claro e compromisso para produzir na hora certa.
Como atleta, aprendi que sempre existe uma forma de otimizar os meus resultados para atingir metas pessoais, seja dentro ou fora da piscina. Para isso, conto com o auxílio de ferramentas, que vou apresentar no tópico a seguir. Acompanhe!
A partir de agora, vou apresentar diversas ferramentas que ajudam a otimizar a minha rotina de trabalho.
Com o Gmail, você organiza os materiais em pastas, de acordo com as prioridades, Aquelas mensagens que precisam de resposta rápida, então, eu coloco como as mais importantes
Se tenho mais tempo para responder, posso colocar em pastas por assunto ou categoria. Isso ajuda na minha organização e para que eu dê a atenção necessária para cada assunto.
Tudo o que faço está na agenda, como reuniões, lives, leitura, desenvolver algum projeto e estudo. Tudo está ali. Dessa maneira, consigo ter o foco para executar o que é necessário naquele momento.
O Trello ajuda na execução de tarefas. Tenho um formato de organização que, se for jogado dessa maneira na ferramenta, pode se tornar um recurso vencedor.
A separação é feita da seguinte forma: gerais, importantes, dias da semana, concluído e pqp. Este último serve para alertar que não dá mais para esperar. Por isso, faça agora mesmo!
A próxima sugestão da lista de ferramentas para produtividade pessoal é uma ótima forma de fazer planejamento e análise de dados. Ela é completa e prática. Não é necessário ser um especialista em tecnologia para utilizá-la no dia a dia. Assim, será mais fácil atingir as suas metas pessoais.
O bom e velho caderno não pode ficar de fora da nossa lista de ferramentas de produtividade pessoal. Sempre adorei escrever. Essa prática facilita a minha vida e deixa as ações e as tarefas mais visuais
Na minha ordem de preferência, os recursos ficariam assim: caderno > Trello > agenda.
Leia mais também em:
Não adianta nada ter ótimas ferramentas para organização pessoal se não for persistente. Pessoas que têm essa características, que têm desejo por crescer e em busca do conhecimento, tornam-se mais produtivas.
Funciona assim no esporte e no mundo corporativo.
Se você persiste para aprender algo, mesmo que tenha de desenvolver uma enorme competência, você tem mais chances de se tornar um especialista.
Essa ideia vale para se proteger – e a tecnologia está aí para isso – ou para, realmente, se tornar uma pessoa com uma super capacidade de produção.
Dentro do esporte, a persistência, aliada a bons treinos de qualidade (produtividade), forma uma combinação infalível. Já falei muito sobre esse tema em outros blogs e, realmente, acredito que persistência é uma decisão nossa. Portanto, existe uma correlação com a decisão de produzir e ser produtivo.
Os atletas são produtivos pelo fato de entenderem e vivenciarem a produtividade na pele. Ou, pelo menos, vivenciarem, o que também leva ao resultado.
Quanto mais foco no processo e treinos árduos, melhor serão os resultados no esporte. Faça essa relação com o seu trabalho. Tenho certeza de que também funcionará.
Outro ponto importante é a execução com excelência todos os dias, o que ajuda o atleta a se manter ativo e com a programação mental afiada.
Com os objetivos e os sonhos em mente, você persegue isso diariamente. Dessa maneira, persiste e, com a ajuda de um bom planejamento, adquire mais positividade e dedicação.
Os atletas não param. Eles não esperam. Pelo menos, é assim a rotina daqueles que têm um objetivo maior ou uma busca significativa.
“As pessoas não fazem aquilo que deveriam fazer simplesmente porque não dão o primeiro passo”
Christian Barbosa, especialista em produtividade, aborda essas ideias em seus livros. Para nos tornarmos alguém na vida, não é possível liberar espaço para preguiça. Portanto, não fazer as coisas ou não produzir adequadamente são atitudes que podem deixar nossas metas pessoais cada vez mais distantes.
Tive a oportunidade de conversar com o Christian, faixa preta em produtividade. Ele me deu uma aula sobre o tema.
No fim do encontro, eu, todo orgulhoso, mostrei as ferramentas descritas acima. A resposta dele: “Trello, somente para iniciantes em produtividade”. Fiquei com cara de paisagem, assumi o golpe, peguei o nome da ferramenta top que ele indicou e parti para o próximo tema. Você se surpreende todos os dias, não é mesmo?
Mas, agora, vamos voltar para a nossa busca!
Seria como se o grande sonho do atleta fosse a pavimentação do caminho dessa busca. Com isso, os alicerces seriam os objetivos ao longo da jornada. Ter clareza e contar com bons indicadores são requisitos para que isso aconteça.
Além disso, metas diárias, que nos levam à ação do momento e nos inspiram com as coisas que temos para fazer nessa grande busca.
Mas o que isso tem a ver com você, que não é atleta? Tudo!
Os aprendizados são os mesmos. Tenha um sonho, persista na sua busca, tenha foco, valorize o processo, execute com excelência TODOS OS DIAS.
Faça um planejamento e SEJA POSITIVO!
Sei que tudo isso parece fácil, mas se for escolher um caminho para começar, sugiro: persistência.
Portanto, para ser produtivo, você precisa ser persistente.
Eu vou te ajudar a desenvolver clareza nos objetivos e organizar as ações para que os seus sonhos e as suas metas pessoais sejam alcançados.
Veja no vídeo abaixo!
Você está se sentindo desmotivado pessoal ou profissionalmente?
Percebe que a falta de foco e clareza estão te atrapalhando?
Está sofrendo para se organizar e fazer tudo o que precisa?
Calma! Isso é comum e eu posso te ajudar.
Se você se sente desmotivado com a vida profissional ou pessoal, está precisando de uma mudança.
Quando não conseguimos ter foco nem sabemos onde queremos chegar, estamos cometendo erros graves.
A boa notícia é que isso pode ser identificado, treinado e corrigido! E eu quero te guiar nessa jornada.
No Super+Ação, eu vou te ajudar a encontrar o caminho certo rumo à realização dos seus objetivos e das suas metas pessoais. Acesse o nosso site e saiba agora mesmo como transformar os seus resultados.
Prepara… Vai!
Conteúdo atualizado em 27 de julho de 2022
Ter uma equipe mais motivada é, sem dúvida, um dos principais fatores que determinam o…
Liderança e motivação de equipes: 10 ações rápidas para você brilhar
Protagonismo profissional: cinco dicas para você mandar na sua carreira, por Gustavo Borges
Tirar aprendizado de tudo: o que o desabafo do Guilherme Costa nos ensina
Eu sempre trago aqui paralelos entre o esporte e o empreendedorismo. Nem poderia ser diferente.…
Na minha transição de atleta para empreendedor, eu não sabia muito sobre alguns assuntos. Entre…