Para medir um trabalho com excelência, no meu esporte, seria um centésimo de segundo por vez. A cada centésimo evoluímos e chegamos mais perto do nosso sonho.
Pense no seu centésimo de segundo na atividade ou ação que esteja fazendo. Mas para melhorar cada dia mais, é necessário pensar sobre o que é excelência para você.
Na sequência deste artigo isso vai ajudar nas comparações com qualquer coisa que queremos ou decidimos fazer na busca de resultados.
Todos podemos imaginar qual é a nossa olimpíada, e depois estar motivado para ir atrás deste sonho. Pode ser a meta da empresa, evoluir como pai ou filho, se aproximar daquele amigo que nos desconectamos pela correria da vida, aprender a nadar ou praticar esporte.
Quando decidimos o caminho a seguir para busca de nossa olimpíada, não tem como escapar de duas palavras que são fundamentais para a nossa busca: comprometimento e excelência.
O comprometimento, que é um compromisso com alguma coisa ou alguém, é importantíssimo para a história que queremos escrever. Pode ser com o resultado, com sua equipe ou um propósito.
E comprometimento é igual gravidez: não existe meio comprometido. Afinal, você já viu uma meia grávida?
Quando temos um compromisso sério com um propósito ou uma causa, fica muito mais fácil encontrarmos força para enfrentar todos os desafios. Difícil é quando alguém quer que façamos algo sem nossa vontade e esperar uma dedicação enorme para a busca do sucesso.
O comprometimento vem junto das nossas escolhas. Por isso, uma vez decidido o que queremos, fica mais fácil nos dedicarmos todos os dias e superar todos os desafios que teremos a nossa frente.
Portanto, eu nunca teria a minha trajetória com a natação se não tivesse, por vontade própria, escolhido uma atividade a qual eu era apaixonado.
Toda ação provoca uma reação, ou seja, se você trabalhar duro o resultado vem. Qual das frases você prefere? “Deixe a vida me levar…” ou “Quem sabe faz a hora não espera acontecer…”?
Claro que botar a mão na massa faz mais sentido e a segunda frase nos leva a ser os protagonistas de nossas vidas.
Já que estou comprometido e fazendo meu melhor, o resultado certamente terá maior chance de aparecer. Contudo, o que não podemos fazer é ficar esperando o vento nos levar, ou que as coisas aconteçam por acaso sem nosso esforço e energia.
Ter uma Atitude de Campeão é fundamental em nossa jornada. Quanto mais atitude positiva e um sentimento de missão cumprida melhor.
Uma vez perguntei “o que é excelência” a um grupo de crianças. Nenhuma resposta. Claro, esta palavra é muito adulta.
Mudei a pergunta e quis saber se alguém sabia o que era capricho. Capricho é fazer bonito, respondeu uma criança. Pronto, fiz a conexão. Fazer com excelência é caprichar em tudo o que fazemos, fazer bem feito.
Excelência é um hábito e não um feito
— Aristóteles
O trabalho com estado de excelência é algo fundamental para a cada dia termos estarmos mais próximos do nosso objetivo. Na natação, a excelência é calculada em centésimos de segundo. A cada centésimo estamos mais perto do índice, da medalha, do sorriso…
Um centésimo é a diferença entre ir para os Jogos Olímpicos ou ficar em casa, ir para uma final ou ficar de fora, ganhar uma medalha ou ficar em quarto lugar, ficar em primeiro ou segundo…
Com isso em mente, quanto mais focados em fazermos o nosso melhor, mais perto estaremos de tudo que queremos.
Com 28 medalhas Olímpicas, Michael Phelps sempre deu uma aula de comprometimento e excelência. Seu primeiro resultado Olímpico foi um quinto lugar em 2000 nas Olimpíadas de Atenas. Detalhe, o monstro tinha apenas 15 anos.
Um grande exemplo de trabalho com excelência, certamente foi a medalha de ouro do Michael Phelps em 2008 nos 100 metros borboleta. Claro que ele teve vários outros ótimos resultados, mas esse vale a pena detalhar, pois expressa o que acredito.
Numa competição super disputada com Miroslav Cavic, Michael Phelps (MP) vira em sétimo lugar na metade da prova, e vem pra cima do líder, considerada uma das provas mais emocionantes da natação mundial.
O resultado foi o ouro nesta prova para MP, que garantiu o maior feito Olímpico de todos os tempos. MP conseguiu 8 medalhas de ouro numa mesma Olimpíada, superando Mark Spitz, que em 1972 nas Olimpíadas de Munich, conseguiu a proeza de conquistar sete medalhas de ouro.
Vale a pena assistir esta prova e fazer uma comparação com o dia a dia que temos em nossas vidas. Isso sim é o estado da excelência.
Indicação de leitura: A vitamina da superação
Nesta foto conseguimos enxergar o que é excelência: um centésimo de segundo.
Percebam os detalhes de cada um dos atletas. Posição do corpo, cabeça, pernada… Tenho certeza que podemos olhar para nosso trabalho e enxergar vários pontos de atenção que são fundamentais para nosso sucesso. São esses centésimos que fazem a diferença na hora do resultado e da conquista.
Eu fico pensando naquelas frases que falam se eu tivesse feito mais, se eu treinasse mais, se eu não tivesse faltado…. O MP fez uma coisa simples nesta foto, ele nadou até o final.
Parece óbvio isso, mas pense na complexidade. Ele não nadou até o final só nesta prova, ele fez isso durante todo o treinamento para chegar neste momento e executar com perfeição.
O segundo lugar falhou, se é que podemos ser tão injustos assim com uma medalha de prata. Mas para o ponto deste artigo vamos dizer que sim. O atleta respirou quando não devia e, por uma fração, ficou com a prata.
Frase que vale um milhão de dólares: faça tudo bem feito até o final. Ou seja, caprichem!
Vivemos de escolhas e decisões. Portanto, quanto mais estivermos prontos para assumir que a nossa vida é indelegável, a nossa conquista fica mais perto. Um trabalho com excelência, com certeza, funciona para a busca de grandes resultados.
Vale muito a pena pensarmos em nossas Olimpíadas, aquelas que enfrentamos todos os dias, e buscar soluções para todos os desafios que temos pela frente.
O importante é termos paciência e perseverança nesta busca. Sabendo e compreendendo que cada momento, cada centésimo e cada gota de suor pode nos aproximar ainda mais de nossos sonhos. Portanto, tenha muita Atitude de Campeão e boas braçadas!
Conteúdo atualizado em 19 de abril de 2022