O principal objetivo do treinamento motivacional para equipe deve ser inspirar os colaboradores. Fazer com que eles queiram se desenvolver, se aprimorar e, principalmente, se tornar a melhor versão deles mesmos.
É claro que isso não é uma tarefa fácil. Até mesmo porque, no fim das contas, a motivação deve ser interna. Cada um tem uma razão específica para dar aquele gás, se esforçar mais ou dar braçadas mais fortes.
Ainda assim, gosto de reforçar o papel dos líderes neste cenário. Entender que você tem o potencial de inspirá-los. E isso vai muito além de repetir frases prontas.
Isso porque a motivação implica uma provocação. Deve aguçar quem está ouvindo. Fazer com que eles fiquem inquietos. Afinal, é isso o que gera a ação.
E esse é o grande foco dos treinamentos motivacionais para equipes: fazer com que os colaboradores tomem uma atitude.
Mas o que um líder deve fazer para motivar a equipe? Como inspirar um time que está desmotivado? Qual a importância disso tudo? Vou falar sobre todos esses pontos neste conteúdo. Boa leitura.
A motivação é um tema do qual gosto muito. Pois, quando estamos motivados, colocamos a energia na direção que queremos. Ou seja, focamos e afastamos a maior parte das distrações que podem nos atrapalhar. Somos quase imparáveis.
Levar isso para o ambiente de trabalho vai muito além de pensar apenas nos resultados. É claro que isso é importante, mas as razões devem ir além disso.
Enquanto líder, eu quero que o meu time sempre se desenvolva e esteja em constante crescimento. Isso não é bom apenas para mim, mas, principalmente, para eles.
Uma pessoa motivada consegue alcançar o seu máximo potencial. Essa é uma das belezas que a natação me ensinou. Quando você tem um foco e um objetivo, se desdobra em três para fazer o que precisa ser feito. A perspectiva muda completamente.
Contudo, ter uma equipe desmotivada pode ser considerado como uma pedra bem incômoda diante do caminho que poderia levar sua empresa rumo ao sucesso. Parece que tudo fica mais difícil, não?
Os desafios vão se acumulando, as visões vão se estreitando e o grande problema é que a desmotivação é contagiosa. Se um colaborador está assim, em pouco tempo é possível que todos estejam.
Mas esse é o pulo do gato: a motivação também é contagiante. Basta uma pessoa se inspirar, que a mudança de atitude leva as outras a se moverem.
O que fazer para motivar uma equipe desmotivada? Neste conteúdo, eu falei que os principais motivos que podem causar a desmotivação são:
O primeiro passo, então, seria reconhecer o que pode estar afetando a motivação e a produtividade do time. A partir disso, é possível encontrar uma boa palestra motivacional ou treinamento que atenda a essas demandas.
Mas, vale ressaltar: para conseguir inspirar os outros, você deve ser um bom líder. Saber ouvir o que os colaboradores precisam e, principalmente, conseguir se comunicar com eficiência.
Neste sentido, estes conteúdos podem ajudar. Confira:
Como falei, os melhores treinamentos motivacionais são aqueles que inspiram. Que instigam, inquietam e levam à ação.
Mas um elemento fundamental é entender quem é o seu público para engajá-los da maneira certa. Nada de ficar apenas olhando para a cara do palestrante. É necessário ter interação.
Neste vídeo de uma palestra que fiz, dá para entender um pouco mais sobre o que estou falando. Aperte o play e inspire-se nela:
Se você ainda tem dúvidas sobre por que investir em treinamentos motivacionais para equipes, vou contar algumas das principais vantagens.
Um clima organizacional saudável pode ser percebido em um espaço onde todos interagem com clareza, focados em um mesmo objetivo. A liderança é a maior responsável por promover e transformar a comunicação em uma ferramenta mediadora e construtiva.
Isso é fundamental para que os resultados sejam alcançados e as metas batidas. Mais do que isso, é uma maneira de fazer com que todos trabalhem em conjunto. Afinal, isso é uma equipe. A coletividade – e o bom trabalho colaborativo – é o segredo para o sucesso.
Qualquer empreendedor entende o desafio de ver um bom profissional saindo da sua empresa e indo para a concorrência. A razão para isso são inúmeras, desde a remuneração até o clima organizacional, como já falei.
Mas a grande questão é que, quando você cria um ambiente saudável, reconhecendo a importância de todos os colaboradores, eles se sentem melhor no seu trabalho. A motivação é parte integrante disso.
Por fim, mas com certeza não menos importante, uma equipe motivada é produtiva. Ela se dedica a mostrar resultados porque entendem, com clareza, o que estão fazendo. E, principalmente, os colaboradores têm mais persistência e determinação no seu dia a dia.
Pequenas ações, como fazer um treinamento motivacional para equipes, por exemplo, pode ser a atitude-chave que falta para gerar esse ímpeto no seu time. Lembre-se:
Quem são as pessoas que irão participar? Quais as necessidades e demandas delas? O que, de fato, elas precisam? Pensar nisso ajuda a estruturar o treinamento para que ele seja impactante.
Você quer aumentar a produtividade? Melhorar o clima organizacional? Fazer com que eles trabalhem melhor em equipe? Entender esse ponto é importante para que, de fato, o treinamento motivacional tenha o efeito esperado.
O segredo de qualquer ação na vida é o planejamento. Como o treinamento irá ocorrer? Quantas horas irá durar? Quais os principais temas motivacionais para equipes que serão abordados? Você irá ministrar ou será um palestrante externo? Tudo isso deve ser considerado.
É muito comum as pessoas criarem mil planos diferentes, pensarem em todos os detalhes e se esquecem do detalhe mais importante, que é colocar em prática.
Se você quer uma equipe realmente motivada, então precisa tomar atitudes para isso quanto antes. Não deixe para depois.
Pronto para ter um time de alta performance, com motivação, foco e produtividade? Dê mais um passo na motivação e leve o seu time à excelência com uma palestra que inspira! Confira este vídeo: