Um visão geral do livro sobre motivação: The Motivation Manifesto

nov 5, 2020  |  por Gustavo Borges

Motivação, um tema sempre importante em nossas vidas. Aqui vai um breve resumo deste maravilhoso livro que realmente me trouxe muita inspiração e conhecimento.  O livro “The Motivation Manifesto”, de Brendon Burchard,  um livro denso, que aprofunda no tema motivação com um toque especial de coração.  Brendon é apaixonado por motivação e por ajudar pessoas a chegarem no mais alto grau de performance.  Este livro prova isso.

Ele divide em duas partes o livro:  A natureza humana e as 9 declarações para assumirmos nosso poder.

A natureza humana

Na primeira parte o foco está em: liberdade, medo e motivação.  Tocando brevemente em cada uma delas, pois prefiro que leiam o livro pra entender o contexto, ele contextualiza o papel destes três pontos na nossa formação.

Em todo momento ele empodera o individua a assumir controle e se ver livre dos próprios tormentos.  Liberdade nos provoca sentimentos de crescimento e ascensão. Precisamos sentir livres para crescer.  Pensamentos negativos nos aprisiona.

Na questão do medo o principal seria que o medo nos tira a liberdade, faz com que criamos justificativas para os fracassos e motivo para aversão.  O custo do medo em relação a ambição é enorme, uma vez que nossa motivação depende disso.

Motivação é um capítulo à parte pois ele deita e rola neste tópico.  A mãe da motivação são nossas escolhas, diz o autor. e o frame que ele traz é muito simples:  escolha com clareza nos leva a um compromisso profundo que faz com que executamos as coisas bem feitas.  O resultado é sentirmos motivados.  O externos, ambiente, pode até impactar e amplificar a motivação, mas não é o principal. 

O vídeo abaixo mostra em linhas gerais com um pouco mais de detalhes tanto esta primeira parte como alguns pontos das declarações. 

As 9 declarações

Na segunda parte ele explora as 9 declarações  que impactam na sua motivação. Abaixo listo elas para vocês:

  1.  Encare sua vida com presença e poder
  2. Seja dono de sua agenda
  3. Vença seus demônios
  4. Avance apesar do abandono
  5. Pratique alegria e gratidão
  6. Não quebre integridade
  7. Amplifique o amor
  8. Inspire grandeza
  9. Diminua a velocidade do tempo

Apesar de não aprofundar nestas declarações já deu pra ter uma ideia da força e conteúdo deste livro.  Quem tiver a oportunidade leia, estude e pratique.  Motivação nos leva pra frente e quanto mais estivermos em controle dela melhor. 

Prepara… vai!

  • Copyright © 2019

  •    •