Ser um atleta empreendedor, na minha visão, é empreender o próprio corpo. Além disso, identificar o que foi feito para atingir os resultados dentro do esporte e aplicar isso em qualquer situação. O que é ser um atleta empreendedor? É você ter objetivo, foco, saber planejar e buscar resultados.

Às vezes, os atletas empreendedores tem  uma visão de futuro mas não tem o conhecimento em gestão ou outras habilidades muito enraizadas.  Neste caso, tem que desenvolver estas competências. Eu acho que o empreendedor mais completo é aquele que tem uma visão sistêmica do que precisa para crescer, e claro, que desenvolve a competência da gestão.

Empreender o próprio corpo

Fiz uma entrevista no canal Fora de Série do YouTube e falei muito sobre este tema. Uma das coisas que fez toda a diferença para eu me tornar um empreendedor foi entender o caminho para o resultado. Eu empreendi meu próprio corpo durante grande parte da minha vida. Portanto, desde cedo, o empreendedorismo físico, focado nos meus objetivos, fazia parte do meu dia a dia. Por exemplo, quando o foco era os Jogos Olímpicos, planejamento e equipe eram fundamentais para a minha busca.

Eu tinha um objetivo muito claro, tinha metas muito bem definidas, índice olímpico é uma meta muito objetiva.

Lições para o dia a dia

Hoje eu trago essas lições pro meu dia a dia. Você não sabe fazer algo? Vá lá e pratique, treine, corra atrás do conhecimento. Precisamos ter dedicação, persistência, disciplina, suportar pressão, foco no resultado, e muito mais. Tudo isso eu vivenciei dentro da piscina, e hoje levo para em meus empreendimentos. São várias as características de empreendedores de sucesso que podemos encontrar em vários blogs e artigos na internet.

Com isso, listo abaixo as características que um atleta empreendedor de acordo com as experiências vividas.

Experiência do Atleta empreendedor:

1- Suporta pressão no esporte
2- Treina duro para buscar um objetivo
3- Enfrenta uma concorrência
4- Tem foco na repetição para corrigir
5- Bota a mão na massa
6- Trabalha em trabalho em equipe
7- Planejamento

Ajuste fino

Com essa experiência, o atleta empreendedor só precisa colocar tudo pra fora. Com certeza, desenvolver outras competências é fundamental na fase de transição de atleta para outro momento de vida. Inclusive, transição de carreira é um momento delicado na vida de atletas. Entretanto, na transição você tem que buscar algo que também te de prazer. Só que o prazer, os indicadores, e o resultado que você colhe é diferente da época do esporte. Não vai ter 15.000 pessoas batendo palma pra você, nem o hino nacional tocando quando você obter o resultado.

Portanto, o ajuste de carreira e ter foco em ser um atleta empreendedor ajuda na construção futura. Tangibilizar o resultado é muito importante, e precisamos trabalhar isso. No esporte, onde trabalhamos com excelência e na busca da medalhas fica muito claro. Por exemplo, excelência é fazer o seu melhor, é um centésimo de segundo. Um centésimo de segundo, é o que você precisa ter de evolução, para você sair de onde você estava antes, para uma evolução – isso é muito tangível. É um centésimo só, então a cada dia você tem que buscar isso. Aqueles que conseguem fazer este ajuste fino, e criar consciência de todo aprendizado, chegam mais longe.

Empreendendo

Sou fã de empreendedorismo. Podemos empreender em nosso próprio negócio, que tem desafios bem específicos, ou empreender trabalhando em qualquer empresa como colaboradores. Gosto de trabalhar com pessoas que já fizeram esporte pois sabem como é ser um atleta empreendedor.

O importante é estar focado e entender os desafios. Depois de empreender muito meu corpo, hoje tenho condições de trabalhar em equipe com um olhar amplo de onde quero chegar. Conheço atletas que depois do esporte quiseram abrir negócios e que se deram muito bem. Contudo, outros não se prepararam, e aí você já sabe o que pode acontecer.

Pontos importantes sobre empreender: motivação de time, construção de equipe de alta performance, trabalhar com indicadores focados na estratégia da empresa, foco na excelência, construção de valores, garantir a satisfação do cliente, fazer uma gestão participativa e muito mais.

Academia, metodologia, comentarista e palestras

Hoje atuo profissionalmente em algumas áreas que estão descritas acima. Portanto, deixando o atleta empreendedor dentro de mim focado nos desafios do dia a dia. Por exemplo, na Academia Gustavo Borges, o desafio é uma operação complexa que lida com milhares de clientes. Talvez aqui o ensinamento do esporte seja um trabalho consistente para fazer a entrega aos clientes.

Já na Metodologia Gustavo Borges, temos o desafio de desenvolver produtos e aperfeiçoar cada área do nosso negócio. Foco diário são habilidades que eu trago do esporte para o meu dia a dia nesta empresa.

Palestras motivacionais e comentarista, são sempre momento de muita concentração. Portanto cada momento conto e a atenção total ao que está acontecendo é fundamental para a entrega. Tanto no palco de um evento quanto na TV Globo, a pressão está presente para o resultado.

Estude!

Em minha construção de vida, e a da minha família, sempre tive o estudo como prioridade. Pode treinar em alto rendimento mas a parte acadêmica é muito importante. Com o apoio dos meus pais eu consegui fazer isso, morei nos Estados Unidos durante 10 anos, me formei em economia nos Estados Unidos pela Universidade de Michigan. Esta experiência e apoio dos  foram fundamentais para que eu me tornasse um atleta empreendedor.

Leitura também é uma grande fonte de conhecimento e muito barata. Por um valor baixo você pode estudar a mente dos melhores empreendedores do mundo. Com muito pouco investimento podemos analisar e implementar processos já feitos e que deram certo.

O verdadeiro atleta empreendedor tem coragem. Além disso, se dedica tanto dentro do esporte quanto na próxima atividade de sua vida. Com isso, no minimo ele vai ser muito bom nesta atividade.

A principal dica para o empreendedor é a mesma para o esportista, vá lá e faça!

Me siga nos outros canais:
FACEBOOK https://www.facebook.com/GUSTAVOBORGESOFICIAL/
LINKEDIN https://www.linkedin.com/in/gustavo-borges-05457834/
INSTAGRAM https://www.instagram.com/gustavo.borges/?hl=pt-br
TWITTER https://twitter.com/gusborges
YOUTUBE https://www.youtube.com/user/gusborges72