Atletas são todos loucos! E você pode ser também

ago 24, 2020  |  por Gustavo Borges

Atletas são todos loucos!

Essa afirmação, de que atletas são todos loucos, além de engraçada, reflete muito o meu sentimento em relação a como encarar certas atividades. Ou seja, quando eu fico pensando na época que nadava, ou mesmo analisando os atletas de hoje, vejo muitas coisas que são características do atleta. Por exemplo, alguns pontos aos quais todos estão acostumados:

  • Horários rígidos.
  • Treinamentos intensos e duros.
  • Muitas manias diferentes. Cada um tem a sua.
  • Fome. Muita fome. Por isso, valorizam o descanso.
  • Manias, manias e… Mais manias, claro.

Essas características também podem ser seguidas por pessoas que não são atletas, certamente. Existem muitas associações entre o esporte de alto rendimento e a vida de qualquer pessoa. O importante é dar atenção aos detalhes e, dessa maneira, saber que os desafios existem e temos de ser focados na nossa busca. Portanto, essa habilidade é algo que esportistas desenvolvem ao longo do tempo.

Quatro áreas de domínio

Com esses itens acima, então, chegamos a quatro áreas de domínio dos atletas de alto rendimento.

A primeira é o treinamento duro. A relação com o trabalho sempre deve ser muito séria. Assim, o resultado aparecerá como consequência das horas de dedicação.

A segunda área é a alimentação. Com uma boa nutrição, o corpo se recupera e fica mais apto a absorver os intensos treinamentos. Portanto, a relação direta entre resultado e alimentação é fundamental.

O terceiro ponto tem a ver com o descanso. Na minha época de treinamento, algumas coisas me tiravam do sério (hoje em dia, continuam tirando, é claro), e estar cansado era uma delas. Atletas, por ficarem exaustos após treinos intensos, têm uma capacidade de dormir impressionante. Por isso, valorizam muito esse momento – e você também deveria. Quanto mais recuperados, melhor o resultado do treino e, consequentemente, das competições.

Ou seja, uma pessoa descansada rende muito mais. Sei que não é uma revelação daquelas, mas, de qualquer forma, as coisas mais básicas são as que influenciam mais o nosso resultado.

Em último, trago aqui a disciplina. Atletas são disciplinados, pois, sem isso, não existe resultado. Claro que existem os mais ou menos disciplinados, mas, em regra geral, os que dominam o esporte são disciplinados. Investem tempo e percorrem o caminho do sucesso. Portanto, se você não for uma pessoa disciplinada, desenvolva isso. Vai ser fundamental na sua vida. Aqui, você encontra as 6 maneiras de desenvolver sua disciplina.

Atletas são todos loucos e têm o seu triângulo

Alta performance: sucesso além do padrão estabelecido, com consistência e a longo prazo

Brendon Burchard

Adoro essa definição, pois mostra o caminho a ser perseguido. Não adianta fazer “na média”. Ou seja, supere as suas metas e vá além. Inclusive, se quiser mais informações sobre o livro “Hábitos de Alta Performance”, fica a dica aqui.

Estar em movimento contínuo é uma das razões para o sucesso. Dedicação faz toda a diferença quando você está buscando algo diferente. Portanto, estar em movimento, e no caminho certo do seu sonho, certamente te levará mais longe.

Faça, ouse, persista!

Aperfeiçoar o nosso trabalho também se torna fundamental, uma vez que somente fazer algo não significa muita coisa. Ou seja, faça algo e corrija todos os aspectos que precisam de correção. Faça o ajuste fino e busque a excelência. Assim, o resultado virá de forma plena e será duradouro.

Neste momento, você pode estar se perguntando: “Com qual frequência, então, eu devo estar em movimento e fazendo os ajustes finos?” A resposta: DIARIAMENTE. Temos de ter frequência e consistência na nossa busca. Um compromisso com o que queremos, desta forma, encarando a rotina diária de frente. Com isso, não temos desculpa de achar que uma vez por semana basta. Atletas sabem disso, ou seja, praticam todo dia.

Por isso, atletas são todos loucos.

MAD

  • Movimento.
  • Aperfeiçoamento.
  • Diariamente.

As iniciais trazem a palavra “MAD” (ou seja, LOUCO, na tradução literal do inglês). Por isso, o nome “Triângulo da Loucura”. Somos todos loucos, de uma forma ou de outra. O que fazemos repetidas vezes e durante um bom tempo nos leva adiante. Portanto, seja louco você também!

Quando estivermos nos perguntando “o que fazer?”, busque algo que te leve a uma construção de algo propositivo na sua vida. Como resultado, você terá foco no seu caminho.

Como fazer isso? Com excelência, corrigindo os erros e focado no ajuste fino.

Quando e com qual frequência? Essa, eu já respondi acima, e deixo com você.

Escolha algo para dedicar seu tempo e sua energia nas próximas semanas. Pode ser qualquer coisa. Dedique-se a essa atividade todos os dias com excelência. Analise o seu resultado e também se torne um louco, pois, agora, você já percebeu que atletas são todos loucos.

Volte aqui, depois, e me conte como foi. Estou esperando.

Prepara… Vai!!!

  • Copyright © 2019

  •    •   
  • feito por F E R A