Coragem e motivação sempre andam juntas. Uma reforça a outra e, durante a minha vida empreendedora – e também esportista –, essas duas palavras estiveram presentes com um significado importantíssimo.
Elas fizeram parte do meu dia a dia, da minha história e das minhas conquistas. Hoje, como empreendedor, certamente, essa relação continua sendo muito especial. Mas, afinal, como ter mais coragem e motivação? Falarei um pouco sobre isso ao longo do conteúdo. Boa leitura!
Primeiramente, definições e significados. Coragem tem a ver com firmeza de espírito para enfrentar qualquer situação. Algo que, para você, pessoa destemida, pode parecer tranquilo. Com coragem, você arrisca, busca soluções diferentes, vai em frente quando todos falam que não vai dar certo.
Na minha vida esportista e empreendedora, tive de ter muita coragem para construir meus resultados. Coragem e ousadia, em alguns momentos.
No esporte, fui aprendendo e desenvolvendo habilidades ao longo do tempo. Comecei muito jovem e a coragem foi aumentando enquanto a confiança crescia.
Coragem para mudar de treinador, escolher onde estudaria, quais provas nadaria, enfrentar meus adversários, superar adversidades ou mesmo na hora da prova. Portanto, essa palavra sempre esteve presente.
Mesma situação no empreendedorismo, no qual as dificuldades têm sido maiores. Maiores porque eu tive de aprender muitas coisas e desenvolver habilidades que ainda não tinha.
Por exemplo: gestão de pessoas, aspectos financeiros do negócio, desenvolvimento de produtos e muito mais. Apesar de conhecer administração e empreendedorismo, no início, bateu um frio na barriga, pois os desafios eram enormes.
Podemos comparar esporte e empreendedorismo de muitas formas – e a que eu mais gosto está neste conteúdo, com o tema “Atleta empreendedor”.
Motivação, que vem do latim “movere”, é algo que nos leva à direção do nosso sonho. A motivação é uma condição que influencia a nossa direção, que precisa estar alinhada com um desejo.
Isso porque, quando estamos motivados, chegamos mais longe, treinamos mais e melhor, temos mais foco e produtividade.
O que fazer quando não estamos motivados? Motive-se! Simples assim.
Separei alguns pontos sobre motivação e coragem que vale a pena dar atenção. Confira:
Quando alguma pessoa vira para mim e fala que não está motivada ou não tem energia, então, eu tenho algumas perguntas relacionados a saúde:
Cuidar da nossa máquina, nosso corpo, é fundamental. Quanto mais saudáveis estivermos, melhor será para nos motivarmos a seguir em frente, com força, garra e coragem.
Dessa maneira, teremos mais energia para nos motivar, seguir em frente, tomar a decisão de ser positivos e construir a nossa jornada. Do contrário, ficamos tristes, sem energia, desanimados.
Mas, para além disso, é importante ter a consciência de como ter mais coragem e motivação. Confira algumas dicas:
Como Albert Einstein disse:
O único homem que está isento de erros é aquele que não arrisca acertar
O medo de errar tem o potencial de fazer com que grandes pessoas deixem de tentar. O fracasso é um dos maiores inimigos da motivação. Por vezes, ele parece dizer que o que nós fazemos não é o suficiente.
Mas é exatamente neste momento que devemos olhar para isso sob uma outra perspectiva: às vezes, errar é a maneira de entender o que podemos fazer para acertar. Há situações em que só é possível chegar ao resultado esperado, se houve falhas antes disso.
O grande segredo é não deixar o medo de errar te impedir de TENTAR.
O medo pode ser paralisante. Vimos isso com a questão do medo de errar, em que muitas pessoas desistem por não aceitar falhas.
Entretanto, é comum que o medo esteja presente em novas situações, principalmente quando encaramos o desconhecido ou quando as dificuldades são maiores. Eu poderia ter tido medo de empreender, por exemplo, pensando nos vários novos conhecimentos que precisaria adquirir.
Nessas situações o importante é, exatamente, ter mais coragem. Se o medo for grande, a coragem tem que ser maior.
Você não deve se envergonhar por sentir medo – mas não pode deixar de agir por conta disso.
É fundamental colocar VOCÊ como a prioridade da sua vida. Às vezes, parece difícil aceitar isso. Estamos tão acostumados a fazer as coisas pelos outros ou a sempre tentar agradar a alguém, que esquecemos que estamos aqui por nós mesmos.
É necessário ter motivação para isso. Ao mesmo tempo, devemos ter coragem para aceitar que nem todo mundo vai gostar de você. E está tudo bem. Desde que você siga em paz com os seus propósitos e valores.
Como Herbert B. Swope (editor e jornalista norte-americano, primeiro ganhador do prêmio Pulitzer) disse:
Não conheço nenhuma fórmula infalível para obter o sucesso, mas conheço uma forma infalível de fracassar: tentar agradar a todos
Uma dica importante, portanto, é se aproximar de pessoas positivas, alegres, que se motivam todos os dias. Essas pessoas reclamam menos e, dessa maneira, agradecem mais.
Elas estão dispostas a se energizar todos os dias para continuar sua busca, apesar do medo, das inseguranças e das dificuldades. Enfim, todos sabemos que teremos desafios e montanhas a serem superadas. Mas temos de tomar a decisão de ir lá e fazer.
O craque neste assunto, Brendon Burchard, tem ótimas colocações sobre o tema. Veja o vídeo abaixo, que me inspirou escrever este artigo.
Abaixo, deixo claro como eu penso sobre esse assunto.
A motivação é uma condição que te move na direção de um sonho ou desejo. Durante esse processo, aumento a minha confiança, pois consigo me fortalecer com treino, trabalho e dedicação em me tornar bom em algo.
Dessa forma, acredito que vou conseguir. Eu tenho coragem para seguir em frente. Portanto, sem olhar para trás, busco o meu resultado. Persistindo nessa busca com ações que, certamente, sejam objetivas e claras.
Prepara… Vai!
Conteúdo atualizado em 28 de abril de 2022