Muitas pessoas acham que o esporte que me deu quase tudo na vida, a natação, é individual. Claro que não!
Por mais que eu esteja sozinho na piscina, para que eu chegasse ali foi preciso a dedicação de muitas pessoas. Essa é a importância do trabalho em equipe. Eu sempre soube que estava acompanhado.
Mais do que isso, para ter alta performance, eu precisava trabalhar em conjunto com todos eles: companheiros de equipe, técnicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos… Era a soma do meu trabalho ao deles que fazia com que eu me desenvolvesse como atleta e cidadão.
E a palavra que nos unia era confiança. A minha neles e a deles em mim. Era uma relação de troca essencial para que tivéssemos a força de entregar o nosso melhor todos os dias. Assim, formamos uma equipe vencedora.
Como líder, você deve compreender a relevância da motivação no trabalho em equipe. Como isso pode agregar a todos os colaboradores e fazer com que eles lidem com as demandas em conjunto.
É necessário lembrar que não se chega a lugar algum sozinho. Isso é verdadeiro na vida pessoal e no ambiente corporativo. Aliás, você até pode chegar lá… Mas com muito mais dificuldade, com certeza.
Mas, afinal, como aperfeiçoar o trabalho em equipe? Como fazer com que todos trabalhem em sintonia para alcançar os melhores resultados? Separei algumas dicas para você. Continue a leitura e confira.
Muitos acreditam que para ter protagonismo no trabalho ou ser um bom profissional, precisa apenas fazer a sua parte. Mas vou citar dois cenários aqui:
A pergunta que eu te faço é: diante dos profissionais dos dois cenários, em qual deles você apostaria as suas fichas? Se tivesse de contratar um deles, qual contrataria?
A resposta parece óbvia. É evidente que é importante estar sempre em dia, cumprindo com exatidão as suas tarefas, mas tão importante quanto isso é saber trabalhar em equipe.
Como bem disse o técnico Vince Lombardi, primeiro campeão do Super Bowl:
“Comprometimento individual a um esforço conjunto: isso é o que faz um time funcionar, uma empresa funcionar, uma sociedade funcionar, uma civilização funcionar”
Então, seja no aspecto individual ou dentro de uma instituição, só é possível prosperar quando há o comprometimento do trabalho em grupo.
Uma empresa é composta por pessoas e são elas que garantem não apenas a sua existência, mas também o crescimento. O trabalho em equipe é, exatamente, a junção de seus esforços para alcançar um objetivo em comum.
Por isso, é essencial que um time tenha diferentes competências, habilidades e formas de pensar ou agir. Ao mesmo tempo, todos devem estar em sintonia.
Por isso o relacionamento interpessoal é a chave para o trabalho em equipe. Os colaboradores não precisam pensar da mesma maneira, mas devem trabalhar em harmonia para alcançar as metas.
A motivação no trabalho em equipe é essencial para que o time permaneça engajado, disciplinado e com constância. Apesar disso, sempre é possível encontrar desafios neste caminho. As principais ciladas, normalmente, são:
Falei em detalhes sobre isso neste vídeo, confira:
Entendendo esses pontos, fica mais fácil de pensar quais são as características de um bom trabalho em equipe. Ou seja, o que é necessário considerar para que tudo funcione em harmonia.
Chega a ser curioso que a minha última prova oficial no esporte tenha sido coletiva. Na natação, quando se disputa um revezamento, a união, a sincronia, a amizade e a coletividade têm de estar alinhadas à perfeição.
E esses são valores que eu sempre respeitei e nos quais sempre acreditei. Nada mais justo, então, poder viver aquilo intensamente ao lado de pessoas que dividiram comigo uma parte significativa da minha história e da minha vida, certo?
Essa foi uma escolha minha, mas gosto de reforçá-la porque mostra a importância do coletivo. Mais do que isso, o que é necessário para que bons resultados sejam conquistados.
Confira, a seguir, algumas dicas sobre como aperfeiçoar o trabalho em grupo.
Uma das principais maneiras de se conectar com o time e motivá-lo diariamente é por meio do diálogo. Alguns profissionais subestimam o poder da comunicação, mas ela é imprescindível para o trabalho em grupo.
Falei anteriormente da experiência que tive ao participar de um processo de educação para os negócios chamado Metanoia. Ali, aprendi que uma conversa de VALOR precisa ser:
A partir do momento em que você prioriza essas características, consegue ter um diálogo eficiente.
Muitos profissionais ainda têm a mentalidade de que para ser bom, precisa trabalhar sozinho para mostrar que é melhor que os outros.
Por mais que em uma equipe seja possível encontrar verdadeiros talentos, como eu já comentei, nada se constrói individualmente. Nem na vida pessoal, nem no trabalho.
Como líder, é necessário criar estratégias para motivar o trabalho em equipe, mostrando os benefícios tanto para o colaborador quanto para a empresa. Afinal, como disse Michael Jordan:
Como eu disse, uma equipe é formada por pessoas diferentes. Isso é extremamente positivo para os resultados, mas pode ser um desafio para que todos trabalhem em harmonia.
Por isso, uma comunicação transparente e ter o hábito de dar feedbacks (individuais e coletivos) são boas maneiras de fortalecer o time.
Lembre-se de que adversidades e momentos ruins acontecem com qualquer equipe. Mas saber tirar o melhor disso, com inteligência emocional, é a grande chave para contornar as adversidades.
Uma equipe de alta performance deve ter, além de ótimos colaboradores que trabalhem em sintonia, um líder preparado para lidar com diferentes questões. Seja para motivar, para instruir ou para cobrar, o papel da liderança é central para o desenvolvimento.
Ou seja, o líder precisa saber liderar. Esse é um dos principais segredos para o trabalho em equipe de sucesso.
Quer saber como fazer isso? Então, confira alguns conteúdos que eu já produzi e que podem ajudar a ser um bom líder para incentivar o trabalho em equipe:
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