Produtividade da equipe, 0 que você tem feito neste assunto? Muitos líderes buscam respostas, mas veem seus colaboradores apresentarem picos de improdutividade.

Essa situação, que costuma acontecer em diferentes áreas, pode ser enfrentada colocando-se em prática algumas dicas simples. Manter a produtividade da equipe foi um dos fatores que me ajudaram a alcançar grandes conquistas como nadador. Por isso, procuro trazer essas experiências para minha carreira como empresário.

Um dos desafios atuais é compreender por que alguns colaboradores passam a render abaixo do esperado. Em certos casos, eles não estão alinhados aos objetivos da empresa, o que os afasta da ideia de “vestir a camisa”. A falta de atitude, de uma maneira mais ampla, também contribui para os temidos picos de improdutividade.  Portanto, uma baixa performance. 

A seguir, vou apresentar cinco estratégias que carrego comigo desde os meus tempos de nadador. Com elas, você pode começar uma transformação na produtividade da sua equipe.

1- Deixe todos cientes dos objetivos almejados

Pessoas que não estão a par do que se passa dificilmente terão um bom rendimento. Nada mais natural, pois quem está alheio aos processos não encontra motivação para ser produtivo.  Contudo, cuidado com indicadores e objetivos sem conexão com a estrategia da empresa ou do negócio.  

É papel do líder deixar todos os colaboradores cientes da situação da empresa e dos objetivos a serem alcançados. Em meus anos de piscina, sempre fui muito claro com minha equipe a respeito dos objetivos.  Treinador, preparador físico, nutricionista e outros profissionais sabiam exatamente quantos centésimos eu precisava buscar para superar meus rivais.

Portanto, tem que ficar bem claro o objetivo a ser alcançado e os indicadores de performance que nos auxiliam a atingir nosso resultado.

2- Renove os objetivos regularmente

Informar os colaboradores a respeito dos objetivos não é o bastante para manter a produtividade e eficiência da equipe. Os membros do seu time devem ser incentivados a produzir mais e melhor continuamente.  

A conquista de um objetivo deve simbolizar o início de uma nova jornada em busca de um objetivo ainda maior. Do contrário, existe a possibilidade de acomodação e, por consequência, queda na produtividade da equipe.

Durante minha carreira, sempre procurei traçar novos objetivos, por isso tive longevidade em alto nível.  Aqui tem um paralelo interessante pois o ciclo olímpico acontece a cada 4 anos e nas empresas normalmente a meta, ou fechamento, anual representa um ciclo importante.  Independente do olhar a médio prazo ou curto prazo, temos que estar atentos aos nossos objetivos e onde queremos chegar.  Os indicadores nos ajudam a ter consistência e relação com a construção do resultado. 

3- Tenha a busca da excelência como prioridade

Seus colaboradores conhecem os objetivos e trabalham com indicadores? Ótimo. Dois passos importantes foram dados, mas ainda falta um pouco para elevar a produtividade da equipe.

A realização das atividades de rotina nem sempre é a melhor possível.  Contudo, muitos podem se descuidar de alguns detalhes e se desmotivarem diante de atividades repetitivas. Portanto, não podemos nos descuidar disso.  Todos teremos repetição em nossas acoes ou trabalho.  Quantas vezes eu tive que repetir um movimento para atingir um alto grau de excelência?  Muitas. 

A excelência tem de ser incentivada permanentemente no ambiente de trabalho. Isso cria um ciclo virtuoso. Com certeza, se não fosse a busca pela excelência, eu não teria galgado os centésimos que me colocaram no pódio tantas vezes.  

4- Mantenha aceso o espírito de equipe

À medida que os colaboradores ficam mais envolvidos com os objetivos e com a ideia de excelência, sua produtividade cresce. No entanto, existe o risco de que o individualismo possa despontar em detrimento do trabalho em equipe.

É papel do líder manter aceso o espírito coletivo em todos. Os colaboradores devem ser alertados de que os resultados só serão obtidos se houver uma ação cooperada.  

Não adianta alguém produzir muito acima da média se o time está com problemas mais graves. A colaboração deve prevalecer para manter a produtividade da equipe. Portanto, temos que reforçar a união, companheirismo, cooperação e o respeito.  Ai sim teremos um grande time. 

5 – Incentive uma atitude de campeão

Minha última dica para manter a alta produtividade do seu time é incentivar uma atitude de campeão. Essa expressão foi marcante para mim ao longo de minha carreira como atleta e empresário. Mas, o que quero dizer com isso?

A atitude é a maneira que escolhemos para trilhar um caminho em busca de grandes objetivos. Esse comportamento, quando bem alinhado, pode ser o propulsor para conquistas e também para um dia a dia mais produtivo.

Já a palavra campeão é autoexplicativa. Ela é sinônimo de grandes vitórias e da conclusão de objetivos. Mais do que isso, ser campeão é manter a fome de novas conquistas. Os campeões vencem e continuam em busca de objetivos mais ambiciosos.  Com isso, os resultados sempre aparecem. 

A soma dessas duas palavras é uma receita poderosa para aumentar a produtividade da equipe. Se você deseja entender melhor o conceito de atitude de campeão, tenho um convite para lhe fazer. Conheça agora mesmo a palestra que desenvolvi para elevar o comprometimento no ambiente empresarial e gerar resultados.