O que uma palestra de desenvolvimento pessoal pode ensinar? Essa é uma dúvida que muitos podem ter.
Mas, antes de entender melhor isso, precisamos definir o que é desenvolvimento pessoal. Basicamente, isso está relacionado ao aprimoramento, crescimento, na busca pela excelência.
Essa evolução, contudo, é um processo de aprendizado contínuo e gradual. Gosto de sempre ressaltar isso, pois pessoas que procuram a alta performance devem sempre estar em evolução.
É como na construção de uma casa: o clássico exemplo de ir colocando um tijolo em seguida do outro. Quando você consegue fazer isso com consistência, tem a percepção de que está pavimentando o caminho de maneira sólida, responsável e assertiva.
Evidentemente, isso é bom. Afinal, você estará procurando por uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida, aumentar as capacidades individuais ou a realização de metas pessoais e profissionais.
O ideal, nesse sentido, é ter em mente onde você quer chegar. Qual casa você quer construir? Uma vez que isso está definido, é o momento de entender o que precisa ser feito para alcançar esse objetivo. Um tijolo após o outro.
Mas, para conquistar o que se deseja, vale a pena conhecer quais são os pilares do desenvolvimento pessoal. Mais do que isso, o que você pode fazer para chegar nesse lugar.
É sobre isso que falarei neste conteúdo. Então, aproveite a leitura. Vamos lá?
Desenvolvimento pessoal pode ser definido como a potencialização das competências, sejam elas emocionais ou intelectuais. É a ação de decidir, por conta própria, melhorar suas habilidades e movimentar-se em razão disso.
Ou seja, deve ser uma motivação interna. Afinal, a vida é sua. E é apenas uma! Cabe a você, mais do que qualquer outra pessoa, decidir fazer o melhor para aquilo que deseja.
Ninguém pode decidir que você irá aprimorar os seus conhecimentos, se diferenciar, ser o melhor. Uma única pessoa pode tomar essa decisão. E essa pessoa é você.
Se você está procurando por uma palestra de desenvolvimento pessoal, é porque já tomou o primeiro passo em direção à mudança que deseja seguir. O primeiro tijolo foi colocado. Agora, é o momento de ir para os próximos.
Dica de leitura: Protagonismo no trabalho: como assumir as rédeas da sua carreira
Algumas das principais dicas sobre como iniciar o desenvolvimento pessoal são:
Agora, vou falar em detalhes mais sobre cada um desses pontos. Todos eles são importantes para que você reconheça o caminho que deve ser trilhado para chegar onde você deseja. Confira.
“Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação”
– Carl Sagan
Essa frase de Carl Sagan, um dos cientistas e escritores norte-americanos mais famosos do século XX, mostra que os seus conhecimentos não são o que fazem de você inteligente. Mas sim o que você faz com eles.
Ou seja, não adianta estudar apenas para saber mais. É fundamental entender como eles podem agregar a sua vida e, mais do que isso, como podem contribuir para a sua evolução.
Se você procura se desenvolver, então deve contar com pessoas que tenham uma boa base de conhecimento e que estejam dispostas a repassá-la. Existem muitos autores, professores e palestrantes que podem ajudá-lo nessa busca.
Eu, por exemplo, gosto muito do livro “The Motivation Manifesto”, de Brendon Burchard, uma obra densa, que aprofunda no tema motivação com um toque especial de coração.
Brendon é apaixonado por motivação e por ajudar pessoas a chegarem no mais alto grau de performance. Falei mais com uma visão geral do livro sobre motivação neste conteúdo.
O ponto-chave e que faz toda a diferença é encontrar pessoas que sejam apaixonadas sobre aquilo que estão ensinando.
Então, procure por livros, treinamentos e palestras de desenvolvimento pessoal de personalidades interessantes, que você admire e que possam agregar mais à pessoa que você deseja se tornar.
Quais são as áreas de desenvolvimento pessoal? Algumas dicas do que você pode procurar para o seu aprimoramento:
Esses são apenas alguns exemplos. A principal questão que você deve entender: invista em você.
Não tem como alcançar o seu potencial máximo se isso não for feito. Mas esse investimento pode vir de diferentes maneiras: melhorar os seus hábitos, começar a praticar exercícios físicos ou ter uma alimentação balanceada.
Lembre-se de que o desenvolvimento pessoal não deve vir apenas nos conhecimentos ou habilidades, mas também física. Afinal, tudo isso deve ser trabalhado em conjunto para alcançar a excelência.
Em qualquer curso ou palestra de desenvolvimento pessoal, uma das principais dicas que vão te dar é: saiba definir metas e indicadores. Afinal, você precisa saber onde quer chegar.
Esse é um dos pilares do desenvolvimento pessoal: a clareza. É essencial para ter uma jornada de alta performance tanto na vida pessoal quanto profissional.
Mas quais são as características de uma boa meta?
Falei mais sobre isso neste conteúdo: Como definir metas e indicadores? É a hora de trabalhar isso em você!
Muitos acreditam que devem focar apenas nos pontos que não têm conhecimento ou habilidade e acabam esquecendo de desenvolver o que já possuem como ponto forte.
Na minha concepção, há dois caminhos que podem ser seguidos. Eles parecem opostos, mas, no fundo, são complementares.
O primeiro é identificar os erros para, então, consertá-los. Sem dúvida, esse é um exercício constante que temos de fazer para evoluir.
O outro, e que às vezes temos dificuldade de perceber, é melhorar aquilo no qual já somos bons.
Normalmente, quando alguém faz algo bem-feito, acredita que está tudo certo, pois a prioridade é ajustar o que não está bom.
Mas, quando você amplifica o que tem de melhor, você acelera a vida. Como disse Brendon Burchard:
“Amplificar o que há de melhor em você vai acelerar a sua vida mais rapidamente do que consertar o que acha que te limita”
Um dos grandes males da atualidade é a procrastinação. Afinal, existem inúmeros estímulos que são muito mais interessantes do que fazer o que realmente precisa ser feito: passar horas nas redes sociais, assistir uma série ou fazendo outras atividades que não são importantes.
É claro que descansar e ter momentos de lazer é fundamental para a saúde de qualquer pessoa. Mas é necessário ter equilíbrio. Saber separar os dois. E, principalmente, fazer, colocar em ação e em movimento quando necessário.
A procrastinação está diretamente ligada à falta de gestão de tempo. Mas um dos pontos de uma palestra de desenvolvimento pessoal é descobrir como se organizar e ser mais produtivo. Essa é uma lição que você leva para o resto da vida.
Quando temos um compromisso sério com um propósito ou uma causa, fica muito mais fácil encontrarmos força para enfrentar todos os desafios. Para nos motivar diariamente.
Se você está comprometido e fazendo seu melhor, o resultado terá maior chance de aparecer. Contudo, o que não podemos fazer é ficar esperando o vento nos levar, ou que as coisas aconteçam por acaso sem nosso esforço e energia.
É necessário ter excelência e atitude de campeão. O que isso significa? Falei neste vídeo:
Como ressaltei:
“O resultado para quem faz de qualquer jeito, é de qualquer jeito”
Então, agora eu faço uma pergunta a você: qual é o seu centésimo de segundo? Afinal, a cada centésimo evoluímos e chegamos mais perto do nosso sonho. O que você realmente busca, aquilo que irá se dedicar e fazer com excelência?
Quanto mais focados em fazermos o nosso melhor, mais perto estaremos de tudo que queremos.
O importante é termos persistência e determinação nesta busca. Então, é preciso compreender que cada momento, cada centésimo e cada gota de suor pode nos aproximar ainda mais de nossos sonhos.
Para além de uma palestra de desenvolvimento pessoal, é essencial que você reconheça o que eu chamo de pilares da alta performance. São eles:
Ou seja, para continuar aprimorando o seu desenvolvimento pessoal e conseguir realizar os seus sonhos, independentemente de quais sejam eles, é fundamental contar com essas cinco características acima.
Se você estava esperando por um sinal, lembre-se de que você deve tomar as rédeas da sua vida. Para alcançar a excelência, precisamos fazer o nosso melhor diariamente. Como eu disse no vídeo, busque o seu centésimo de segundo.
Quer construir o caminho para a realização dos seus sonhos? Então, vamos criar ele juntos, com o Sprint. Esse é um programa para quem:
Quer saber mais? Confira este vídeo:
Ter uma equipe mais motivada é, sem dúvida, um dos principais fatores que determinam o…
Liderança e motivação de equipes: 10 ações rápidas para você brilhar
Protagonismo profissional: cinco dicas para você mandar na sua carreira, por Gustavo Borges
Tirar aprendizado de tudo: o que o desabafo do Guilherme Costa nos ensina
Eu sempre trago aqui paralelos entre o esporte e o empreendedorismo. Nem poderia ser diferente.…
Na minha transição de atleta para empreendedor, eu não sabia muito sobre alguns assuntos. Entre…