Alta performance

Metas para vida pessoal: como definir? Por que é tão importante?

Durante a minha época de atleta, eu sempre tive objetivos muito claros de onde queria chegar. Classificar para as Olimpíadas, alcançar o pódio… E isso me levou a ter dedicação e foco para alcançar os melhores resultados.

Isso porque, quando eu pensava nas metas para vida pessoal, de certa forma, elas acabam englobando a minha vida profissional também. Isso faz parte da carreira de muitos atletas e até mesmo empreendedores, já que precisamos dedicar um tempo extra para alcançar aquilo que desejamos.

Mas algo que eu sempre soube, por mais difícil que pudesse estabelecer a linha tênue entre metas para minha vida e para o trabalho, é que eu deveria ter clareza.

Todo dia de manhã, quando eu acordava cedo e pulava na piscina, eu sabia exatamente por que motivo eu estava fazendo aquilo. Dúvidas, uma hora ou outra, podem até surgir. Mas, no geral, eu sabia exatamente para onde eu estava indo.

Essa clareza foi fundamental para que eu chegasse nas Olimpíadas e conquistasse medalhas, por exemplo. É até hoje, na minha vida profissional. Eu preciso saber onde quero chegar para me dedicar para esse fim. 

Parece óbvio, não é? Mas a verdade é que não vejo todo mundo agindo assim. Neste conteúdo, separei algumas dicas sobre como definir metas para vida pessoal. Continue a leitura!

Por que definir metas para vida pessoal?

Muitas vezes, você acha que sabe o que quer fazer. Ou, pelo menos, tem uma vaga ideia disso. Sabe que, se seguir por tal caminho, se cumprir mais ou menos uma dúzia de passos, existe uma boa chance de as coisas darem certo.

Posso ser um estraga-prazeres? Nem sempre.

Quando você define objetivos, mas define mesmo, com afinco, sonhando com aquilo, transformando em uma meta de vida, duas palavras são essenciais para se chegar lá: profundidade e clareza.

Tem de querer muito. Tem de buscar demais. Tem de ter certeza absoluta de que o objetivo está definido e, além disso, daquilo que precisa ser feito para alcançá-lo.

É muito fácil ter um sonho e estabelecer algumas metas para vida pessoal. O difícil é ter disciplina para fazer com que se concretizem.

Não é todo mundo que está preparado ou disposto à dedicação, à entrega e ao sacrifício. As metas que definimos para nossa vida não podem ser superficiais. Porque, se for, você desiste no primeiro revés, no primeiro obstáculo, no primeiro “não” que ouvir.

E se já é difícil ter disciplina quando você tem metas para vida bem estabelecidas, imagine se não tiver? Esse é um dos principais motivos pelo qual reforço a importância dessa prática.

Uma pesquisa feita pela Harvard Business School apontou os seguintes números sobre os entrevistados:

  • 83% não têm metas.
  • 14% têm os planos apenas em mente.
  • 3% têm seus objetivos anotados.

Além desses dados, a investigação mostrou que 14% das pessoas que têm metas são 10 vezes mais bem-sucedidas do que aqueles que não têm.

Será que você ainda precisa de mais motivos além desses para definir metas para vida pessoal?

Agora, é o momento de entender como fazer isso. Confira algumas ações que você pode fazer para chegar até elas.

Como definir metas? 5 dicas

1. Tenha clareza

Já falei brevemente sobre isso, mas vale a pena reforçar: sem clareza sobre onde você quer chegar, não tem como saber o que deve ser feito para alcançar o objetivo.

Pense no arco e flecha. Só faz sentido porque tem um alvo, certo? Você sabe para onde a flecha deve ir e constrói o caminho dela a partir disso.

Se você não tem um destino, não tem foco. É necessário planejar o seu futuro, para então definir as metas para vida pessoal. 

Onde você quer estar daqui 10 anos? E o que você precisa fazer para chegar lá? Tenha clareza durante todo esse processo.

2. Seja realista

O primeiro passo para definir uma meta é sonhar. Eu, com certeza, sonhei em chegar às Olimpíadas antes de estar preparado para isso. Mas exatamente por esse motivo, treinei cada vez mais para alcançar o resultado que esperava.

Mas, mesmo quando sonhamos, é necessário ser realista. E, principalmente, fazer por onde. Eu nadava há anos e queria conquistar uma medalha olímpica. Se eu apenas seguisse fazendo o que já estava acostumado naquele momento, provavelmente não teria chego até lá. 

Só foi possível porque eu tive foco, dedicação e me esforcei muito para isso. Por vezes, abri mão de outras coisas. Mas esse era o meu sonho. E para que ele fosse minimamente realista, eu precisava me dedicar dia e noite a ele.

3. Siga o método SMART

A metodologia SMART normalmente é aplicada em empresas, mas a verdade é que pode ser facilmente adaptável para metas para vida pessoal. A ideia principal por trás dela é que toda meta deve ser:

  • Specific – específica.
  • Measurable – mensurável.
  • Attainable – atingível.
  • Relevant – relevante.
  • Time based – temporal.

Indicação de leitura: Metas e indicadores: é a hora de trabalhar isso em você!

4. Estabeleça prioridades

Você até pode ter milhares de sonhos. Mas é importante que defina poucas metas para sua vida. Só assim você conseguirá focar de maneira decisiva nelas.

É a mesma ideia de ser “multitarefa”. Há estudos que mostram que essa não é uma prática produtiva. Isso porque o “trocar de tarefas” acaba desacelerando o ritmo, deixando o processo mais lento. 

Ou seja, se você se dedicar a apenas uma tarefa, chegará mais rápido ao seu fim. As metas funcionam de forma similar. Mas, para isso, é necessário priorizar. Definir o que é mais importante para você. Mais urgente. O que você quer alcançar primeiro?

Isso significa que você só pode ter uma meta para o resto da vida? Não. Ao concluir uma, você pode pensar em outras. 

5. Monte um plano de ação

Sempre que falo sobre como ter motivação, foco e disciplina, ressalto a importância de ter bons hábitos. Já falei anteriormente que eu sou um homem de hábitos e isso foi muito positivo para ser um atleta de alta performance.

Quando falo sobre montar um plano de ação, não é apenas do planejamento que estou me referindo. Claro que é importante saber onde você quer chegar daqui alguns anos. Mas como você quer fazer isso?

Porque, sendo bem sincero, se você não praticar exercícios físicos regularmente, tiver uma alimentação balanceada, uma boa noite de sono e tomar bastante água, então provavelmente não chegará lá com qualidade de vida.

E não é isso o que você quer, certo? Ter uma rotina com bons hábitos é fundamental para as metas da minha vida. Considere colocar isso no seu plano de ações também.

Está esperando o quê? Levanta e vai…

Lá atrás, quando eu comecei a nadar, eu tinha sonhos. Todo dia, pensava o que gostaria de alcançar no esporte. Ser campeão brasileiro, chegar à seleção, ir para Olimpíada, conquistar uma medalha olímpica, bater um recorde mundial…

Com o passar dos anos, e a sensação de que eu tinha condições de conquistar essas coisas, os sonhos viraram metas. Objetivos. “Dá para fazer”, eu sentia, se me dedicasse.

Então, comecei a desenvolver a cada dia uma característica fundamental para correr atrás disso tudo: DISCIPLINA.

Nos dias em que eu não estava tão afim de ir treinar, a disciplina me levava para a piscina. E, quando eu chegava lá, eu dava meu máximo, mesmo que as condições não fossem ideais..

Ou você acha que eu nunca nadei em piscinas frias, geladas?

Nas competições em que eu sentia que não estava motivado, a disciplina me mostrava que eu tinha de colocar em prática todo o trabalho anterior.

Todo mundo tem dilemas internos. Conversamos com nós mesmos, temos dificuldade de escolher entre acordar de manhã para ir treinar, trabalhar ou ficar na cama até mais tarde.

Fica a dica: levanta e vai…

E é justamente a disciplina que nos leva ao caminho da persistência, da dedicação, da manutenção dos nossos sonhos.

Quando você conseguir enxergar e colocar isso de maneira definitiva na cabeça, pode ter certeza de que vai começar a virar o jogo.

Pronto para isso? Este é o momento de colocar em prática.

Prepara… Vai!

Recent Posts

Liderança: que tipo de líder você quer ser? 5 dicas

Na minha transição de atleta para empreendedor, eu não sabia muito sobre alguns assuntos. Entre…

1 ano ago

Relacionamento interpessoal: qual é a importância para a alta performance no trabalho?

Como é seu relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho? Basicamente, este conceito pode ser definido…

1 ano ago

6 tipos de eventos corporativos para sua empresa

Fazer eventos corporativos é uma das principais maneiras de melhorar a comunicação entre a equipe…

1 ano ago

Alta performance: como ser a sua melhor versão? Conheça 5 pilares

O conceito de alta performance fez parte da minha vida como atleta por cerca de…

1 ano ago

Palestra motivacional: vale a pena contratar? Confira 9 razões

Será que uma palestra motivacional realmente pode mudar a performance? É isso o que falta…

1 ano ago

Consistência no trabalho: o segredo para uma vida profissional de sucesso

A consistência no trabalho é uma das principais maneiras de alcançar a alta performance. Afinal,…

2 anos ago