Trabalho em equipe

Qual a importância do trabalho em equipe? 3 aprendizados da natação para incentivar a busca do resultado

Entender a importância do trabalho em equipe sempre foi fundamental para conquistar um objetivo ou bater uma meta.  

Durante muitos anos vivenciei, como atleta profissional, experiências fantásticas nas equipes e seleções que passei. Cada momento vivido me formaram como pessoa e cidadão que sou.

Participar das Olimpíadas e promover o olimpismo, sem dúvidas, foi um marco na minha carreira e eu precisei de um time forte, unido e que cooperava na busca do resultado. 

Desenvolver um ambiente de cooperação entre os colaboradores é uma tarefa das lideranças. Tenho percebido isso ao longo dos meus anos como empreendedor. 

Portanto, um aprendizado é que a produtividade baixa, muitas vezes, está associada à falta de trabalho em equipe. Esse ingrediente faz grande diferença nos resultados coletivos e, por isso, deve ser incentivado.

A questão é que muitas pessoas tendem a se voltar mais para seu próprio mundo e interagem pouco com colegas. Menos convívio reduz a cooperação e leva a uma produtividade baixa no trabalho. 

Pensando nisso, é importante entender a importância do trabalho em equipe e o que fazer para alcançar a alta performance. Confira a seguir 3 ensinamentos que podem aumentar a cooperação e ajudar na formação de um verdadeiro time que busca resultados.

Qual a importância do trabalho em equipe?

A natação, embora seja um esporte individual, traz alguns ensinamentos valiosos a respeito do trabalho em equipe. 

Por exemplo: cooperação, união, companheirismo e respeito. Palavras que juntas e colocadas de dentro pra fora, de qualquer pessoa, acabam contribuindo para um ambiente totalmente voltado para a construção de um time. 

Não conseguimos por decreto construir uma equipe, mas com contribuição sim. Por isso, separei 3 aprendizados que me fizeram entender a importância do trabalho em equipe para alcançar o alto desempenho.

1. Ninguém conquista nada sozinho

A velha máxima de que esportes individuais dependem única e exclusivamente dos próprios atletas não é verdadeira. Claro que a responsabilidade de quem cai na água ou entra em uma quadra de tênis é muito grande. Contudo, percebi desde o início da minha trajetória como nadador, que o esforço coletivo é determinante para o sucesso.

Se pude me desenvolver para atingir grandes conquistas, é porque tinha o suporte de uma equipe. Preparador físico, nutricionista, treinador e outros profissionais me acompanharam durante minha jornada. Eles são a prova de que ninguém conquista nada sozinho.

No ambiente esportivo ou mesmo corporativo, essa teoria se aplica muito bem. Alguns colaboradores podem julgar que estão aptos a resolver muitas coisas sozinho, mas é conveniente rever essa postura. 

Portanto, o trabalho em equipe conduz às verdadeiras conquistas e pode ampliar os resultados de uma forma que ninguém conseguiria sozinho.

Para entender mais sobre a importância do trabalho em equipe, devemos pensar nas ações de um campeão de verdade:

  • Quais são as pessoas que realmente te ajudam?
  • Você já agradeceu estas pessoas por contribuir no seu caminho?
  • Você é positivo e incentiva pessoas com quem você gosta de se relacionar?

2. Individual e coletivo caminham juntos

Assim como ninguém conquista nada sozinho, todos devem se responsabilizar por desempenhar seu papel com excelência. Os centésimos que eu buscava a cada prova eram fruto do esforço e dedicação de vários profissionais. Um vacilo de qualquer parte desta grande engrenagem poderia prejudicar o resultado final.

Napoleon Hill tem uma boa visão sobre isso:

Ser bem-sucedido no mundo é sempre uma questão de esforço individual. Todavia, é um engano acreditar em alguém que pode vencer sem a cooperação dos outros

Imagine, por exemplo, se meu nutricionista me passasse uma dieta incorreta às vésperas de uma competição. Isso sem dúvida iria prejudicar drasticamente o meu resultado. Essa é a importância do trabalho em equipe.

Cada membro de um time precisa reconhecer seu papel naquela grande engrenagem. Se uma pessoa deixar de realizar suas atividades ou tiver uma queda de performance, o time perde.

Um belo exemplo disso seriam os All Blacks da Nova Zelândia. Incrível o ritual, o espírito de equipe e a tradição deste time. Quando vejo este vídeo abaixo me emociono. Acho a história superinteressante, assim como  esta tradição do Haka, que veio dos Maoris.

O individual deve funcionar a serviço do coletivo, e vice-versa. Sem o comprometimento de todos, a equipe sofre as consequências. Por outro lado, quando todos estão no mesmo barco, os resultados coletivos tendem a se multiplicar. 

Até em momentos de ajuda entre os indivíduos, como, por exemplo, fomentar a prática de atividade física como natação. Você pode desempenhar um papel fundamental para as pessoas ao seu redor, provocando a prática de uma atividade saudável que fortalece o pessoal e com certeza vai melhorar a performance do grupo. 

Aliás, você sabia que natação é uma excelente opção para treinamento cardiovascular? A atividade física traz energia e, assim, temos alta performance. Portanto, não perca tempo: faça exercícios regularmente. Fica a dica.

3. Tenha comprometimento com a excelência

Essas são duas palavras importantíssimas para a busca de resultado e também para a construção de uma equipe de alto rendimento. 

Se cheguei tão longe na minha carreira, é porque sempre tive o foco na excelência. Não importa o quanto eu progredisse, a ideia era sempre buscar alguns centésimos a mais. Eu sabia que aquela pequena diferença poderia me colocar no avião para a Olimpíada ou me fazer assisti-la pela televisão.

O comprometimento, assim como a excelência, deve nortear também o trabalho em equipe. Todos os colaboradores envolvidos em cada projeto precisam estar cientes a respeito do objetivo esperado. Mais do que isso, devem se esforçar para ir além do considerado satisfatório. Compromisso tem a ver com escolhas e certamente nossa entrega.

A frase do Aristóteles abaixo reflete como ele encara a excelência. Tem que ser praticada todo dia, sem exceção. Desta forma, atingimos nosso melhor e conseguimos melhores resultados.

Excelência não é um ato, mas sim um hábito

Equipes comprometidas e focadas em atingir a excelência conseguem melhores resultados. Um dos motivos é que esse mindset inibe o surgimento de ruídos na relação. Ao menor sinal de desentendimento entre duas pessoas, elas próprias se conscientizam de que o foco está no resultado a ser alcançado.

No meu trabalho como atleta profissional, a equipe estava sempre atrás de 1 centésimo de segundo, a menor medida possível para você sair do lugar comum e conquistar o índice para os Jogos Olímpicos.

Construa um time e aumente o resultado de sua vida

Se você tem notado uma produtividade baixa no trabalho de seus colaboradores, é aconselhável tomar uma atitude propositiva para corrigir este problema. As lições que apresentei aqui são um ótimo ponto de partida para entender a importância do trabalho em equipe.

Alguns pontos de reflexão:

  1. Quem te ajuda a chegar mais longe?
  2. Quem te transmite positividade?
  3. O que você pode fazer para ajudar alguém no trabalho ou na vida?
  4. O que você pode oferecer de ajuda a alguém que precisa?
  5. Como você pode contribuir mais para o seu resultado?
  6. Como você pode contribuir para formar um time de alta performance?

Perceba que cada frase te leva a alguma ação. Estas ações ou perguntas provocativas tiram qualquer pessoa da zona de conforto, buscando algo de positivo e mirando a seta no alvo correto. Com contribuição, generosidade e foco sempre vamos chegar mais longe.

Minha sugestão é que você gaste um tempo respondendo essas perguntas. Faça uma análise geral destes pontos e depois me conte o resultado.

Construir um time precisa de tempo, motivação, consistência e dedicação. Às vezes, os resultados aparecem depois de um certo tempo trabalhando pontos que são importantes para a construção. Continue focado e com muita positividade na busca. Tenha uma Atitude de Campeão.

Boas braçadas.

Conteúdo atualizado em 20 de abril de 2022

Recent Posts

Liderança: que tipo de líder você quer ser? 5 dicas

Na minha transição de atleta para empreendedor, eu não sabia muito sobre alguns assuntos. Entre…

1 ano ago

Relacionamento interpessoal: qual é a importância para a alta performance no trabalho?

Como é seu relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho? Basicamente, este conceito pode ser definido…

1 ano ago

6 tipos de eventos corporativos para sua empresa

Fazer eventos corporativos é uma das principais maneiras de melhorar a comunicação entre a equipe…

1 ano ago

Alta performance: como ser a sua melhor versão? Conheça 5 pilares

O conceito de alta performance fez parte da minha vida como atleta por cerca de…

1 ano ago

Palestra motivacional: vale a pena contratar? Confira 9 razões

Será que uma palestra motivacional realmente pode mudar a performance? É isso o que falta…

1 ano ago

Consistência no trabalho: o segredo para uma vida profissional de sucesso

A consistência no trabalho é uma das principais maneiras de alcançar a alta performance. Afinal,…

1 ano ago