Se você está buscando por eficiência em diferentes âmbitos da sua empresa, então, provavelmente, já ouviu falar sobre a gestão de alta performance.
Esse é um assunto que tem sido cada vez mais discutido dentro das organizações. Isso porque o modelo de gestão tradicional já não é mais tão efetivo quanto costumava ser.
Mas, mais do que pensar na competência ou no rendimento, um dos princípios da gestão de alta performance é o bom relacionamento com os colaboradores, não apenas com os clientes, como muitos negócios acabam fazendo.
Afinal, profissionais felizes e satisfeitos dão muito mais de si e chegam a resultados incríveis para as empresas. Não à toa, já falei anteriormente sobre a importância de ações de bem-estar no ambiente de trabalho.
Mas, hoje, focarei em refletir sobre as principais práticas de gestão de alta performance e as vantagens de implementar esse modelo no seu negócio. Boa leitura!
O primeiro passo para entender esse modelo de gestão é pensar em o que é alta performance. Esse conceito fez parte da minha vida como atleta por cerca de 20 anos.
Todos os dias, pensando dessa maneira. Não existia caminho diferente para mim, se quisesse alcançar o que atingi.
E, então, me aposentei das piscinas. Você até poderia pensar: “Finalmente, o Gustavo vai ter um descanso e poder levar as coisas de maneira mais amena no dia a dia”.
Bom, claro que eu comecei a nadar menos. Isso é fato. Mas, se você acha que eu abandonei a alta performance, está completamente enganado.
Alta performance tem de estar presente em tudo o que você faz. Vai pintar a sua casa? Faça isso da melhor maneira possível. Vai comandar uma equipe de vendas? Seja o melhor gestor que puder.
E faça isso de maneira constante, por muito tempo.
Por isso, essa frase do Brendon Burchard me impacta tanto. Fuja da média, tente se destacar sempre em tudo o que faz. Não se contente com um bom resultado. Corra atrás da manutenção desse ritmo por muito tempo.
Até mesmo por isso, quando se fala em alta performance, um dos pilares é estar atento aos detalhes. No dia a dia, existem, normalmente, duas maneiras de fazer as coisas:
Não é fácil “fazer diferente” o tempo todo. Mas, sem dúvidas, quem consegue fazer isso mais vezes e constantemente acaba se destacando e fugindo da média.
Por isso, a gestão de alta performance é aquela que se destaca das demais. Que chama a atenção, principalmente pelo bom funcionamento. Isso porque não importa só alcançar as exigências, mas é necessário superar as expectativas.
E, exatamente por isso, este é um modelo de gestão que busca a eficiência em todos os sentidos dentro da organização.
Não é apenas sobre o perfil de liderança ou sobre a equipe em que se trabalha, mas também está relacionado aos processos internos, às tecnologias adotadas e à percepção que se tem de todo o negócio.
O planejamento é o primeiro passo para o sucesso. Não tem como alcançar bons resultados se você não se prepara para isso. Ou seja, não tem como ter uma gestão de alta performance se não se planejar.
Isso porque o planejamento envolve conhecimento. Saber onde se quer chegar. Quais são suas metas. Ter objetivos nítidos. Profundidade e clareza, essas são duas palavras-chave fundamentais para pensar essa questão.
Mas o que é necessário fazer para que um planejamento dê certo?
Por outro lado, alguns pontos que deixam um planejamento sem força:
Uma vez que você tem um bom planejamento, é possível seguir para as próximas práticas de gestão de alta performance.
Você já parou para pensar sobre qual é a real função do líder? Eu acredito que Simon Sinek respondeu muito bem essa questão:
A maior contribuição de um líder é a de formar novos líderes.
Essa dica é fantástica. Porque quando você finalmente chega a um cargo de liderança, entende que apenas começou. Pois, a partir de agora, o trabalho é árduo.
O verdadeiro líder, como diz a frase acima, forma outros líderes. Compartilha tudo o que tem e o que sabe. Distribui conhecimento, responsabilidades, conquistas, divide derrotas. Ele não monopoliza as coisas. Não é egoísta.
Por isso, quando olhar para a sua equipe, enxergue muitos potenciais líderes, não apenas subordinados. Não pense na tradicional pirâmide na qual um manda, todos obedecem.
Sabendo qual é a sua responsabilidade, você consegue deixar claro qual é a função e quais são as responsabilidades dos membros do seu time. Mas, para isso, você deve contratar os profissionais certos.
Indicação de leitura: Como ser um bom líder em 6 passos + dica bônus!
Não tem como pensar no desenvolvimento de uma equipe de alta performance se você não tem as pessoas mais capacitadas trabalhando ali, certo? Isso envolve uma série de habilidades, tanto técnicas quanto comportamentais.
O importante é tentar encontrar os profissionais certos para lidar não apenas com a demanda do trabalho, mas que também compartilhem a missão e os valores da empresa.
Por exemplo, você pode se deparar com um candidato para uma vaga que possui todos os conhecimentos técnicos necessários, mas que prefere agir sozinho e não se dá bem com o trabalho em equipe. Será que ele realmente é a melhor pessoa para fazer parte do seu time?
Um profissional assim, inclusive, pode trazer alguns problemas para a gestão de alta performance, principalmente se não conseguir se relacionar bem com a equipe e o restante dos profissionais.
Todos esses pontos devem ser analisados quando você for contratar alguém. Além das capacitações – que também podem ser ensinadas! –, é necessário avaliar o perfil do profissional. Isso pode fazer a diferença para alcançar bons resultados.
Inclusive, essa dica é fundamental para que as próximas práticas de gestão de alta performance tenham sucesso.
Você, como líder, deve saber como falar com a equipe, sempre mantendo a empatia. Mas também é necessário saber ouvir.
Os colaboradores devem se sentir à vontade para fazer perguntas, levantar questões e até mesmo sugerir uma outra forma de fazer coisas. Isso faz parte de uma gestão de alta performance. Afinal, se for mais eficiente e produtivo, por que não?
Quando participei de um processo de educação para os negócios chamado Metanoia, aprendi que uma conversa de VALOR precisa ser:
Então, se a conversa tem essas características, você privilegiou uma boa comunicação. Esse pode ser considerado um dos princípios da gestão de alta performance.
Essa não é uma prática que será fácil de ser implementada se você não confiar na sua equipe. Ou seja, se não tiver contratado as pessoas certas.
Por vezes, acreditamos que algo só pode ser bem-feito por nós mesmos. Mas, dentro da realidade de uma empresa, é simplesmente impossível que você consiga dar conta de tudo. Isso não é produtivo e, muito menos, eficiente.
Saber como delegar tarefas é uma das maneiras mais eficazes de fazer com que as coisas funcionem, mesmo quando você não estiver presente. E é isso que você quer, certo? Afinal, se tudo sempre ficar dependendo de você ali, acaba sendo mais difícil de ir para a frente.
Atualmente, existem muitas tecnologias que podem fazer o dia a dia dos profissionais ser mais produtivo. Como falei anteriormente, isso também é um dos princípios da gestão de alta performance.
Em vez de fazer com que o colaborador tenha de preencher planilhas manualmente, por exemplo, pode haver um software que faça todo esse trabalho de maneira automatizada.
Assim, além de tornar os processos mais otimizados, ainda permite que o profissional dedique o tempo a algo mais importante.
Por fim, uma empresa que valoriza seus profissionais e preza pela gestão de alta performance está sempre promovendo o aprendizado constante.
Essa cultura do aprendizado pode vir de diferentes maneiras: palestras motivacionais, caso a situação do time esteja complicada, workshops sobre temas específicos ou treinamentos de ferramentas técnicas importantes para o trabalho.
No fim, o importante é privilegiar tanto o desenvolvimento pessoal quanto profissional, e dar à equipe os recursos necessários para ir além.
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