Foco na sua Olimpíada. Decidiu o que quer? Pronto agora mãos a obra!

Estou sem foco, não tenho tempo pra malhar,  estou muito ocupado,  a economia está ruim,  fiquei doente… e por ai vai.  Temos várias situações onde podemos colocar problemas e obstáculos para chegar onde queremos.  E isso não é novidade pra ninguém.  É mais fácil ter uma desculpa do que realmente colocar um plano em ação.
Reclamar de tudo e ter uma postura de criatura com certamente é mais fácil que ir em frente e resolver o problema que temos que transpor.  Portanto, a opção de fazer, ao melhor estilo de botar a mão na massasempre vai trazer melhores resultados.
Certo dia a água estava fria na piscina que estava treinando.  Tinha duas opções:  chorar ou treinar direito.  Ficar sentado chorando não ia adiantar nada pois em algum lugar do mundo alguém estava treinando mesmo numa água fria.  Portanto, a escolha de treinar direito, mesmo numa situação ruim, foi a melhor saída para tirar algum proveito desta situação.
Todo nos temos nossos desafios e nossa própria Olimpíada todos os dias.  Por menor ou maior que sejam estes desafios, temos que estar preparados para superar todos os obstáculos com muito foco.

Qual é a sua Olimpíada?

Quando decidi que queria realmente ser um atleta profissional, ficou mais claro pra mim o que eu tinha que fazer e o caminho a seguir.  A partir daí a responsabilidade, apesar de compartilhada em  vários momentos, passou a ser minha.
Eu tenho o controle da situação e a busca do meu objetivo é indelegável.  Não consigo delegar minha alimentação, meu treino, minha rotina, meu sonho…  Com isso passo a ser dono do meu próprio tempo e busco o resultado a partir de uma construção diária.
Aí a regra é clara, com trabalho o resultado com certeza aparece.

Um monstro chamado Federer

Um grande exemplo disso é o Federer aos 36 anos ganhando um (mais um) Grand Slam.  Demais isso!  Demonstra a chama acesa e uma busca pela excelência espetacular.  Será que ele é humano?  O que ele faz pra conseguir tudo isso?
A resposta está na entrevista simples e emotiva que ele deu ao final do jogo (quem não assistiu coloca lá no youtube, vale a pena). Resumindo, ele falou que treinou e se dedicou muito. Que interessante isso…  Nem imaginaria uma coisas dessas… Achei que fosse pura sorte… Será?
Brincadeiras a parte sabemos que treino duro e dedicação sempre funcionam.  Portanto, o treino duro, daquele que esta a fim de crescer, sempre vai ganhar do talento que não esta focado para sua olimpíada.
Com certeza ele teve foco, determinação e persistência na sua busca.  E os resultados estão ai.

Pronto agora mãos a obra!

Muitos resultados mostram que simplicidade do FAZER leva qualquer indivíduo mais longe.  Em vários momentos da minha carreira percebi que a resposta estava dentro de mim e que o caminho claro daquilo que queria me norteava.  Quando chegamos a esta conclusão certamente gastamos menos energia com os problemas e passamos a focar na construção.
Experimente o seguinte:  tenha um plano e trabalhe com eficiência. Com isso, aliado a um trabalho focado, certamente os resultado virão.
Apesar de falar o obvio, essa dica vale uns 5 milhões de dólares…

 

 

 

Gustavo Borges

Gustavo Borges é um dos principais nomes da natação mundial. Com quatro medalhas olímpicas e 19 em Jogos Pan-Americanos, é exemplo de motivação e foco dentro e fora das piscinas. É empresário e comanda um conglomerado de empresas, sendo a principal delas a Metodologia Gustavo Borges. Esta é referência em assessoria de gestão aquática, atendendo mais de 420 clientes simultaneamente pelo país. Palestrante motivacional para empresas. O foco é inspirar líderes e equipes inteiras dos mais diversos setores.

Recent Posts

Equipe mais motivada: 5 coisas que você tem de fazer para o seu time

Ter uma equipe mais motivada é, sem dúvida, um dos principais fatores que determinam o…

2 meses ago

Liderança e motivação de equipes: 10 ações rápidas para você brilhar

Liderança e motivação de equipes: 10 ações rápidas para você brilhar

3 meses ago

Protagonismo profissional: 5 dicas para você mandar na sua carreira

Protagonismo profissional: cinco dicas para você mandar na sua carreira, por Gustavo Borges

3 meses ago

Tirar aprendizado de tudo: o que o desabafo do Guilherme Costa nos ensina

Tirar aprendizado de tudo: o que o desabafo do Guilherme Costa nos ensina

4 meses ago

O que a Olimpíada de Sydney me ensinou sobre liderança

Eu sempre trago aqui paralelos entre o esporte e o empreendedorismo. Nem poderia ser diferente.…

5 meses ago

Liderança: que tipo de líder você quer ser? 5 dicas

Na minha transição de atleta para empreendedor, eu não sabia muito sobre alguns assuntos. Entre…

2 anos ago