Hoje queria trazer um questionamento importante: o que você tem feito sobre a produtividade da equipe? Muitos líderes buscam respostas, mas veem seus colaboradores apresentarem picos de improdutividade.
Essa situação, que costuma acontecer em diferentes áreas, pode ser enfrentada colocando-se em prática algumas dicas simples. Encontrar dicas de produtividade da equipe foi um dos fatores que me ajudaram a alcançar grandes conquistas como nadador. Por isso, procuro trazer essas experiências para minha carreira como empresário.
Um dos desafios atuais é compreender por que alguns colaboradores passam a render abaixo do esperado. Em certos casos, eles não estão alinhados aos objetivos da empresa, o que os afasta da ideia de “vestir a camisa”.
Além disso, a falta de atitude, de uma maneira mais ampla, também contribui para os temidos picos de improdutividade. Portanto, uma baixa performance.
A seguir, vou apresentar cinco estratégias que carrego comigo desde os meus tempos de nadador. Com elas, você pode começar uma transformação na produtividade da sua equipe.
Encontrar formas e dicas de produtividade para conseguir incentivar e motivar a equipe é uma atividade necessária para qualquer gestor.
Mas o que estamos esperando quando falamos sobre produtividade no trabalho? Que toda a equipe se comprometa a entregar o máximo esperado, sempre com uma boa qualidade, mesmo que usando o mínimo de recursos. Esse é um dos principais conceitos do termo.
Falo um pouco mais sobre a importância da produtividade e da gestão de tempo neste vídeo, confira agora:
Em qualquer lugar, seja em uma equipe de atletas ou de vendedores, por vezes a produtividade acaba sendo uma consequência da motivação. Então, se queremos um time com colaboradores produtivos, devemos saber como incentivar isso.
Mas, como isso pode ser feito? Não podemos obrigar qualquer pessoa a ser produtivo, certo? A verdade é que isso deve partir de dentro, como Steve Jobs já falou:
Você não pode impor a produtividade, você deve fornecer as ferramentas para permitir que as pessoas se transformem no seu melhor.
Como colocar isso em prática? Separei 5 dicas de produtividade que aprendi no dia a dia tanto como nadador quanto como empreendedor. Confira!
Pessoas que não estão a par do que se passa dificilmente terão um bom rendimento. Nada mais natural, pois quem está alheio aos processos não encontra motivação para ser produtivo. Contudo, cuidado com indicadores e objetivos sem conexão com a estratégia da empresa ou do negócio.
É papel do líder deixar todos os colaboradores cientes da situação da empresa e das metas a serem alcançadas.
Em meus anos de piscina, sempre fui muito claro com minha equipe a respeito dos objetivos. Treinador, preparador físico, nutricionista e outros profissionais sabiam exatamente quantos centésimos eu precisava buscar para superar meus rivais.
Portanto, tem que estar bem claro o objetivo a ser alcançado e os indicadores de performance que nos auxiliam a atingir nosso resultado.
Informar os colaboradores a respeito dos objetivos não é o bastante para manter a produtividade e eficiência da equipe. Os membros do seu time devem ser incentivados a produzir mais e melhor continuamente.
A conquista de um objetivo deve simbolizar o início de uma nova jornada em busca de um ainda maior. Do contrário, existe a possibilidade de acomodação e, por consequência, queda na produtividade da equipe.
Durante minha carreira, sempre procurei traçar novos objetivos e por isso tive longevidade em alto nível. Aqui tem um paralelo interessante, pois o ciclo olímpico acontece a cada quatro anos e nas empresas normalmente a meta, ou fechamento, anual representa um ciclo importante.
Independentemente do olhar a médio ou curto prazo, devemos estar atentos aos nossos objetivos e aonde queremos chegar. Os indicadores nos ajudam a ter consistência e relação com a construção do resultado.
Quer saber como aumentar a produtividade da equipe? Primeiramente, responda a essa questão: seus colaboradores conhecem os objetivos e trabalham com indicadores? Ótimo. Dois passos importantes foram dados, mas ainda falta um pouco para elevar a produtividade da equipe.
A realização das atividades de rotina nem sempre é a melhor possível. Contudo, muitos podem se descuidar de alguns detalhes e se desmotivarem diante de atividades repetitivas. Portanto, não podemos nos descuidar disso.
Todos teremos repetição em nossas ações ou trabalho. Quantas vezes eu tive que repetir um movimento para atingir um alto grau de excelência? Muitas.
Essa é uma das principais dicas de produtividade e foco que posso trazer para vocês. Aperte o play e confira o vídeo para saber mais sobre como alcançar melhores resultados:
A verdade é que a excelência tem de ser incentivada permanentemente no ambiente de trabalho. Isso cria um ciclo virtuoso. Com certeza, se não fosse a busca pela excelência, eu não teria galgado os centésimos que me colocaram no pódio tantas vezes.
À medida que os colaboradores ficam mais envolvidos com os objetivos e com a ideia de excelência, sua produtividade cresce. No entanto, existe o risco de que o individualismo possa despontar em detrimento do trabalho em equipe.
É papel do líder manter aceso o espírito coletivo em todos. Os colaboradores devem ser alertados de que os resultados só serão obtidos se houver uma ação cooperada.
Não adianta alguém produzir muito acima da média se o time está com problemas mais graves. A colaboração deve prevalecer para manter a produtividade da equipe. Portanto, temos que reforçar a união, o companheirismo, a cooperação e o respeito. Aí sim, teremos um grande time.
Minha última dica para manter a alta produtividade do seu time é incentivar uma atitude de campeão. Essa expressão foi marcante para mim ao longo de minha carreira como atleta e empresário. Mas, o que quero dizer com isso?
A atitude é a maneira que escolhemos para trilhar um caminho em busca de grandes objetivos. Esse comportamento, quando bem alinhado, pode ser o propulsor para conquistas e também para um dia a dia mais produtivo.
Já a palavra campeão é autoexplicativa. Ela é sinônimo de grandes vitórias e da conclusão de objetivos. Mais do que isso, ser campeão é manter a fome de novas conquistas. Os campeões vencem e continuam em busca de objetivos mais ambiciosos. Com isso, os resultados sempre aparecem.
A soma dessas duas palavras é uma das principais dicas de produtividade da equipe. Se você deseja entender melhor o conceito de atitude de campeão, tenho um convite para lhe fazer. Conheça agora mesmo a palestra que desenvolvi para elevar o comprometimento no ambiente empresarial e gerar resultados.
Conteúdo atualizado em 14 de março de 2022
Ter uma equipe mais motivada é, sem dúvida, um dos principais fatores que determinam o…
Liderança e motivação de equipes: 10 ações rápidas para você brilhar
Protagonismo profissional: cinco dicas para você mandar na sua carreira, por Gustavo Borges
Tirar aprendizado de tudo: o que o desabafo do Guilherme Costa nos ensina
Eu sempre trago aqui paralelos entre o esporte e o empreendedorismo. Nem poderia ser diferente.…
Na minha transição de atleta para empreendedor, eu não sabia muito sobre alguns assuntos. Entre…
View Comments