Coragem e motivação: está esperando o que para construir a sua obra?

set 15, 2020  |  por Gustavo Borges

Coragem e motivação sempre andam juntas. Uma reforça a outra, e, durante a minha vida empreendedora, e também esportista, essas duas palavras estiveram presentes com um significado importantíssimo. Fizeram parte do meu dia a dia, da minha história e das minhas conquistas. Hoje, como empreendedor, certamente, essa relação continua sendo muito especial. 

Tenha coragem na sua construção

Primeiramente, definições e significados. Coragem tem a ver com firmeza de espírito para enfrentar qualquer situação. Algo que para você, pessoa destemida, pode parecer tranquilo. Com coragem, você arrisca, busca soluções diferentes, vai em frente quando todos falam que não vai dar certo. 

Na minha vida esportista e empreendedora, tive que ter muita coragem para construir meus resultados. Coragem e ousadia, em alguns momentos. No esporte, eu fui aprendendo e desenvolvendo habilidades ao longo do tempo. comecei muito jovem e a coragem foi aumentando enquanto a confiança crescia. Coragem para mudar de treinador, escolher onde estudaria, quais provas nadaria, enfrentar meus adversários, superar adversidades ou, mesmo, na hora da prova. Portanto, essa palavra sempre esteve presente.  

Mesma situação no empreendedorismo, no qual as dificuldades têm sido maiores. Maiores porque eu tive de aprender muitas coisas e desenvolver habilidades que ainda não tinha. Por exemplo: gestão de pessoas, aspectos financeiros do negócio, desenvolvimento de produtos e muito mais. Apesar de conhecer administração e empreendedorismo, no início, bateu um frio na barriga, pois os desafios são enormes. Podemos comparar esporte e empreendedorismo de várias formas – e a que eu mais gosto está neste blog, com o tema Atleta empreendedor. 

Produza a sua motivação. Você consegue!

Motivação, que vem do latim “movere”, nos leva à direção do nosso sonho. A motivação é uma condição que influencia a nossa direção, que precisa estar alinhada com um desejo. Quando estamos motivados, chegamos mais longe, treinamos mais e melhor, temos mais foco e produtividade. 

O que fazer quando não estamos motivados? Motive-se! Simples assim 

Alguns pontos sobre motivação:

  1. Temos de praticar todos os dias. Não acordamos motivados, mas podemos nos motivar com força de vontade e gatilhos.
  2. Segundo Brendon Burchard gosta de falar, nós somos uma usina, uma indústria e temos de produzir motivação todos os dias. Assim como os efeitos de um banho não duram muito, temos de nos motivar diariamente.
  3. Tenha energia e coloque essa energia focada em progresso, trabalho, família e ações que sejam campeãs. 
  4. Enalteça o processo e a sua construção. Isso vai te trazer confiança e aumentar a sua motivação. 

Quando alguma pessoa vira para mim e fala que não está motivada ou não tem energia, tenho algumas perguntas relacionados a saúde:

  • Faz atividade física regularmente?
  • Pelo menos três a quatro vezes por semana? 
  • Tem uma boa alimentação?
  • Quando faz o prato nas refeições, se orgulha do que está ali e será inserido no seu corpo? 
  • Tem boa qualidade de sono? Dorme de seis a oito horas por noite?
  • Toma água o suficiente? – mais de dois litros por dia, hem, por favor! 

Cuidar da nossa máquina, nosso corpo, é fundamental. Quanto mais saudáveis estivermos, melhor será para nos motivarmos a seguir em frente, com força, garra, coragem.

Dessa maneira, teremos mais energia para nos motivar, seguir em frente, tomar a decisão de ser positivos e construir a nossa jornada. Do contrário, ficamos tristes, sem energia,  desanimados.

Fica a dica

Uma dica importante é se aproximar de pessoas positivas, alegres, que se motivam todos os dias. Essas pessoas reclamam menos e agradecem mais. Estão dispostas a se energizar todos os dias para continuar sua busca, apesar do medo, das inseguranças e das dificuldades. Sabemos que teremos desafios e montanhas a serem superadas. Mas temos de tomar a decisão de ir lá e fazer.

O craque neste assunto, Brendon Burchard, tem ótimas colocações sobre o tema. Veja o vídeo abaixo que me inspirou escrever este artigo.

Os valores ligados a essa construção são:

  • Dedicação, que está relacionada à força que temos de ter no nosso dia a dia.
  • Excelência nos ajustes finos e na nossa estratégia de perseguir o sonho.
  • Comprometimento com VOCÊ mesmo e sua decisão de se motivar todos os dias, em vários momentos. 

Abaixo, deixo claro como eu penso sobre esse assunto.  

Motivação é uma condição que te move na direção de um sonho ou desejo. Durante esse processo, aumento a minha confiança, pois consigo me fortalecer com treino, trabalho e dedicação em me tornar bom em algo.  
Dessa forma, acredito que vou conseguir. Eu tenho coragem para seguir em frente. Portanto, sem olhar para trás, busco o meu resultado. Persistindo nessa busca com ações que sejam objetivas e claras.

Prepara… Vai!


  • Copyright © 2019

  •    •   
  • feito por F E R A