Liderança

Como um líder deve se comunicar? 5 conselhos para incentivar o diálogo

A liderança pode ser vista como um grande desafio. Afinal, muito além de gerir um grupo de pessoas, o bom líder deve ter características e atitudes específicas que contribuam para a motivação e a produtividade da equipe. E a comunicação é parte central disso.

Peter Drucker, considerado o Pai da Administração Moderna, disse que 60% dos problemas administrativos são causados por uma comunicação ineficaz

Exatamente por esse motivo, é essencial pensar em como um líder deve se comunicar com a equipe e entender como isso pode trazer mudanças expressivas.

Afinal, comunicar ideias de forma clara evita equívocos e torna a rotina do time mais produtiva. Ao mesmo tempo, a falta de comunicação objetiva pode prejudicar o relacionamento entre os colaboradores e desalinhar as expectativas do grupo.

Ou seja, dentro de uma organização empresarial, saber se comunicar é elemento-chave para uma liderança de sucesso. Mas é necessário adotar boas práticas que assegurem um diálogo fluido e efetivo.

Durante a minha carreira, sempre priorizei uma comunicação transparente e empática. Desde os tempos dentro da piscina até atualmente, como empreendedor. Isso faz diferença, inclusive, na maneira como os colaboradores enxergam a liderança.

Quer saber mais sobre como um líder deve se comunicar e o impacto que isso tem dentro de um time de alta performance? Então, continue a leitura!

Qual é a importância da boa comunicação na equipe?

Uma das principais maneiras de se conectar com o time e motivá-lo diariamente é por meio de um diálogo claro e efetivo. Alguns profissionais subestimam o poder da comunicação, mas é imprescindível que o bom líder desenvolva essa competência.

Já falei anteriormente da experiência que tive ao participar de um processo de educação para os negócios chamado Metanoia. Ali, aprendi que uma conversa de VALOR precisa ser: 

  • Verdadeira.
  • Assertiva.
  • Literal.
  • Oportuna.
  • Relevante.

A partir do momento em que você prioriza essas características, consegue ter um diálogo eficiente. Essa já é uma boa dica de como um líder deve se comunicar, certo?

Além disso, é importante ter em mente o impacto que a inteligência emocional tem não apenas na liderança, mas também na boa comunicação com a equipe. Falei um pouco sobre isso neste vídeo, confira:

Quais são os principais benefícios de uma boa comunicação?

Com tudo isso, dá para perceber que um bom diálogo feito pela liderança pode influenciar os resultados. Entre outros benefícios, gosto de destacar:

  • Alinhamento das expectativas: quais são os resultados esperados de seus colaboradores? Não tem como chegar a eles se isso não for passado de maneira clara à equipe. Uma mensagem mal entendida pode dificultar o alcance dos objetivos que a liderança espera.
  • Bom relacionamento: uma equipe em sintonia e que trabalha bem em conjunto é uma das principais forças dentro de uma organização. E isso só é possível quando todos estão alinhados. O diálogo frequente e as conversas claras são partes essenciais desses processos.
  • Melhora da produtividade: a partir do momento em que o time se entende e compreende as expectativas do líder, ele trabalha com mais eficiência e dedicação. Isso permite que ele organize melhor o tempo para as tarefas que são realmente importantes, aumentando a produtividade.
  • Aumento do engajamento: não tem como motivar sua equipe se você não tem uma liderança empática, carismática e com uma boa comunicação. Isso é essencial para desenvolver um time de alta performance.

Um clima organizacional saudável pode ser percebido em um espaço onde todos interagem com clareza, focados em um mesmo objetivo. A liderança é a maior responsável por promover e transformar a comunicação em uma ferramenta mediadora e construtiva.

Assim como a liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida, se comunicar bem também é. Não à toa, existem treinamentos de comunicação para líderes. 

Agora, separei cinco dicas que você pode implementar para ter diálogos mais efetivos com a sua equipe. 

Como um líder deve se comunicar? 5 boas práticas

1. Exerça a escuta ativa

Antes de falar sobre como um líder deve se comunicar, é necessário ressaltar a importância de saber ouvir. Esse é um aspecto fundamental para o sucesso de qualquer liderança.

Até mesmo porque um bom líder sabe criar laços de confiança com o time. E isso só é possível quando ele escuta o que os liderados têm a dizer, tanto em relação ao trabalho quanto em assuntos pessoais.

Lembre-se de que, assim como você, sua equipe também tem o direito de se posicionar. Seja receptivo às opiniões contrárias, incentive feedbacks construtivos e ouça, de fato, o que os colaboradores têm a dizer. 

2. Seja transparente

Qualquer pessoa que alega ser um líder deve falar como um líder. Isso significa falar com integridade e verdade.

– Kamala Harris

Essa frase da vice-presidente dos Estados Unidos é fundamental para pensar em como um líder deve se comunicar. Ele deve ser sempre honesto, transparente e íntegro. Essa, inclusive, é uma das principais maneiras de fazer com que a equipe acredite na sua liderança.

Afinal, como esperar resultados positivos se o líder não é sincero com o grupo? Além de ser a maneira mais eficiente de alinhar as expectativas, é um princípio básico da empatia, ressaltando ainda mais o bom relacionamento da equipe.

Isso é importante, também, no momento de fazer apontamentos ou chamar a atenção para o mau desempenho. Muitos gestores se preocupam tanto com a imagem que possuem, que não querem ser os portadores de más notícias.

Contudo, isso é papel do líder e tem a ver com o que falei ali em cima sobre feedbacks construtivos. Desde que seja feito com empatia e respeito, não pode ser visto como algo negativo.

Ser um bom líder não é ser a pessoa mais querida, mais influente ou até mesmo mais invejada. Pelo contrário, é quem pensa na equipe, compartilha conhecimento e sabe ouvir, inspirar e se comunicar. E tudo isso deve ser feito com transparência.

3. Faça autocrítica

Encare os erros como o preço que se paga pelo progresso pessoal.

– John Maxwell

Se você acha que, por ser um líder, não vai errar… Bom, para mim, isso já é insistir no erro.

Essa é a verdade nua e crua: você vai errar. Por mais que você se planeje, estude e se dedique, não tem como evitar todos os erros. Mas o que você pode fazer, e isso com habilidade e objetividade, é aprender com eles.

Como disse John Maxwell, encare isso como o preço que vai pagar pelo progresso pessoal. Esse é, justamente, o conceito do aprendizado. 

O bom líder é aquele que reconhece os erros e, principalmente, os admite, quando necessário, mesmo na frente de toda a equipe. 

Isso não indica que você é um profissional ruim. Apenas que tem coragem para reconhecer as falhas. 

Mas, ao admitir isso, você aprende com os erros e, por fim, pode encontrar maneiras de superar os desafios.

4. Explique o porquê

Para transmitir credibilidade, a liderança deve se comunicar com confiança. Isso significa que você deve saber o que vai falar e como deve transmitir essa mensagem.

Além de ser transparente, é necessário se lembrar de que ninguém tem a obrigação de entender tudo, principalmente as decisões da gestão. Por isso, ao contar uma para a equipe, conte o porquê de estar fazendo o pedido e como ele impacta o desempenho do time. 

5. Tenha um discurso motivador

Segundo James C. Hunter, liderança pode ser definida como:

A habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns e inspirando confiança por meio da força do caráter.

Há inúmeros fatores que podem levar uma equipe a ficar desmotivada. Mas é papel do líder mudar essa situação. E isso é feito por meio de conversas e diálogos inspiradores.

Gosto de ressaltar esse ponto porque faz diferença no modo em que os colaboradores enxergam seu trabalho e como eles se dedicam no dia a dia. Então, se mostre presente, confie na capacidade do seu time e incentive a participação.

Lembre-se de que o bom relacionamento gera relações de confiança, algo fundamental para o desenvolvimento de equipes de alto desempenho. 

Isso permite que você conheça mais a personalidade de cada um dos colaboradores e veja mais de perto quais são os talentos deles. Uma vez que você realmente conhece sua equipe, inspirá-la se torna ainda mais fácil.

Como desenvolver uma boa liderança?

Uma das principais dificuldades das organizações é a formação de lideranças para empresas. Contudo, isso é um ponto fundamental para qualquer negócio. 

Afinal, sem bons líderes, a empresa não consegue ir para a frente e acaba andando em círculos. Para que esse desafio seja superado, é vital investir em ações voltadas para o desenvolvimento e em treinamentos de comunicação para líderes.

Nesse contexto, palestras, mentorias e workshops podem fazer a diferença em uma liderança bem-sucedida. Se você gostou de saber um pouco mais sobre como um líder deve se comunicar, então, também pode gostar desses conteúdos:

Fique por dentro de muitas dicas para auxiliar no seu desenvolvimento profissional e no crescimento da sua equipe. Aproveite e dê mais um passo na motivação e leve seu time à excelência com uma palestra que inspira.

Gustavo Borges

Gustavo Borges é um dos principais nomes da natação mundial. Com quatro medalhas olímpicas e 19 em Jogos Pan-Americanos, é exemplo de motivação e foco dentro e fora das piscinas. É empresário e comanda um conglomerado de empresas, sendo a principal delas a Metodologia Gustavo Borges. Esta é referência em assessoria de gestão aquática, atendendo mais de 420 clientes simultaneamente pelo país. Palestrante motivacional para empresas. O foco é inspirar líderes e equipes inteiras dos mais diversos setores.

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