Como a paixão pode fazer as coisas acontecerem

out 5, 2020  |  por Gustavo Borges

Paixão, certamente, é um canalizador da nossa energia para a entrega. Uma vez canalizada para qualquer objetivo, outros fatores são fundamentais para que a excelência no resultado seja garantida. Daniel Goleman trata disso no livro “Foco”. E, neste blog, eu trago uma história de um sonho que se tornou realidade e os fatores que nos ajudaram e construir algo novo.

Tivemos a oportunidade, com a Metodologia Gustavo Borges (MGB), empresa de licenciamentos e gestão aquática, de organizar o maior evento de natação e gestão aquática do mundo, o Encontro Internacional de Natação 2020.

Vou repetir, pois o orgulho é enorme: o MAIOR EVENTO de natação e gestão aquática do MUNDO. Desculpe meu entusiasmo, mas estou muito feliz com esse momento. Pelo lado empreendedor, sobretudo, vou relatar o que levou a nossa empresa a fazer isso e como fizemos a organização desse evento. Uma coisa é certa: é muito bom fazer algo que nunca foi feito antes. A paixão por aquilo que fazemos certamente nos guiou até aqui.

“Prazer é o marcador emocional para a entrega”
DANIEL GOLEMAN


Keep Calm and Swim

Trabalhamos com educação e saúde por meio da natação na MGB. Esse posicionamento, aliás, nos direciona para a construção de algo incrível na vida das pessoas. Como já falei muitas vezes, o Brasil é o quinto país mais sedentário do mundo, segundo a OMS, e isso implica em situações gravíssimas em termos de saúde na população. Com esse trabalho focado na natação, e de maneira muito forte com crianças, criamos um ambiente para promover o esporte e a saúde. A MGB fomenta a atividade física, e, dessa maneira, temos um papel muito importante na conscientização da atividade física na vida das pessoas.

O maior evento do mundo

Desde o início da MGB, nós temos feito eventos ao longo dos anos. Em 2020, tivemos a visão de trazer algo novo para o nosso setor. Queríamos fazer uma grande entrega, ou seja, contribuir para o nosso setor. Com isso, o desafio era gigantesco, pois gostaríamos de fazer o maior evento do mundo com palestrantes de todos os cantos do planeta.

A construção desse projeto foi intensa. Reuniões de planejamento e muito trabalho para organizar os detalhes. Uma coisa que chamou muito a atenção foi a receptividade do nosso setor no Brasil e, também, da comunidade mundial.

Decidimos fazer o evento 100% online e sem custo para os participantes. Isso chamou muito a atenção, inclusive, de pessoas que viam a possibilidade de resultados financeiros em um projeto como esse. Nossa empresa tem o objetivo de gerar lucro, como qualquer outra empresa privada, e temos uma estratégia de negócios focada nisso, oferecendo produtos e serviços com alto valor agregado, que atendem operadores aquáticos, professores e, evidentemente, alunos. Mas, neste evento em específico, queríamos fazer algo diferente e inovador. Nossa ideia estava muito mais ligada à contribuição ao nosso setor do que qualquer outro objetivo.

Quais as principais características, além da paixão, que fizeram isso acontecer?


Foco e clareza

A nossa busca estava muito clara para todos nós. No momento em que falamos sobre o projeto, deu até um frio na barriga, mas, na sequência, aquela energia e aquele entusiasmo de fazer acontecer superaram qualquer receio. Foco no resultado e clareza na nossa busca foram decisivos para o sucesso. O primeiro ponto, então, era fazer o maior evento de natação do mundo. O segundo, claro, trazer novidades e qualidade na programação.

Execução

Um boa execução, além da paixão, foi fundamental para colocar o evento de pé. Horas dedicadas a contatos com palestrantes, organização das agendas, dos roteiros e muitos outros pontos e detalhes foram cruciais para fazer acontecer. Portanto, não podemos subestimar nunca uma boa execução focada na excelência. Temos de fazer nosso melhor e, consequentemente, dar atenção aos detalhes.

Nesse ponto, ressalto toda equipe do nosso time pedagógico e de marketing. Buscar as melhores opções em termos de conteúdo e divulgar de maneira adequada para garantir uma ótima participação foram fundamentais para o sucesso do evento.

Entrega do time

Que time! E que paixão pelo trabalho! Quem empreende sabe que os melhores colaboradores são os colaboradores empreendedores. Eu posso dizer, com orgulho, que tenho um time que empreende. Isso quer dizer que eles sabem que, se não tiverem uma visão de construção e visão sistêmica do negócio, ou seja, não somente de tarefeiros, nossos resultados não teriam a excelência que tanto preconizamos. Características de um time campeão, eu já coloquei em alguns blogs no meu canal. Aqui, então, ressalto três:

  • Cooperação: entre todos os responsáveis e líderes do projeto.
  • Comprometimento: como as próprias entregas, com seus colegas de trabalho e com o projeto, em si.
  • Paciência: erros e acertos fazem parte do processo. Fomos audaciosos e, dessa maneira, fizemos nosso melhor.

Estique e finalize a braçada. Com paixão

Quem me acompanha há algum tempo sabe que essas palavras representam muito para mim. Se olhar para os três itens descritos acima, certamente, consigo enxergar o comprometimento com o resultado em cada etapa do processo. Esticar e finalizar a braçada, afinal, é dar atenção aos detalhes. Portanto, temos de executar com excelência e paixão mesmo as coisas mais básicas. Dessa maneira, o resultado maior acontece. Não por acaso, mas por força do trabalho e da dedicação de um time com um sonho grande.

A nossa paixão é essa: o sonho de construir algo usando o esporte, com educação e saúde.

  • Copyright © 2019

  •    •   
  • feito por F E R A