Palestra motivacional… Existem inúmeros palestrantes e temas para motivar e inspirar pessoas. As palestras com foco em motivação têm algumas finalidades e características das quais vou falar aqui neste blog. Quando faço uma palestra motivacional o foco está sempre na audiência. Apesar de óbvio, faz toda diferença. Entender pra quem você está falando pode mudar detalhes, ou a abordagem do assunto em questão.

Inspirar as pessoas, motivar, ser divertido, ter conteúdo adequado e mostrar o que fazer com a informação são fundamentais para manter a atenção do público. Portanto, é necessário passar por todos estes pontos para ter uma palestra motivacional de sucesso.

Além disso, temos vários outros pontos que não vou abordar aqui e também são importantes. Por exemplo: falar um bom português, ser coerente, a pontualidade, ter presença de palco entre outros. E, claro, fazer uma palestra com excelência.

Mas vamos aos 5 pontos que acredito serem adequados para este artigo.

1- Inspiração: sonho possível.

Traçar um paralelo do sonho possível com nossos objetivos, é fundamental para inspirar. No que acreditamos e para onde vamos? Se estou incomodado e busco o crescimento, eu consigo chegar a algum lugar. Caso esteja acomodado, ou só reclame da vida, os objetivos ficam mais longe.

Choveu muito, perdi hora, esta meta é impossível, muito trânsito, aqui não funciona assim, eu fiz minha parte, está caro, crise… A lista é longa para as desculpas que podemos usar. Com isso nos distanciamos dos nossos sonhos.

Inspirar significa mostrar que é possível e que somos capazes de liderar nossas próprias vidas. Nos somos protagonistas de nossas vidas.

Quando conseguimos ajudar ou contribuir com alguém para criar, fazer ou executar algo, estamos inspirando alguém. Pode ser, por exemplo, fazer uma aula de natação para uma pessoa que possa ter medo de água, ou simplesmente, iniciar uma atividade master na natação.

Equipe

Entretanto, podemos ter ajuda de uma equipe ou time ao nosso redor. A equipe sempre ajuda quando precisamos de cooperação e unidade. Se temos um sonho e acreditamos que este sonho é possível, aí certamente estamos mais próximos dele. Seja ele um sonho coletivo ou individual.

Portanto, identificar este sonho  e entender quais são os caminhos que precisaremos percorrer, seria um passo fundamental para o sucesso.

Plante uma semente do sonho possível no coração das pessoas. Desta forma olharemos para o futuro com outra visão.

2- Motive as pessoas: dê um gás na moçada!

Quando falamos de palestra motivacional, certamente a expectativa de quem contrata ou participa, é que será dado um gás na moçada. Concordo com essa expectativa e acho que a palestra tem que entregar isso.

As situações variam:  equipe de vendas que tem que bater suas metas, executivos com indicadores e KPIs ou equipes desmotivadas de qualquer área. Além disso, também,  encontro equipes de alta performance que querem alçar voos mais altos.

Precisamos ir além

O gás na moçada pode ser superficial, eu sei disso. No dia seguinte volta a rotina e todos os problemas do dia a dia. Por mais que seja momentâneo, aproveitar este gás com ações práticas é fundamental.

Uma palestra de uma hora não vai resolver o problema de ninguém, ela é uma contribuição com o todo. Fazer treinamentos, workshop e mesmo a forma como a empresa trabalha seus valores e estratégias são mais assertivos.

Contudo, uma palestra que motiva e inspira as pessoas, traz benefícios que podem ser catapultados com essas outras ações. Com isso teremos um momento virtuoso se bem aproveitado.

Portanto, se for fazer uma palestra motivacional fica a dica, vá lá e de um gás na moçada.

3- Humor consciente

Quem não gosta de uma palestra ou evento divertido? Uma palestra motivacional, onde a turma da risadas, com certeza, será mais prazerosa. O importante, neste caso, é fazer uma brincadeira ou usar o humor  com consciência. Isso significa que toda brincadeira deve ser pensada, organizada num raciocínio lógico e praticada várias vezes antes de ser usada. Pense nos ganchos e em que momentos você vai utilizar o humor.

Assistir a vídeos de comediantes que fazem stand up, é um caminho para inserir humor numa palestra motivacional. Isso faz com que as analogias e os assuntos se tornem mais leves e a palestra mais simpática. Claro que quando você fica confortável com esta situação, você fica até mais à vontade para improvisar em momentos oportunos.

Falando de improviso, durante uma palestra, um participante virou pra mim e fez um comentário em voz alta e rindo com seu companheiro ao lado. Eu estava circulando entre os participantes e falando sobre um determinado assunto. Tive que cair na brincadeira, pois muitos tinham ouvido a conversa.

A sequência foi assim: “Nossa, não sabia que o cara era tão alto… por isso que chega na frente “. Minha resposta foi: “Sim sou alto, mas nasci pequeno e fui crescendo aos poucos. Só demorei pra parar…” Coisa boba que torna o evento leve e algumas risadas garantidas.

Neste próprio blog usei desta estratégia no item 2 falando em dar “um gás na moçada…”. Uma frase engraçadinha que cabe no assunto. As vezes só eu acho algo engraçado, rindo da própria piada,, mas esse é um risco que corro em algumas palestras e também aqui com vocês leitores. Espero ter acertado!

4- Conteúdo interessante e foco

Quando colocamos uma apresentação para um público específico é importante analisar e testar o conteúdo. Na minha palestra “Atitude de Campeão”, existe uma linha de raciocínio que conduz o conteúdo numa linha do tempo. Acredito, pela experiência e a quantidade de vezes que já fiz esta apresentação, que o conteúdo condiz com o tema. Além disso, tenho conhecimento  para tratar dos pontos principais que abordo na palestra motivacional, gerando segurança e confiança.

Photo: Emiliano Capozoli

Sonho, Excelência e Conquista são os pontos principais da minha palestra motivacional. Com isso tenho liberdade para preencher estes pontos com histórias, humor, conteúdos e experiencias. Desta forma, consigo dar a seriedade necessária de acordo com a finalidade e perfil do evento. Entretanto, consigo também dar leveza na apresentação, com o humor inserido nos momentos oportunos.

Sempre quando dominamos o assunto e gostamos do tema, a tendência é achar o conteúdo interessante. O importante é saber se ele se encaixa no público que irá receber esta informação. Portanto, entender o público é fundamental.

5- Seja prático. Foi show, mas faço o que com isso?

Quando eu vou a uma palestra ou evento, eu fico tentando traçar um paralelo com minha vida pessoal ou empreendedora. Desta forma, busco conceitos que podem ser estratégicos ou aplicáveis. Claro que podemos ter vários tipos de estímulos. Não estou querendo aqui fazer um check list de ações que você pode entregar para as pessoas fazerem no dia seguinte a um evento. Pode até ser isso, mas estou falando de ações que sejam práticas ou mensagens que possam ser palpáveis.

Excelência

Se estou falando de excelência, por exemplo,  posso dar uma direção do que entendo como uma ação prahtica para este trabalho. Algumas dicas são: sorria mais, planeje melhor seu dia, seja mais disciplinado, ligue para um amigo que faz tempo que não liga, seja melhor hoje do que foi ontem…

Posso também ser mais abrangente e provocador. Perguntas provocativas funcionam bem para isso e deixam as pessoas pensativas. Qual é a sua olimpíada? O que você precisa fazer para chegar lá? Na natação, um centésimo de segundo você mede a excelência. Pra você qual é o seu centésimo de segundo?

Por que eu gosto de palestra motivacional?

Adoro me conectar com as pessoas e falar em público. Acho que isso veio sem querer durante a minha carreira, mas me divirto muito com isso. Leio bastante sobre o assunto, assisto palestrantes, analiso situações que possam me ajudar a melhorar meu estilo de palestrar.

O sentimento de estar falando e se conectando com as pessoas é muito legal. Você sabe quem está na mesma vibração, quais estão atentos mexendo suas cabeças, aqueles que estão no WhatsApp… Neste panorama você tem o controle e as estratégias para deixar o momento mais adequado para o grupo. Este desafio é o que me move. A constante evolução e busca da excelência nas palestras me levam a frente.

Uma coisa é certa e não muda em nenhuma profissão. Se gastarmos tempo em qualquer assunto ou trabalho em nossas vidas, focados em evoluir, o sucesso certamente estará mais próximo.

Resultado é uma conseqüência de varias ações: a decisão de fazer algo, planejar para que seja possível sua realização e depois, a parte mais prazerosa na minha opinião, a execução de tudo o que foi proposto.