Ter uma atitude de campeão com certeza foi fundamental para chegar onde cheguei. No início de minha carreira, em Ituverava, não tinha muita noção do que seria necessário para chegar aos meus objetivos. Queria ir para os Jogos Olímpicos, mas não entendia muito bem o que eu deveria fazer pra chegar lá. Escutava muito que, pra vencer na vida, as pessoas precisavam comer, treinar e estudar muito. Claro que com 9 anos isso funciona muito bem e nos estimula, mas os desafios na busca do sonho são enormes e vão além destes pontos.

A busca da excelência e foco numa atitude positiva nos direcionam para o sucesso. Essa atitude de campeão, ligada a um trabalho com capricho, é fundamental para que nossos sonhos se realizem.

Atitude

Atitude positiva e um olhar de frente para os problemas, pode ser a diferença entre realizar um sonho e ficar bem distante dos objetivos que queremos. Tanto no mundo do esporte quanto nas empresas, ter uma atitude positiva e coragem são fundamentais para alcançar qualquer meta.

Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem.
Peter Drucker

Intenção x Comportamento

Sabemos que de boas intenções o inferno está cheio. O que precisamos mesmo é de bons comportamentos. Essa expressão popular significa que somente ter boas intenções não é o suficiente, precisamos de ação. Desta forma, o comportamento se conecta com as ações práticas que executamos todos os dias.

Imagina eu estar muito disposto a ajudar qualquer pessoa que me procurar. Essa intenção é muito boa. Vamos mudar um pouco esta situação. Que tal oferecer ajuda para as pessoas que você identifica que precisam de ajuda. Aqui o seu comportamento define sua ação. Menos passividade, mesmo que com boas intenções, porém sendo protagonista de suas ações.
No mundo aquático podemos usar vários exemplos que ilustram este tipo de comparação. Um caso típico pode ser água fria em algum treino de natação. Já passei por isso várias vezes. Certamente podemos enfrentar este caso de duas formas.

Vamos então aos dois tipos de atletas e suas respectivas atitudes:

A água está fria, portanto…

Atleta 1- Não consigo treinar. Passo muito frio. Vou embora pra casa que ganho mais.
Atleta 2- O que posso fazer para ter um treino nestas condições? Podemos mudar o estilo do treino, ficar menos tempo dentro da água, focar em exercícios fora d’água…?

Claro que isso é um exemplo, mas retrata uma situação real.  Certamente, os dois estavam dispostos a treinar e foram ao treino para fazer o que o técnico queria. Porém, a situação mudou com uma variável que foi determinante para uma mudança de atitude. Qual dos dois teve uma atitude de campeão? Somente um destes atletas tirou algum benefício deste dia, mesmo com a dificuldade apresentada no exemplo acima.  Campeões são feitos todos os dias com trabalho, superação e dedicação.

Podemos ter inúmeros exemplos que separam uma pessoa que quer evoluir de outra que se comporta como uma criatura sem rumo. 

Ser um campeão

O time de futebol ser campeão, a vontade do pai querer que o filho ganhe a competição da escola… São vários os exemplos para identificarmos quem é um campeão e quem não o é. Estamos muito acostumados com a premiação no formato de medalhas ouro, prata e bronze. Às vezes esquecemos o que realmente significa ser um campeão. Já vi muitas pessoas chegarem em primeiro lugar e que não são exemplos para ninguém. Também conheço gente que não ganhou medalhas, ou algum título e que são referências para jovens e crianças.

Campeão com um décimo segundo lugar

Em minha vida esportiva já tive vários resultados onde fui campeão chegando bem longe da medalha. No início da minha carreira era décimo quinto pra cá ou um quadragésimo nono pra lá. Isso nunca me desanimou. Inclusive meu último resultado Olímpico foi um décimo segundo lugar em Atenas 2004. Em todas estas situações, estava preparado para nadar e disposto a fazer o meu melhor, independente dos resultados.

Portanto, ser um campeão é você fazer o seu melhor todos os dias, é ter atitude de campeão na busca de seus objetivos e trabalhar com excelência.  Fora isso, ser um campeão  é treinar, treinar muito e todos os dias.

Protagonismo

Seja um protagonista da sua vida

  • Trabalhe com excelência

  • Faca seu melhor todos os dias

  • Tenha objetivo claros

  • Busque seus objetivos

  • Treine/trabalhe duro

Você é dono de sua vida.  Portanto, não podemos deixar as coisas simplesmente acontecerem. Tudo o que nós queremos fazer , para conseguirmos, vai necessitar trabalho duro e muita atitude de campeão.